Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do falecimento do médico cearense Luís Braga França Ferreira.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento do médico cearense Luís Braga França Ferreira.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2003 - Página 13714
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUIS BRAGA FRANÇA FERREIRA, MEDICO, ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com profundo pesar que registro o falecimento do Dr. Luís Braga França Ferreira, um dos maiores expoentes da medicina do Estado do Ceará, mais especialmente ligado à medicina infantil, que deixa marca indelével de dedicação, profissionalismo e amor ao próximo.

O Dr. Luiz França era natural de Fortaleza, nascido em 07 de agosto de 1920. Graduou-se em medicina em 1944, na Faculdade de Medicina do Recife e abraçou a pediatria com inigualável fervor, desde seu primeiro cargo como médico pediatra do Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC, recém-formado, quando já exorbitava, muito além de seu dever profissional na atenção e carinho com seus pequenos pacientes.

Essa paixão o moveu por toda a vida. É do Dr. Luiz França a idéia pioneira de criar um hospital para atendimento exclusivo de emergência infantil no Ceará, quando fundou o Hospital de Pronto Socorro Infantil e o Hospital Luís França, marco na história da medicina de toda a região e até hoje o único hospital especializado em crianças em todo o Ceará.

Sempre estudioso da Medicina, nenhum diploma entretanto - a despeito das inúmeras especializações que cursou - é mostra suficientemente grande do seu valor como médico e como ser humano.

A par das inúmeras atividades que exerceu, como médico, administrador hospitalar, membro das mais prestigiosas academias e sociedades pediátricas, inclusive internacionais, o Dr. Luís França jamais perdeu a humildade e a disposição de atender seus pacientes com verdadeira disposição de ajudar o próximo, honrando o juramento de Hipócrates e sua fé cristã com um fervor inigualável, o que o coloca no mais alto escalão dos profissionais médicos deste país.

Nossos votos de pesar a todos os familiares do inesquecível Dr. Luís França, em nome dos cidadãos cearenses e especialmente das milhares de crianças que tiveram no Dr. Luís França, muito além do mero e formal atendimento médico, mas especialmente o olhar sincero dos que amam sem buscar nada em troca.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2003 - Página 13714