Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

SOLICITA AO PRESIDENTE DO SENADO, JOSE SARNEY, QUE CONSULTE AS LIDERANÇAS PARTIDARIAS A RESPEITO DO CONVITE AOS MINISTROS LUIZ GUSHIKEN E JOSE DIRCEU PARA PRESTAREM ESCLARECIMENTOS SOBRE A POLITICA DO GOVERNO FEDERAL.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.:
  • SOLICITA AO PRESIDENTE DO SENADO, JOSE SARNEY, QUE CONSULTE AS LIDERANÇAS PARTIDARIAS A RESPEITO DO CONVITE AOS MINISTROS LUIZ GUSHIKEN E JOSE DIRCEU PARA PRESTAREM ESCLARECIMENTOS SOBRE A POLITICA DO GOVERNO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2003 - Página 9460
Assunto
Outros > MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, CONSULTA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, CONVITE, VISITA OFICIAL, LUIZ GUSHIKEN, JOSE DIRCEU, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DE GOVERNO E GESTÃO ESTRATEGICA, CASA CIVIL, SENADO, ESCLARECIMENTOS, POLITICA CULTURAL, POLITICA PARTIDARIA, GOVERNO FEDERAL, ESPECIFICAÇÃO, FINANCIAMENTO, CINEMA, TEATRO, POSSIBILIDADE, PUNIÇÃO, MEMBROS, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem.) - Sr. Presidente, estou oficiando ao Presidente José Sarney, invocando o espírito construtivo das reuniões de quinta-feira, quando sempre têm vindo - o que é um tento a favor do Governo - um ministro para debater com os membros da Casa.

Anuncio que estou convidando o Ministro Luiz Gushiken para que explique a política do Governo federal em relação à cultura - que me parece autoritária e até fascista -, a financiamentos para filmes e peças teatrais, por exemplo. A primeira parte nada tem a ver, é uma atitude do Senador Arthur Virgílio com sua Comissão. Na outra parte, peço ao Senador José Sarney que sugira aos líderes que acatem que o próximo convite seja Ao Ministro José Dirceu. S. Exª tem funcionado como um verdadeiro Primeiro-ministro deste Governo. Estamos, talvez, sendo periféricos ao ouvir um ministro aqui, outro acolá. É hora de termos o Ministro José Dirceu, frente a frente, para discutirmos alguns equívocos do Governo, para louvarmos os acertos. Sobretudo, trata-se de um desejo que minha Bancada expressa: o de estar frente a frente com José Dirceu. Quem sabe, na próxima quinta-feira, poderemos tê-lo aqui. S. Exª virá, pois é um homem da Casa, do Congresso. Temos muito a questionar, a respeito de algumas atitudes que, a meu ver, ferem a democracia. Por exemplo, ouço falar de coação a Senadores. Vejo a coação de alguns intelectuais que passam, tal como na Itália de Mussolini, a funcionar como o Estado quer ou a não funcionar.

O cinema brasileiro está renascendo, mas ainda não é sustentável. E por aí afora há a nomeação de pessoas equivocadas ou meramente de co-partidária, colaborando um absurdo para a construção de um forte fundo partidário. Tenho muito o que perguntar ao Ministro José Dirceu. Será um prazer rever S. Exª. A Bancada do PSDB externa que já estava mais do que na hora. Já ouvimos Ministros da área técnica e social. A saudade de conversar com o Ministro José Dirceu já me deixa quase que em posição de agonia. Quero ver S. Exª aqui. Portanto, espero que os demais Líderes se pronunciem sobre isso e o Presidente José Sarney, certamente, formule o convite a S. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2003 - Página 9460