Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelos 40 anos de existência do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO.:
  • Homenagem pelos 40 anos de existência do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2003 - Página 17075
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • ELOGIO, HISTORIA, ATUAÇÃO, ENTIDADE, INICIATIVA PRIVADA, MANUTENÇÃO, EMPRESARIO, OBJETIVO, INTEGRAÇÃO, JUVENTUDE, MERCADO DE TRABALHO, ESTAGIO, SEMELHANÇA, PROGRAMA, LANÇAMENTO, GOVERNO FEDERAL.
  • REGISTRO, DADOS, ENTIDADE, CADASTRO, JUVENTUDE, ENCAMINHAMENTO, ESTAGIO, EMPRESA, TERRITORIO NACIONAL, COLABORAÇÃO, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, INTERIOR.
  • ANEXAÇÃO, OFICIO, GERENTE, ENTIDADE, ESTAGIO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em abril deste ano, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE completou 40 anos de existência, desenvolvendo uma atuação que, embora de excepcional mérito, não é conhecida na sua inteireza pelos brasileiros.

Trata-se de uma instituição privada, mantida por empresários, cujo principal objetivo é o de integrar jovens ao mercado de trabalho pelos estágios.

Vê-se que seus propósitos, que se agilizam há quarenta anos, muito se assemelham ao programa do primeiro emprego, agora criado pelo atual governo sob os aplausos da opinião pública.

O Centro de Integração Empresa-Escola recebe e cadastra os jovens que o procuram, a partir de 16 anos de idade, avalia suas possíveis vocações e incumbe-se de colocá-los em estágios nas empresas que desenvolvem serviços concernentes às aspirações do candidato. Nos dias atuais, o CIEE ampliou seu trabalho também para estudantes menos jovens, tendo inclusive criado postos em campus universitários, e facilitando assim os contatos, com o intuito de conseguir estágios para os que cursam o ensino superior.

O Centro, além dessa atividade, oferece cursos gratuitos - alfabetização de adultos, informática, workshops - e assistência de professores para ampliar a qualificação de estudantes.

Os estagiários, conforme o nível das empresas que lhes proporcionam o aprendizado profissional, a elas ligam-se por determinado período, e delas geralmente recebem bolsas auxílio para a sua manutenção, podendo ou não ser aproveitados, após o estágio, segundo a conveniência da empresa ou dos próprios estagiários.

Recentemente, uma pesquisa da agência especializada InterScience, avaliando o período de 1991 a 2001, demonstrou que 49% dos estudantes foram contratados nas empresas em que fizeram estágio, sem incluir os 7,65% que receberam, de outras empresas, propostas de trabalho melhores do que naquela onde fizeram estágio.

O sucesso dessa experiência, portanto, tem sido relevante, com o detalhe de que é 'custo zero' para os cofres públicos.

Nesses 40 anos de funcionamento do CIEE, mais de 4 milhões de estudantes obtiveram oportunidades de estágio, sendo-lhes concedidas mais de 18 milhões de bolsas auxílio.

No meu Estado do Maranhão, o Centro de Integração Empresa-Escola atua desde 1984 em treze municípios - São Luís, Imperatriz, Bacabau, Caxias, Codó, Barra do Corda, Pinheiro, Santa Inês, Pedreiras, Timon, Balsas, Açailândia e Chapadinha -, já tendo beneficiado com seus programas mais de 20 mil jovens. E outros 1.064 estudantes maranhenses estagiam atualmente pelo Programa mantido pelo CIEE.

Neste ponto, Sr. Presidente, permito-me ressaltar a colaboração que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal oferecem a tais programas de estágio, pois em cidades do interior, nas quais a atividade empresarial não é grande, são essas instituições estatais as que oferecem as oportunidades de estágio tão ansiosamente procuradas por nossos jovens patrícios.

O meu objetivo hoje nesta tribuna, Sr. Presidente, a par dos aplausos bem merecidos pela idéia do "Programa do Primeiro Emprego" - que vem em boa hora graças à criatividade e ao dinamismo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, é o de ressaltar de igual modo a atuação patriótica do empresariado brasileiro, graças ao qual nasceu o Centro de Integração Empresa-Escola, cuja colaboração tem sido notável no esforço de qualificação e de introdução no mercado de trabalho dos tantos jovens que aspiram por uma oportunidade profissional.

Os dirigentes do Centro de Integração Empresa-Escola, na pessoa do seu Presidente Paulo Nathanael Pereira de Souza, merecem os melhores cumprimentos pela obra que têm realizado. Que lhe dêem plena continuidade, assim contribuindo para o desenvolvimento de nossa Nação.

Peço, Sr. Presidente, que seja incluída como parte integrante deste discurso o ofício que recebi do Sr. José Thadeu Mascarenhas Menck, Gerente Executivo do CIEE.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado. 

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDISON LOBÃO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2003 - Página 17075