Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo aos líderes do governo pela nomeação de Francisco Guedes para a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, cuja indicação foi feita há mais de noventa dias. (Como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Apelo aos líderes do governo pela nomeação de Francisco Guedes para a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, cuja indicação foi feita há mais de noventa dias. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2003 - Página 9756
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APREENSÃO, DEMORA, NOMEAÇÃO, PRESIDENTE, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), COMENTARIO, PROCESSO, INDICAÇÃO, TECNICO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SOLICITAÇÃO, APOIO, LIDER, GOVERNO, BENEFICIO, ATUAÇÃO, ORGÃO PUBLICO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, agradeço ao Líder da Minoria, Senador Efraim Morais, por me ceder este espaço.

Quero, desta tribuna, dirigir um apelo especialmente aos Líderes Aloizio Mercadante e Tião Viana. Não se trata evidentemente de um assunto de interesse pessoal deste Senador, mas de um tema que vem, já há muito, criando dissabores no meu Estado do Piauí.

Senador Tião Viana, no início do Governo do Presidente Lula, no processo de repartição natural de cargos entre as forças políticas do seu Partido pelo Brasil afora, o Governo anunciou que ofereceria a um membro do PT do meu Estado a Presidência da Codevasf, órgão que recentemente passou a atuar no meu Estado e no Estado do Maranhão, por causa de um projeto de lei apresentado no Senado Federal da legislatura passada, pelo então Senador Freitas Neto. Coube ao Governador do Piauí, o único Estado do Nordeste a ter um Governador do PT, indicar um técnico filiado ao Partido dos Trabalhadores, um homem dedicado ao Partido e também ao próprio Governador, para a Presidência desse órgão, o Dr. Francisco Guedes.

O Presidente Lula, quando esteve no Piauí, anunciou a posse do Dr. Guedes. Noventa dias já se passaram, Sr. Líder, e a nomeação do Sr. Guedes até hoje não foi feita.

A Codevasf é um órgão vital não apenas para o Piauí, mas para a maioria dos Estados do Nordeste, e encontra-se acéfalo. Foi retirado da sua direção o então Presidente, e o cargo está sendo ocupado interinamente pelo Secretário-Executivo do Ministério da Integração Nacional.

Todas as semanas os jornais anunciam a posse do Dr. Guedes. Tenho a impressão de que aquele pobre homem já gastou suas economias nas idas e vindas de Teresina a Brasília, hospedando-se em hotéis de luxo; as suas mudas de roupa, adquiridas com muita dificuldade na Casa Colombo, a preferida da nova elite petista, já estão precisando de substituição.

O Dr. Guedes chega em Teresina e é aguardado no aeroporto com ansiedade pelos filhos, que lhe procuram para abraçá-lo pelo cargo que não assumiu - e aquelas baratas de gabinete querendo vagas na cobiçada Codevasf!

Sr. Presidente, desmoraliza-se com isso um Governador, cujo único pecado cometido foi dar a vitória ao Partido.

O Presidente Lula - e os jornais o publicaram -, numa passagem por Aracaju, disse, ontem, que gosta de tratar todos como filhos. Espero, Sr. Líder, que o Presidente Lula reflita sobre o que está acontecendo com esse pobre homem, exposto a todo tipo de comentário e a todo tipo de curiosidade. Se ele não tem competência ou capacidade, que Sua Excelência imediatamente indique uma pessoa para assumir a Codevasf. O que não é justo é que o Piauí e todo o Nordeste paguem por essa desavença entre as facções desejosas do cobiçado cargo.

Faço esse apelo a V. Exª na certeza de que, como Líder inteligente que é, pedirá ao Ministro José Dirceu que solucione esse problema, que não permita mais que o Dr. Guedes passe pelo que está passando.

Agora mesmo o Senador Mão Santa me disse, desapontado, que já foi convidado duas vezes para essa posse, que não acontece.

Portanto, fica aqui o meu apelo, na esperança de que a Codevasf e os Estados nordestinos não paguem o preço das divergências internas do Partido de V. Exª.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2003 - Página 9756