Discurso durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito de denúncia sobre gestão dos recursos do microcrédito em Goiás. (como Líder)

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações a respeito de denúncia sobre gestão dos recursos do microcrédito em Goiás. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2003 - Página 27482
Assunto
Outros > ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CRITICA, EXCESSO, ATENÇÃO, SENADO, SITUAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, PROGRAMA, CREDITOS, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), DEFESA, IMPORTANCIA, DISCUSSÃO, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, REFORMA TRIBUTARIA, ANALISE, ATUAÇÃO, CONSELHO, MINISTERIOS, OBJETIVO, CRIAÇÃO, AGENCIA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • DEFESA, RESPONSABILIDADE, ORGÃO PUBLICO, ESTADO DE GOIAS (GO), INVESTIGAÇÃO, POLITICA DE CREDITO, IMPORTANCIA, FINANCIAMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, AMBITO ESTADUAL, REGISTRO, DISPOSIÇÃO, MARCONI PERILLO, GOVERNADOR, ESCLARECIMENTOS, APURAÇÃO, DENUNCIA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna com certa surpresa, uma vez que estava neste momento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ouvindo o parecer do Líder Tião Viana sobre a Reforma da Previdência.

Surpreende-me que, neste momento, tenha que vir ao plenário tratar de uma questão paroquial, uma questão que me parece vencida, uma vez que já foi brilhantemente respondida nesta Casa pelos Senadores Eduardo Siqueira Campos e Demóstenes Torres, a respeito de uma matéria veiculada na Folha de S.Paulo, na semana passada.

Quero dizer que, neste momento, quando discutimos a inclusão de 40 milhões de brasileiros no sistema previdenciário, um momento de extrema importância para este País, um momento em que a população brasileira debruça-se sobre um projeto lido e discutido hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, temos de tratar dessas questões que, na minha visão, são paroquiais.

A questão torna-se mais grave ainda porque hoje estamos comemorando a assinatura da criação de um Conselho constituído por vários Ministérios para criar a Agência do Centro-Oeste. E é preciso lembrar que, para que se chegasse a esse fim vitorioso, contamos com a participação efetiva do Governador Marconi Perillo, que tem sido incansável na administração do Estado, com determinação, obstinação, modernidade e, acima de tudo, honestidade.

Portanto, causa estranheza este momento, que é de vitória para a Região Centro-Oeste, onde temos a sonhada Agência de Desenvolvimento. Neste momento, o Estado de Goiás inteiro está diante da TV para saber o que se decide no Senado Federal sobre a Reforma Tributária, que o penaliza enormemente. O Governador Marconi Perillo esteve nesta Casa em todos os momentos, defendendo os nossos interesses, para que pudéssemos ter um projeto que não afetasse o Estado, que é hoje Estado-solução.

Tenho certeza de que o Projeto de Reforma Tributária terá o apoio dos três Parlamentares que se encontram no plenário representando o Estado de Goiás: Demóstenes Torres, Maguito Vilela e Lúcia Vânia. Neste momento, o que deve realmente chamar a atenção de Goiás e do trabalho dos Senadores nesta Casa é a união em torno de uma solução propícia para o nosso Estado.

Portanto, acredito que este episódio deva ser encerrado aqui, uma vez que temos os órgãos competentes no Estado de Goiás para assumir todo o processo de investigação.

O Governador Marconi Perillo em nenhum momento se negou a dar as explicações. S. Exª se colocou à disposição para estar em Brasília, no Congresso Nacional, em qualquer comissão técnica, para mostrar o que tem feito pelo Estado de Goiás e o que significa para Goiás o Banco do Povo, tão brilhantemente trabalhado por esse Governo e que tem trazido benefício para todo o Estado de Goiás e principalmente para as populações mais humildes.

Sr. Presidente, centenas de pessoas hoje podem ter a sua renda própria, em função desse trabalho determinado e competente desenvolvido no Estado de Goiás.

E V. Exª é testemunha de que sempre tenho procurado na Casa ser a mais correta possível, mostrando o compromisso com o social, interpretando o que o meu Estado orgulhosamente tem feito por todos os cantos e municípios. Tenho certeza de que os programas sociais ali desenvolvidos são modernos, que não têm conotação política e que têm provocado, sem dúvida nenhuma, todo o apoio não somente do Estado de Goiás, como do Brasil. Vários secretários são convidados para expor todo esse trabalho em vários Estados da Federação.

Mais recentemente, o próprio Presidente Lula convidou o Governador Marconi Perillo para falar sobre a implantação do programa de renda mínima no Estado de Goiás, um exemplo para o Brasil.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2003 - Página 27482