Discurso durante a 104ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de técnicos na base de Alcântara, em virtude da explosão do Veículo Lançador de Satélites - 1 (VLS-1), no último dia 22.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Voto de pesar pelo falecimento de técnicos na base de Alcântara, em virtude da explosão do Veículo Lançador de Satélites - 1 (VLS-1), no último dia 22.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2003 - Página 24957
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TECNICO, CIENTISTA, MORTE, ACIDENTE DO TRABALHO, EXPLOSÃO, LANÇAMENTO AEROESPACIAL, SATELITE, CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCANTARA (CLA), MUNICIPIO, ALCANTARA (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • DEFESA, REFORÇO, PROGRAMA NACIONAL, ATIVIDADE ESPACIAL.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o PFL se associa às homenagens de pesar apresentadas por vários Srs. Senadores, encabeçada, naturalmente, pelo Presidente José Sarney.

O acidente de Alcântara não deve diminuir a vontade de realizar o Programa Espacial Brasileiro. Ao contrário, deveremos ter coragem de enfrentar esses problemas que existem em toda parte.

Esse programa de Alcântara foi desenvolvido e inaugurado no Governo do Presidente José Sarney, do qual tive a honra de participar como Ministro das Comunicações. Poderíamos ter tido um acidente também na Base Aérea de Korou, na Guiana Francesa, no lançamento de um satélite. Haveria inclusive esse problema, e adiamos por oito dias o seu lançamento. Isso é um acidente que ocorre.

Conseqüentemente, devemos lamentar, com toda sinceridade, o sofrimento das famílias desses grandes técnicos de São José dos Campos, que, olhando a biografia de cada um, podemos notar que o Brasil perdeu valorosos homens que conheciam essa matéria e que, certamente, poderiam levar esse projeto avante.

Mas o projeto não há de ser parado, nem se deve esquecer que a base de Alcântara tem que ser refeita. O trabalho que o Presidente José Sarney realizou em sua época não foi continuado em outros governos, em matéria de recursos. Daí por que nós tivemos alguns problemas no lançamento do foguete.

Portanto, devemos, nesta hora, fortalecer esse programa, para que o Brasil não se atrase no lançamento de foguetes. Como disse há pouco, com muita propriedade, o eminente Líder do PMDB, não agimos com fins militares, nem de guerra e nem de coisa alguma. Queremos, sim, aperfeiçoar nossa técnica, nossa ciência, para demonstrar ao mundo a nossa capacidade de realização.

Daí por que o PFL se associa a essa moção e dá todo o apoio ao Governo, na medida em que ele tome todas as providências indispensáveis, pelo menos em relação às famílias das vítimas desse acidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2003 - Página 24957