Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do centenário de nascimento do político sergipano Heribaldo Dantas Vieira. (como Lider)

Autor
Almeida Lima (PDT - Partido Democrático Trabalhista/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do centenário de nascimento do político sergipano Heribaldo Dantas Vieira. (como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2003 - Página 13327
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, HERIBALDO DANTAS VIEIRA, POLITICO, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ALMEIDA LIMA (PDT - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, representando o povo e o próprio Estado de Sergipe, aqui, no Senado Federal, tenho a honra de, neste instante, prestar uma homenagem a um grande sergipano. No dia de ontem, comemorou-se, em Sergipe, o centenário de nascimento do Dr. Heribaldo Dantas Vieira.

Foi ele Senador da República, por Sergipe, nascido em 1903, na cidade de Capela, Estado de Sergipe. O Dr. Heribaldo Dantas Vieira, se vivo fosse, completaria 100 anos, nesta data.

Sergipano de vida intensa e profícua, Heribaldo Dantas Vieira era Bacharel em Direito e, em Sergipe, exerceu os honrosos cargos de Promotor Público, Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública e exerceu também os mandatos de Deputado Estadual; Deputado Federal; Constituinte, em 1946; Senador da República, no período de 1959 a 1867, e por último, exerceu o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União.

Heribaldo Vieira, como assim era chamado, também era um homem de letras, prosista e poeta. Escreveu, sobretudo, sobre seus sentimentos, seus amores e sua família. Homem de grande cultura, notabilizou-se na atividade política. Por seu caráter firme, absoluta coerência ideológica e partidária, Heribaldo Vieira nos deixou um legado de vida pública honrada e exemplar.

Para mim, pessoalmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é uma grande honra poder homenageá-lo daqui, desta Casa, onde ele pontificou.

Portanto, em nome do meu Estado e do povo do Estado de Sergipe, quero me somar às manifestações de homenagem, à alegria e ao orgulho dos sergipanos, por um vulto, da estatura de Heribaldo Vieira, ter nascido em terras de Sergipe; mais de perto, no Município de Capela, cidade de um povo trabalhador, que tanto admiro.

Somo-me, portanto, ao povo da minha terra e aos seus familiares pelo centenário de Heribaldo Vieira.

Agradeço, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pela oportunidade de, como sergipano, representando o nosso povo e o nosso Estado, aqui, nesta Casa Legislativa, poder prestar esta homenagem de comemoração ao centenário, deste que foi um grande sergipano: Heribaldo Dantas Vieira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2003 - Página 13327