Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Divulgação do serviço 0800 do Senado na novela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo de Televisão, como fonte de informação sobre direito dos idosos.

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA SOCIAL.:
  • Divulgação do serviço 0800 do Senado na novela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo de Televisão, como fonte de informação sobre direito dos idosos.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2003 - Página 14411
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, PRESIDENTE, MEMBROS, MESA DIRETORA, SERVIDOR, IMPLEMENTAÇÃO, TELEFONE, ATENDIMENTO, DENUNCIA, MAUS-TRATOS, VIOLENCIA, IDOSO, INICIATIVA, SUBCOMISSÃO, REGISTRO, SUPERIORIDADE, NUMERO, LIGAÇÃO.
  • IMPORTANCIA, DIVULGAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, TELEFONE, SENADO, PARTE, CAMPANHA, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, VALORIZAÇÃO, IDOSO.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, falarei em menos de cinco minutos. Quero parabenizar V. Exª, Sr. Presidente, os demais membros da Mesa Diretora, o Sr. 1º Secretário, Senador Romeu Tuma, a equipe de funcionários do Senado Federal. Todos trabalharam com muita competência para a implementação de um call center (0800) para atendimento a denúncias de maus-tratos aos idosos. Isso se deu em prosseguimento aos trabalhos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que, na semana passada, aprovou o Estatuto Nacional do Idoso, com a presença dos atores Oswaldo Louzada e Carmen Silva -- o casal de maior sucesso da televisão brasileira hoje.

Ontem à noite, na novela Mulheres Apaixonadas, o casal de personagens vividos pelos referidos atores aparece conversando com seu neto, que os informa da existência desse call center do Senado Federal, criado pela Subcomissão do Idoso, que eu, modestamente, presido, mas que conta, fundamentalmente, com o apoio de V. Exª, Sr. Presidente José Sarney.

Já foram registradas mais de cinco mil ligações de todo o Brasil. E a informação que trago ao Plenário e a V. Exª é que a divulgação na novela das 21 horas continuará por meio dos personagens desses dois grandes atores, que representam tão bem a situação da terceira idade no País, as enormes dificuldades por que passam os idosos, e que, de maneira tão competente, estão ajudando a conscientizar a Nação brasileira de que esse segmento da população só aumenta. Graças a Deus o povo brasileiro vive mais - e tem que viver melhor. E o Senado Federal, sintonizado com as ruas, sob a Presidência de V. Exª, hoje, utiliza modernos instrumentos de comunicação, para dialogar com a população brasileira, em um triângulo televisão, Senado, call center, atendendo, assim, à demanda da população.

Estão de parabéns os funcionários do Senado responsáveis e V. Exª, a quem agradeço por ter dado, desde o início, todo o apoio à causa da terceira idade em nosso País, sobretudo, de maneira prática, disponibilizando instrumentos importantes para o avanço dessa causa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2003 - Página 14411