Discurso durante a 58ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de lançamento do livro "Prosperidade Reprimida", de autoria de Pedro Cascaes, na próxima quarta-feira, 21 de maio de 2003, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.:
  • Registro de lançamento do livro "Prosperidade Reprimida", de autoria de Pedro Cascaes, na próxima quarta-feira, 21 de maio de 2003, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2003 - Página 11967
Assunto
Outros > MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.
Indexação
  • CONVITE, LANÇAMENTO, LIVRO, ECONOMISTA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ASSUNTO, HISTORIA, LUTA, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, BRASIL, SUGESTÃO, POLITICA, RETOMADA, CRESCIMENTO, SETOR, BENEFICIO, AUMENTO, OFERTA, EMPREGO, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um fato muito importante tomará conta das atenções do Congresso Nacional nessa semana: O lançamento do livro Prosperidade Reprimida - o modo cruel com que a tecnocracia matou o esplendoroso movimento dos micro e pequenos empresários no Brasil.

Durante minha vida pública venho chamando a atenção dos governos para a importância da micro e da pequena empresa em nosso país por entender que o setor é o único capaz de gerar empregos suficientes para tirar o país da triste realidade em que se encontra. E o livro de Pedro Cascaes mostra como se pode fazer isso.

A obra em si, além de relembrar fatos históricos da luta dos pequenos empreendedores brasileiros, como o histórico dia de março de 1987 em que a avenida que corta ao meio a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ficou forrada de corpos estendidos no asfalto, com cenas fortes, de impacto, que guardavam certa semelhança com o cenário de um pós-guerra, já desapareceram da memória de todos os brasileiros, menos de um: elas se transformaram em momentos inesquecíveis para o economista catarinense Pedro Cascaes Filho, que, de Blumenau-SC, liderou nos anos 80 o movimento das micro e pequenas empresas brasileiras.

No auge de uma transformação no modo de pensar que o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trazendo ao país, o livro Prosperidade Reprimida é uma boa leitura de cabeceira para os pequenos empreendedores e também para os setores do governo envolvidos na geração de empregos, que podem buscar nele as alternativas mais viáveis e a soluções que foram adiadas por mais de 20 anos no país.

Além da história e da resistência heróica dos micros e pequenos empresários brasileiros, Pedro Cascaes traz, em seu livro, a indicação dos caminhos para o sucesso e um elenco de sugestões para o incremento de uma política voltada para o setor e que certamente trará melhor distribuição de renda, democratização do capital, mais empregos e melhores salários.

Assim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, convido-os para o evento, certo de que nós, representantes do povo, teremos em mãos um manual de como trabalhar para a prosperidade do Brasil, encampando a defesa da micro e da pequena empresa.

A propósito, o lançamento de Prosperidade Reprimida terá um coquetel típico blumenauense, regado a cerveja produzida naquela cidade de descendentes de alemães, adicionado dos produtos da culinária local e produzidos na região por micro e pequenos empresários rurais.

O coquetel de lançamento do livro Prosperidade Reprimida terá lugar no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 21, a partir da 18 horas.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2003 - Página 11967