Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Congratulações pela escolha da cidade do Rio de Janeiro para concorrer à sede das Olimpíadas de 2012.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Congratulações pela escolha da cidade do Rio de Janeiro para concorrer à sede das Olimpíadas de 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2003 - Página 17304
Assunto
Outros > ESPORTE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, DEBATE, AUTORIDADE ESTADUAL, AUTORIDADE MUNICIPAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DISPUTA, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), ESCOLHA, CIDADE, BRASIL, CONCORRENCIA, SEDE, OLIMPIADAS.
  • CONGRATULAÇÕES, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CANDIDATURA, SEDE, OLIMPIADAS, EXPECTATIVA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DO ESPORTE, DISPUTA, AMBITO INTERNACIONAL.
  • DEFESA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, IGUALDADE, ENCONTRO, EMPRESARIO, BRASIL.
  • EXPECTATIVA, OPORTUNIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SEM-TERRA, DEBATE, INJUSTIÇA, CONCENTRAÇÃO, TERRAS, BRASIL, EXAME, ORGANIZAÇÃO FUNDIARIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Serys Slhessarenko, Srªs e Srs. Senadores, testemunhei, hoje pela manhã, o extraordinário embate no Comitê Olímpico Brasileiro entre a Prefeita Marta Suplicy, o Governador Geraldo Alckmin, o Secretário Jorge Wilheim, o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, o Secretário de Esportes da Prefeitura, o Prefeito César Maia, a Governadora Rosinha Matheus e seus respectivos Secretários. Não pude assistir a todas as exposições, simplesmente brilhantes, porque nós, representantes de São Paulo, tivemos que nos manter ausentes durante a exposição do Prefeito César Maia e da Governadora Rosinha Matheus.

Foi do mais alto nível o embate entre as duas maiores cidade brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, que disputaram à candidatura à sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Votaram 34 representantes - 23 votos para o Rio de Janeiro e 10 para São Paulo -, houve uma abstenção, tendo vencido a cidade do Rio de Janeiro, conhecida por ser efetivamente maravilhosa.

Quero aqui afirmar é que não foi fácil para São Paulo tentar vencer, ainda mais na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, mas é claro que aqui temos que respeitar a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro.

Quase que me senti, Senador Roberto Saturnino Braga, numa situação de ser tão difícil para São Paulo vencer como para o Santos vencer o Boca Júniors no Bocanera, tamanho era o clima no Rio de Janeiro a favor da cidade maravilhosa. Tomada a decisão, agora o espírito olímpico deve presidir.

Creio que é importante a união de todos nós brasileiros, inclusive paulistanos e paulistas, para dar toda força à cidade do Rio do Janeiro na disputa com as outras cidades que irão também concorrer proximamente. São cidades com enormes recursos, inclusive na área esportiva, como Nova Iorque, Londres, Paris, Moscou, Madri, Leipzig, Istambul e Havana e ainda cidades do Canadá.

O Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, e a Secretária de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Paulo, Nádia Campeão, fizeram apresentações brilhantes, tecnicamente muito bem feitas, defendendo a candidatura da cidade como sede dos jogos olímpicos de 2.012. Aproveito a oportunidade para cumprimentar a coordenação e união da Prefeita Marta Suplicy e do Governador Geraldo Alckmin, em que pese estarem prestes a uma disputa no ano que vem. No entanto, neste caso, uniram-se para defender a candidatura da capital do Estado. Esse fato valoriza ainda mais a escolha do Rio de Janeiro, essa linda cidade, que por certo merecerá o apoio de todos nessa disputa. Cumprimento o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, pela forma como tudo foi conduzido, e também o Ministro de Esportes Agnelo Queiroz.

Também acho muito importante que o Presidente Lula e o Ministro Agnelo Queiroz venham dar apoio, como já vêm dando, efetivamente, para que o Brasil seja a sede das Olimpíadas de 2012.

Aproveito a oportunidade para fazer uma consideração a respeito do embate desta tarde, diante dos pronunciamentos dos Senadores José Agripino e César Borges e que mereceram a reflexão do Senador Roberto Saturnino sobre o MST, a reforma agrária e o episódio em que o Presidente da República recebeu João Pedro Stédile, Gilmar Mauro e os outros coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Desde 1984, tenho acompanhado de perto...

A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko) - Um instante, por favor, Senador Eduardo Suplicy. Concedo a V. Exª mais três minutos para o término de seu pronunciamento.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Obrigado.

Tenho acompanhado de perto o nascimento, o fortalecimento e a importância desse movimento social, que foi já qualificado por Celso Furtado como um dos movimentos sociais mais importantes da História do Brasil. Inclusive, Celso Furtado muitas vezes ressaltou como era bom para o Brasil que houvesse um número tão grande de pessoas querendo trabalhar na terra, participando dessa batalha pela terra prometida, como ali no Livro do Êxodo, também uma batalha por justiça.

O fato de o Presidente tê-los recebido com simpatia, inclusive com a bola de futebol, brincando com a mesa, e colocando o chapéu do MST, deve ser visto como um ato de boa-vontade. Lembremo-nos de que o Presidente Lula esteve em lugares como a Confederação Nacional da Indústria, esteve na Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), esteve na sede da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), nos centros maiores do capitalismo, nos centros da elite brasileira; esteve, na semana passada, por ocasião da distribuição dos prêmios da revista Exame aos principais empresários brasileiros. Ali abraçou aquele que é considerado o maior empresário brasileiro, vencedor de alguns dos prêmios da revista Exame, Antonio Ermírio de Moraes; teve a oportunidade de cumprimentar os vencedores da Mahle Metal Leve SA., que foi considerada a empresa mais significativa, que teve o melhor desempenho no ano passado. Em todas essas oportunidades, o Presidente foi extremamente afável e amável com empresários. O fato de Sua Excelência ser amável com trabalhadores rurais significa a compreensão pelo Presidente Lula da importância deste movimento, não significa necessariamente que esteja a aplaudir este ou aquele exagero do MST. Portanto, significa a vontade do Presidente de estar dialogando com os trabalhadores, inclusive, de colocar num lado da mesa o MST e, de outro lado os proprietários, os fazendeiros. Inclusive, eu gostaria de ressaltar que nós, do Partido dos Trabalhadores, gostaríamos também que o Senado Federal venha a ser um dos pontos de diálogo, de catalisação de uma reforma agrária pacífica e adequada. Isso poderá ser feito se esta comissão parlamentar de inquérito proposta pelo Líder Arthur Virgílio, que já obteve 34 assinaturas, tiver um caráter que não seja simplesmente o de demonização do MST, mas de um exame da estrutura fundiária tão concentrada no Brasil.

Lembremo-nos que se nosso coeficiente Gini de desigualdade se aproxima de 0,60 - um dos maiores do mundo - uma das razões para isso é justamente a desigualdade da propriedade da terra no Brasil, cujo índice se aproxima de 0,80.

Portanto, se quisermos modificar esse quadro precisamos efetivamente realizar a reforma agrária como um dos instrumentos principais de realização de justiça em nosso País.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Srª Presidente Serys Slhessarenko.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2003 - Página 17304