Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão sobre a importância da Semana Nacional da Família.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • Reflexão sobre a importância da Semana Nacional da Família.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2003 - Página 23695
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), SEMANA, FAMILIA, AMBITO NACIONAL, OBJETIVO, RESGATE, FUNÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, SOCIEDADE, IMPORTANCIA, RESPONSABILIDADE, FORMAÇÃO, CIDADÃO, NECESSIDADE, RETOMADA, PRESERVAÇÃO, RESPEITO, VIDA HUMANA, VALORIZAÇÃO, SOLIDARIEDADE, AMIZADE, DIALOGO, RELACIONAMENTO, PESSOAS.
  • ANALISE, EFEITO, PREJUIZO, PROGRESSO, FAMILIA, ATUALIDADE.

            SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as milhares de comunidades religiosas espalhadas por todo o País estarão vivendo nesta semana de 10 a 17 a Semana Nacional da Família. A proposição da semana é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e já se constitui num instrumento significativo de conscientização para a transformação da sociedade.

Diante da realidade em que vivemos e realçando os seus aspectos mais preocupantes, cada vez mais vai se firmando a formulação de que a família pode se constituir em ferramenta significativa de força, de forma insubstituível, no processo de superação dos males que ferem as pessoas e marcam a sociedade negativamente.

A família, que foi um núcleo muitas vezes voltado para dentro de si mesma, sentindo-se, de certo modo, auto-suficiente e refúgio seguro para os seus membros, hoje sente profundamente que foi talvez a instituição mais atingida pelas mudanças que nem sempre propiciaram um avanço positivo no sentido do crescimento em humanização e em realização do ser humano.

Se é incontestável o progresso tecnológico que a humanidade assiste com avanços fantásticos que só faziam parte das fantasias e do divertimento, é também dolorosamente sentido o quanto de perdas aconteceram no sentido do relacionamento humano, do encontro de pessoas, do exercício da solidariedade não só entre pessoas como também entre instituições e nações.

A análise mais profunda destas perdas nos conduz a observar as mudanças ocorridas no seio da própria instituição familiar, talvez invadida, de modo progressivo e em dose homeopática, por contravalores.

Se as mudanças levaram a família a perder algumas funções que, por longo tempo, lhe eram atribuídas, funções específicas e fundamentais não podem ser igualmente abandonadas. Entre as missões fundamentais da família está a do cultivo dos valores humanos essenciais sem os quais a convivência social se torna dolorosa e desgastante. É no núcleo familiar sadio e fecundo de humanidade que a pessoa faz a fantástica experiência das relações amorosas enriquecedoras que dão ao ser a segurança e a determinação para trilhar os caminhos da existência com realização e como agente de promoção e de vida.

Se constatamos a falta de tais valores: como honra, honestidade, respeito, aceitação das diferenças, abertura aos outros, amor à solidariedade e à justiça, preocupação pelo coletivo, podemos nos indagar se a família não perdeu o seu lugar, não cedeu algo da sua riqueza e da sua razão de ser. É no seio de uma família bem constituída, bem posicionada, aberta aos sinais dos tempos, espaço para a vivência afetiva e dialogal que se formam cidadãos com condições de construir um mundo novo. Mesmo na nossa realidade de representatividade de uma sociedade poderemos constatar pessoas de valores e que fazem da política uma extensão daqueles valores aprendidos no seio de sua família.

Quando a família de origem foi aberta às necessidades dos outros e nunca fechou a porta da casa ao sofrimento dos que aí bateram, a sensibilidade às necessidades básicas de todo um povo brota como algo natural, como uma determinação que brota de dentro do ser, fazendo com que a luta pela justiça seja a busca constante e inegociável. Aqueles que experimentaram o diálogo na família fazem do diálogo o instrumento para o exercício da ação política.

Como para o nosso povo o sentimento de amor e de valorização da família é algo essencial, tudo o que possa ser feito para recuperar o seu sentido e a sua presença será sempre um grande serviço à construção da cidadania.

Sempre que a nossa ação parlamentar puder ir nesta direção estaremos, sem dúvida, fazendo jus à confiança em nós depositada. Se diante de cada decisão nos perguntarmos o que seria melhor para os nossos filhos, para a nossa família, diante deste critério estaremos, com certeza, sendo justos e responsáveis.

Registro, neste dia, a importância da Semana Nacional da Família, refletindo sobre todos estes pontos, e esperando que famílias sadias e fortes serão construtoras de um novo Brasil, amoroso e justo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2003 - Página 23695