Questão de Ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao pronunciamento do Senador Flávio Arns. Questão do respeito ao tempo dos oradores quando do uso da Tribuna.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Apoio ao pronunciamento do Senador Flávio Arns. Questão do respeito ao tempo dos oradores quando do uso da Tribuna.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2003 - Página 16305
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, REIVINDICAÇÃO, FLAVIO ARNS, SENADOR, MELHORIA, ACESSO, SENADO, PESSOA DEFICIENTE.
  • PEDIDO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, MESA DIRETORA, MELHORIA, CONTROLE, TEMPO, USO DA PALAVRA, SENADOR, ESPECIFICAÇÃO, LIDER.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente, também gostaria de expressar minha solidariedade ao Senador Flávio Arns. Em 1999, apresentei um requerimento à Presidência do Senado Federal, tratando do tema dos portadores de necessidades especiais e pedindo acomodações na estrutura física do Senado ao fluxo dessas pessoas. Infelizmente, até hoje não obtive resposta - quatro anos já se passaram - a respeito dessa matéria. Sei que V. Exª tem extrema sensibilidade com o tema e irá agir a respeito.

Minha questão de ordem atende a um pedido da Bancada do PT na reunião de hoje. Sei que V. Exª já determinou um estudo sobre a matéria entre os membros da Mesa. Espero que se consiga fazer com que haja o cumprimento preciso do Regimento no que diz respeito ao tempo dos oradores quando do uso da tribuna. Temos um prejuízo declarado e observado por todos no cumprimento do tempo pelo fato de que os Líderes infelizmente têm extrapolado o período de fala dado pelo Regimento Interno do Senado Federal, o que tem causado sérios prejuízos aos Parlamentares.

Sugiro à Mesa que não seja dilatado o prazo de três minutos além dos 20 minutos regimentais antes da Ordem do Dia e dos 50 - reduzidos para 20 ou 30 -, que não fossem dados mais três minutos. Com isso ganham o Parlamento e a sociedade, que quer ouvir esse comportamento plural do Senado Federal. Quero prestar, na verdade, minha solidariedade a que a Mesa obtenha êxito preciso no cumprimento da matéria.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2003 - Página 16305