Discurso durante a 77ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização de festival folclórico em Parintins/AM, de 28 a 30 de junho de 2003. Apelo pela construção de um porto de passageiros e extensão da linha de transmissão de energia elétrica de Tucuruí até Parintins/AM.

Autor
Gilberto Mestrinho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO. POLITICA DE TRANSPORTES. ENERGIA ELETRICA.:
  • Realização de festival folclórico em Parintins/AM, de 28 a 30 de junho de 2003. Apelo pela construção de um porto de passageiros e extensão da linha de transmissão de energia elétrica de Tucuruí até Parintins/AM.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2003 - Página 15546
Assunto
Outros > TURISMO. POLITICA DE TRANSPORTES. ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • ANUNCIO, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, FESTIVAL, FOLCLORE, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), EXPECTATIVA, ORADOR, ATENÇÃO, GOVERNO FEDERAL, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, PORTO, PASSAGEIRO, RECEPÇÃO, TURISTA, EXTENSÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, ORIGEM, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO PARA (PA).

O SR. GILBERTO MESTRINHO (PMDB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos próximos dias 28, 29 e 30, será realizado em Parintins, como se faz anualmente, o festival folclórico. A repercussão do festival extravasou as fronteiras do Amazonas, do Brasil e atrai para aquela cidade um número fantástico de turistas. Neste ano, as festividades serão maiores porque o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já anunciou que estará presente, acompanhado de onze ministros, para assistir a essa belíssima festa popular. Chegando a Parintins, Sua Excelência vai ver que aquela cidade que recebe, mensalmente, três, quatro transatlânticos cheios de turistas não tem um porto de passageiros. Ficando hospedado num navio da Marinha, o Presidente vai sentir a dificuldade e a necessidade desse problema resolvido. Parintins precisa de um porto de passageiros para melhorar a recepção de turistas naquela cidade. O Ministério dos Transportes é um grande ausente no Amazonas, e pelo menos isso marcaria sua presença no Estado.

Ao mesmo tempo, vai verificar outro grande problema no baixo Amazonas, que tem como centro geográfico Parintins, relativo à energia elétrica. Toda a energia elétrica do Amazonas é gerada, com exceção de uma pequena quantidade em Manaus, da Usina de Balbina, pelo cito diesel. No interior, toda ela é diesel. E Parintins está a 107km de Itaituba, de onde será fácil trazer a linha de Tucuruí, que já está em Itaituba, para servir a Parintins e ao baixo Amazonas.

A Ministra Dilma Rousseff, uma das mais competentes do atual Governo, poderia muito bem estender o Tramoeste ao baixo Amazonas. Afinal de contas, naquela posição geográfica, o baixo Amazonas estaria incluído no Tramoeste e não apenas os 30 ou 32 Municípios do Estado do Pará. A economia no consumo do diesel seria suficiente para pagar, em dois anos, a extensão elétrica, o linhão de Tucuruí para Parintins.

Esse é o apelo que fazemos para o Presidente Lula, para a Ministra Dilma Rousseff e para o Ministro dos Transportes, no sentido de que olhem o Amazonas, olhem esses dois problemas do Estado, entre tantos outros, mas que dêem a Parintins um porto digno e capaz de receber passageiros, turistas nacionais e internacionais, que lá aportam, e resolvam o problema da energia elétrica, com economia para a União, já que as companhias que servem o Estado são todas federais.

Esperamos que o Presidente da República tenha uma boa passagem por Parintins, que aproveite a Festa do Boi, que deixe de lado as preocupações do Governo, mas que sinta a nossa realidade e encontre uma saída para realizar, em Parintins, o sonho de seu povo, que é o porto, bem como resolver o problema elétrico. Com isso, todo o baixo Amazonas, até Maués, estaria servido de energia elétrica.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2003 - Página 15546