Discurso durante a 57ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcurso de um ano de criação da Universidade do Legislativo - UNILEGIS.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Transcurso de um ano de criação da Universidade do Legislativo - UNILEGIS.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2003 - Página 11748
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, AUXILIO, LEGISLATIVO, REGISTRO, RECONHECIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ANGOLA, QUALIDADE, TRABALHO, ORGÃO DE APOIO.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, completou um ano que o Senado da República instalou a Universidade do Legislativo Brasileiro, em sessão magna neste plenário, a qual tive muita honra e muito orgulho de presidir.

Não tive oportunidade, ontem, de comparecer às justas comemorações de um ano de vida e de intensa atuação em que a Universidade do Legislativo Brasileiro, exemplo para o mundo, está prestando bons serviços. Inclusive, hoje, já tem intercâmbios com Assembléias Legislativas Estaduais e Câmaras de Vereadores por este Brasil afora, além de outros órgãos e instituições públicas, colaborando para o aperfeiçoamento, a formação e a informação de tantos quantos têm interesse na difusão, cada vez maior, dos aspectos político-administrativos deste País.

Vejo-me, ainda, onde está V. Exª assentado, Sr. Presidente, quando o Ministro Maurício Corrêa proferia a aula inaugural da Universidade do Legislativo Brasileiro. Nós o convidamos porque S. Exª, além de Ministro do Supremo Tribunal Federal, é um homem de altas luzes jurídicas, e, quando Senador da República, honrou e dignificou a representação do Distrito Federal nesta Casa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, penso que devemos deixar registrada nos Anais desta Casa essa efeméride, porque é grandiosa, bastando salientar que a nossa Universidade já está despertando o interesse internacional. A Unilegis e o ILB, em recente encontro de secretários-gerais de países da Língua Portuguesa, ocorrido em Lisboa, tiveram, como primeiro resultado, a manifestação da Secretaria-Geral do Parlamento de Angola solicitando intercâmbio para futuro convênio.

Acredito, Sr. Presidente, que esses veículos de comunicação que tem o Senado, de alta tecnologia, estão possibilitando às populações dos mais recônditos Municípios brasileiros acesso fácil e imediato ao ensino que a Instituição está proporcionando, no sentido de permitir melhor qualificação de pessoal, o que tornará mais eficiente, por exemplo, a realização do processo legislativo.

Sr. Presidente, isso está sendo possível por quê? Neste momento, tenho que prestar uma homenagem a tantos quantos se dedicam ao ILB e à Universidade do Poder Legislativo. Neste instante, quero olhar para a Mesa do Senado, e não apenas para a Presidência do Senado, mas mais do que isso, quero olhar para a Cláudia Lyra, por exemplo, que tanto tem ajudado a nossa Universidade; quero olhar para o nosso Raimundo Carreiro, que ajuda nestes trabalhos e também se dedica, junto com a Cláudia, à nossa Universidade; quero olhar para o Sr. Agaciel da Silva Maia, Diretor-Geral do Senado, enfim, a todos que fazem parte do Conselho da nossa Universidade e têm atuação permanente. Como não querem guardar aquilo que adquiriram de experiência no Senado só para si, estão difundindo a sua experiência e os seus conhecimentos para aqueles que, nas Assembléias Legislativas, nas Câmaras Municipais e nos Tribunais de Contas exercem, nas suas esferas de atribuição municipal, estadual ou federal, as mesmas atribuições por eles exercidas nesta Casa.

Quero, sem dúvida nenhuma, saudar aqueles que compõem o Conselho Superior da Unilegis.

Imagine, Sr. Presidente, o que é isso! Senador José Agripino, V. Exª que está em pé, Líder do PFL, pode imaginar o quanto estamos dando importância para isso! Sabe V. Exª que quem preside o Senado é também Reitor, e reitor tem o título de magnífico, por isso tenho que saudar o Presidente José Sarney como magnífico também, porque é o Magnífico Reitor da Universidade do Legislativo Brasileiro, que tem, como Conselheiros atuais, os Senadores Romeu Tuma, Pedro Simon, Antero Paes de Barros e Roberto Saturnino; como Vice-Reitor Executivo, o Sr. Agaciel da Silva Maia; como Diretor-Executivo do ILB, o Sr. Florian Augusto Madruga; como Secretário-Geral da Mesa, o Sr. Raimundo Carreiro Silva; e como Consultor-Geral do Legislativo, o Dr. Sérgio Francisco Pires de Oliveira Penna. E, no Conselho Universitário da Unilegis, temos ainda os representantes do Corpo Técnico-Docente: Cláudia Lyra Nascimento, a quem já me referi, Fábio Rezende Scarton Coutinho, Eustáquio Juvêncio de Lacerda, e tanto outros que têm nos ajudado e acreditam que o Senado está prestando, por intermédio de sua Universidade e do ILB, um grande serviço educativo a este País na formação principalmente daqueles que operam na área do Legislativo.

Era essa a comunicação, Sr. Presidente, que eu queria fazer, e pedir desculpas até por não ter comparecido ontem, já que um dos grandes momentos que vivi na Presidência do Senado da República foi efetivamente ter instalado a nossa Universidade, que teve inspiração em Presidentes que me antecederam, como Antonio Carlos Magalhães e José Sarney. Quis Deus que eu tivesse a graça de instalar essa Universidade aberta que, volto a repetir, é exemplo para o mundo.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2003 - Página 11748