Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.

Autor
Alberto Silva (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Alberto Tavares Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2003 - Página 26144
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • APOIO, PROGRAMA, RIO SÃO FRANCISCO, EXPECTATIVA, POSSIBILIDADE, COLABORAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ENGENHEIRO.
  • SOLICITAÇÃO, RECURSOS, CONSTRUÇÃO, ADUTORA, ABASTECIMENTO DE AGUA, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. ALBERTO SILVA (PMDB - PI) - Sr. Presidente, José Sarney, meu caro ex-companheiro José Alencar, eu ouvi tudo o que foi aqui exposto e fiquei muito feliz em verificar que obra desse porte foi encampada pelo Governo Lula. Naturalmente e inicialmente, quem poderia dizer que Sua Excelência incluiria no seu programa uma obra de tamanha envergadura?

Sr. Presidente e Sr. Vice-Presidente, eu fui Governador do meu Estado duas vezes e gostava, e gosto, de enfrentar as obras difíceis que servem ao povo. E lá, no meu Estado, eu fiz algumas obras; algumas delas ajudadas pelo eminente Presidente José Sarney, que nos deu condições para a solução de muitos desses problemas.

Mas o Piauí foi citado e, nessa globalização de grandes projetos que ouvimos aqui, eu gostaria de perguntar se eu, como ex-Governador do Piauí, engenheiro que sou, apaixonado por esse tipo de obra, poderia fazer parte do grupo de trabalho? Porque, seguramente, o Piauí tem alguma coisa a oferecer, e eu, particularmente, algumas sugestões.

O que me enche de satisfação, Sr. Vice-Presidente, é que uma vez V. Exª me disse que, quando saiu do mato para estudar, seu pai o aconselhou a estudar aritmética - lembro-me bem disso - e V. Exª estudou muito mais do que aritmética. Ouvi aqui a Senadora Heloísa Helena citar números com detalhes, e V. Exª faz referência a eles com facilidade, porque é um vencedor.

V. Exª conclui o pronunciamento dizendo que este projeto será entregue ao Ministro Ciro Gomes, que está aqui presente e por quem tenho admiração especial. Vizinho ali do lado, disse que ia fazer um canal e fez o Canal do Trabalhador, obra gigantesca, daquelas que aprecio. Está aí o homem que o fez e leva os meus cumprimentos. Cem quilômetros de canal em 90 dias, se não me engano, levando água para Fortaleza, que estava sem água! Agora estou propondo ao Ministro uma pequena unidade de onde vamos tirar água do semi-árido e fazer uma nova engenharia na agricultura do semi-árido. O Ministro já me apoiou, o que me traz satisfação.

            Por fim, Sr. Vice-Presidente, como o Piauí foi citado, está incluído - gostaria de lembrar - lá no remanso perto da cidade de São Raimundo Nonato, que agora é centro da apreciação de todo o mundo, por causa do homem americano e da Serra da Capivara. Lá, vai ter aeroporto internacional e não tem água na cidade. Lembro que apresentei um anteprojeto ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, que garantiu e jurou, mas não tomou nenhuma providência. Então proponho a V. Exª algo que é barato e rápido: uma adutora de 10 m3 de água por segundo, ao custo máximo de R$30 milhões. Transponho o divisor e levo água para São Raimundo Nonato; de São Raimundo Nonato, perenizo 400 quilômetros de rio dentro do Piauí, com 10 m3 de água por segundo, a um custo de, no máximo, R$30 milhões. Quem sabe V. Exª poderia destacar agora e começar essa obra, pois já temos o projeto praticamente pronto?

            Cumprimento V. Exª e agradeço a oportunidade. Estamos prontos para ajudar não só a grande obra que o Presidente Lula está fazendo, como também já entregamos nas mãos de Sua Excelência o que creio ser uma solução definitiva para o problema das estradas brasileiras. Eu o fiz com a convicção de que estou servindo ao meu País.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2003 - Página 26144