Discurso durante a 85ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação ao Governo Lula da instalação de um reator nuclear de baixa potência na Universidade Federal de Pernambuco e a conclusão das obras do Centro Regional de Ciências Nucleares - CRCN.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NUCLEAR.:
  • Solicitação ao Governo Lula da instalação de um reator nuclear de baixa potência na Universidade Federal de Pernambuco e a conclusão das obras do Centro Regional de Ciências Nucleares - CRCN.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2003 - Página 16470
Assunto
Outros > POLITICA NUCLEAR.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, COLABORAÇÃO, COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN), UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), CRIAÇÃO, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO, PESQUISA, ENERGIA NUCLEAR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REGISTRO, IMPORTANCIA, INICIATIVA, INCENTIVO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, REGIÃO NORDESTE.
  • ESCLARECIMENTOS, ATIVIDADE, PESQUISA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ENERGIA NUCLEAR, COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, REALIZAÇÃO, PARCERIA, UNIVERSIDADE, EXECUÇÃO, COMENTARIO, FALTA, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, INSTALAÇÕES, LABORATORIO, EFETIVAÇÃO, FUNCIONAMENTO, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO, MATERIAL NUCLEAR.
  • EXPECTATIVA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), MANUTENÇÃO, DESTINAÇÃO, RECURSOS, CONCLUSÃO, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, ENERGIA NUCLEAR.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde o início de minha vida pública, especialmente após minha eleição para a Câmara dos Deputados e, sobretudo ao tempo em que governei o Estado de Pernambuco, busquei contribuir para a instalação de um reator nuclear de baixa potência na Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), sonho também do Professor de Física Luís Freire, cuja biografia é marcada por essa preocupação.

As dificuldades financeiras da época impediram a realização do projeto. Dezesseis anos mais tarde, já na Vice-Presidência da República, tive a satisfação de envidar esforços para implantação de um distrito da CNEN em Pernambuco. Em 1996, por intermédio da então Secretaria de Assuntos Estratégicos, chefiada pelo Embaixador Ronaldo Sardenberg, foi decidida a instalação do Centro Regional e Ciências Nucleares (CRCN).

O CRCN é a maior iniciativa científico-tecnológica de toda a história de Pernambuco. E, também, um dos maiores projetos de ciência e tecnologia em implantação no Brasil.

Sr. Presidente, o CRCN dotará as regiões Nordeste e Norte do País de um centro de referência de investigações e prestação de serviços numa ampla gama de atividades nucleares e correlatas, abrigando em suas dependências:

 

§        um moderno laboratório de metrologia das radiações, onde serão preparados padrões e calibrados instrumentos para medida de radiações nucleares (raios gama, neutrons) e não-nucleares (raios-x, laser) e de isótopos radioativos;

§        um laboratório de dosimetria e proteção radiológica equipado para introduzir novas técnicas e atender as carências já identificadas nessas áreas;

§        um laboratório de análises ambientais avançadas, no qual será possível a determinação de elementos e contaminantes, sejam radioativos ou não, em quantidades diminutas, ajudando decisivamente na elaboração de estudos de impacto ambiental e de saúde ocupacional, e dando suporte a estudos hidrológicos e geológicos;

§        um ciclotron, acelerador de partículas para a produção de isótropos radioativos de meia vida de largo emprego em medicina nuclear;

§        uma unidade de irradiação de raios gama, que será empregada na disseminação de técnicas de processamento por radiação de alimentos (para conservação e desinfestação), de artigos cirúrgicos e de higiene (para esterilização) e de polímeros e gemas (para beneficiamento), que terá o potencial de atrair para regiões industriais que se utilizem dessas práticas; e, finalmente,

§        um reator de pesquisa capaz de produzir os mais variados isótopos radioativos e de realizar análises avançadas de materiais.

O Centro, funcionando, desde 1998, em instalações provisórias, no prédio anexo da Diretoria Regional do DNOCS, acumula um considerável currículo de realizações, tendo proporcionado treinamento a 1.204 profissionais, em quarenta e seis cursos ministrados a médicos, físicos, odontólogos, técnicos, enfermeiros, fiscais de vigilância sanitária no Norte e Nordeste, estudantes e pesquisadores. Paralelamente, seus cientistas apresentaram mais de trinta trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicaram mais de duas dezenas de artigos em periódicos especializados do Brasil e do exterior e orientaram mais de dez dissertações de mestrado ou teses de doutorado.

As parcerias compreendem um amplo leque de cooperação científica abrangendo a própria Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Católica de Pernambuco, a Universidade Estadual, a Fundacentro, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz, o Centro Brasileiro de Radiologia, o Centro de Tecnologia da Marinha e a Agência Brasileiro-Argentina de Controle de Materiais Nucleares, além das vigilâncias sanitárias de quatorze estados.

Posteriormente, foi iniciada a construção das instalações definitivas do CRCN em terreno cedido pela UFPE. 75% das obras civis do Centro já estão executados. Os Laboratórios de Metrologia das Radiações e de Dosimetria e Proteção Radiológica, bem assim o Laboratório de Análises Ambientais Avançadas acham-se em fase final de construção. Etapas estão programadas para ter início em 2004, quando os primeiros Laboratórios, ora funcionando provisoriamente em prédio cedido pelo DNOCS forem transferidos para suas instalações definitivas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, entre 1996 e 2001, o Poder Executivo, através do Presidente Fernando Henrique Cardoso e a bancada federal de Pernambuco, em ambas as Casas do Congresso Nacional, apoiaram concretamente a relevância do Centro para a cultura, a economia e a sociedade do nosso Estado, oferecendo emendas ao Orçamento Geral da União, no valor aproximado de 11 milhões de reais. No ano passado, a bancada, unida mais uma vez em torno desse ideal, submeteu emenda no valor 9 milhões de reais para a conclusão das obras. Agora, uma nova rodada de mobilização, em sintonia com todas as forças vivas da sociedade pernambucana, faz-se indispensável a fim de garantir os recursos necessários à finalização.

O Recife, Sr. Presidente, é um dos cinco centros nacionais de formação de pessoal em tecnologia nuclear, ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Estou convencido de que nenhum país pode desenvolver-se para valer sem regionalizar amplamente as oportunidades de progresso científico e tecnológico. Por isso, cabe a todos nós, brasileiros, apoiar a conclusão das obras do Centro Regional de Ciências Nucleares. O CRCN já é uma realidade.

Espero que o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem o Ministro Roberto Amaral à frente da Pasta da Ciência e Tecnologia, continue a apoiar, ao lado do Congresso Nacional, a execução desse programa e, assim, possamos colher os frutos preciosos do desenvolvimento socioeconômico e humano que esse Centro proporcionará ao Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2003 - Página 16470