Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, a respeito da intenção do governo federal de elevar a alíquota máxima do Imposto de Renda de 27,5% para 35%.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIO ECONOMICA. TRIBUTOS.:
  • Comentários sobre a matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, a respeito da intenção do governo federal de elevar a alíquota máxima do Imposto de Renda de 27,5% para 35%.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2003 - Página 24547
Assunto
Outros > POLITICA SOCIO ECONOMICA. TRIBUTOS.
Indexação
  • DENUNCIA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.
  • CRITICA, ANUNCIO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), AUMENTO, TRIBUTAÇÃO, IMPOSTO DE RENDA, AMPLIAÇÃO, ALIQUOTA, DIVERGENCIA, LIDERANÇA, OPOSIÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, embora o governo petista do Presidente Lula insista em não aceitar a realidade da crise que se abate sobre a população brasileira, com queda do poder aquisitivo dos salários, desemprego de vento em popa, os fatos estão aí, pululando para quem quiser ver. Só quem não quer ver é o governo petista. Ou finge que está tudo bem. E tome falação, para tentar encobrir o sol, digo a crise, com peneira.

Em boa parte, a crise decorre da inação do governo petista, que adota a tática de muito falar e nada fazer. Só faz mesmo o que não deve, como essa agora de aumentar a carga tributária.

Quem anuncia a disposição de aumentar a carga tributária sobre o povo é o Ministro Palocci, em quem tanto a gente acreditava. Está na Folha de S.Paulo de hoje. O governo petista quer, de uma paulada só, elevar a alíquota máxima do Imposto de Renda, de 27,5% para 35%.

A hora pede exatamente o contrário. O razoável seria restabelecer a alíquota máxima para 25%. Como se recordam os contribuintes, a elevação para 27,5% foi adotada num momento difícil, decorrente da crise russa. E como foi uma medida temporária, o bom senso manda que retornemos ao patamar máximo antigo.

Falar em aumento de imposto, num momento de grave apreensão do povo brasileiro, é fazer pouco da vida do cidadão. Antes de tudo, o governo petista deveria criar condições para a retomada do desenvolvimento.

Saiba, desde logo, o governo petista do Presidente Lula que nessa as oposições não vão embarcar. Fica a advertência. Não só a nossa. A realidade brasileira é a melhor conselheira. Leio, a propósito, noticiário de O Globo de hoje, mostrando que a inflação já está voltando. As duas matérias a seguir passam a integrar este meu pronunciamento para que constem dos Anais do Senado da República.

Era o que tinha a dizer.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2003 - Página 24547