Discurso durante a 126ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Congratulações ao Deputado Federal Agnelo Queiroz, por sua brilhante atuação à frente do Ministério dos Esportes.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Congratulações ao Deputado Federal Agnelo Queiroz, por sua brilhante atuação à frente do Ministério dos Esportes.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2003 - Página 28569
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • ELOGIO, COMPETENCIA, EFICACIA, ATUAÇÃO, AGNELO QUEIROZ, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE.
  • ANALISE, REQUISITOS, MELHORIA, SITUAÇÃO, ESPORTE, PAIS, NECESSIDADE, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEBATE, APERFEIÇOAMENTO, LEGISLAÇÃO, PRATICA ESPORTIVA, TRAMITAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • ELOGIO, INICIATIVA, PARCERIA, MINISTERIO DO ESPORTE, MINISTERIO DA DEFESA, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), APROVEITAMENTO, INFRAESTRUTURA, DIVERSIDADE, ENTIDADE, CLUBE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, TERRITORIO NACIONAL, CRIAÇÃO, OFICINA, PRODUÇÃO, EQUIPAMENTOS, ESPORTE, OFERECIMENTO, PRATICA ESPORTIVA, POPULAÇÃO CARENTE, INCENTIVO, INTEGRAÇÃO SOCIAL, REDUÇÃO, DELINQUENCIA JUVENIL.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para felicitar o eminente Deputado Federal Agnelo Queiroz, Ministro dos Esportes, por sua brilhante atuação à frente do Ministério.

Ao completar cem dias como titular daquela pasta, o Ministro mostrou eficiência e já ganhou a simpatia de todo o mundo esportivo. Sob sua coordenação, sua competente equipe já conseguiu estabelecer as linhas mestras da nova Política Nacional de Esporte e Lazer, baseada nas demandas da sociedade brasileira.

Segundo fontes do Ministério, pelo menos dois aspectos são fundamentais para a melhoria das condições gerais do esporte no País e para o cumprimento das metas estabelecidas para os próximos quatro anos.

Em primeiro lugar, é preciso que Senadores e Deputados Federais dediquem mais tempo ao assunto e aprofundem o debate sobre os novos rumos que devem descortinar-se para o futuro do esporte brasileiro. Para isto, pronunciamentos devem ser feitos nos plenários das duas Casas e amplo debate deve ser incentivado nas Comissões pertinentes. Por exemplo, como lembra o Ministro Agnelo Queiroz, é fundamental que os parlamentares discutam amplamente o novo Estatuto Brasileiro do Esporte, que está em tramitação no Congresso Nacional, bem como o Estatuto dos Direitos do Torcedor e a ação moralizadora da Medida Provisória n.º 79, de 27 de novembro de 2002. Se o Congresso se envolver com mais afinco no exame dessas questões, certamente estará prestando uma valiosa colaboração ao desporto brasileiro. E mais, prestará ajuda inestimável às ações governamentais, tornando-as mais ágeis, mais transparentes e mais eficientes.

O segundo aspecto mais importante a ser considerado é o esporte como instrumento de inclusão social. Está mais do que provado que a ação esportiva tem imensa capacidade de mobilização e, quando bem direcionada, pode abrir um amplo leque de oportunidades e contribuir de forma altamente positiva para afastar muitos jovens do caminho da marginalidade.

Pois bem, em um País como o nosso, que convive com uma vergonhosa dívida social, que coloca cerca de 85% da população na pobreza e abaixo da linha de pobreza, torna-se urgente direcionar o esporte para o combate contra essas injustiças. Para começar essa batalha, o Ministério definiu como uma das metas, o aproveitamento de infra-estruturas esportivas já existentes de Unidades Militares, Associações Civis, Clubes Sociais e outros, muitas delas em situação de ociosidade. Tal objetivo, além de atender às populações carentes, representaria baixo custo para as finanças públicas. Mais importante ainda é que, com esse programa, o Ministério pretende atingir 1 milhão de jovens ao ano, até completar 4 milhões em 2006, o que já é uma grande conquista social.

Outras iniciativas em prol da cidadania merecem alguns comentários por serem igualmente criativas e também geradoras de oportunidades para milhares de jovens. Podemos destacar, por exemplo, o projeto Forças no Esporte, que, segundo os técnicos do Ministério, deverá ser estruturado em parceria com o Ministério da Defesa. Aliás, o referido projeto já está em andamento e brevemente quatro núcleos esportivos serão implantados, dois no Rio de Janeiro e dois em São Paulo. Convém destacar que essa parceria objetiva o aproveitamento das instalações esportivas militares.

Outras iniciativas semelhantes estão sendo viabilizadas com o Serviço Social do Comércio (SESC) e com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI). O mesmo será tentado em mais de seis mil clubes sociais e com as Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABB) espalhadas pelo Brasil afora.

Outro destaque é a criação de oficinas para a produção de equipamentos esportivos no sistema prisional brasileiro, utilizando a mão-de-obra dos próprios detentos. A idéia merece todos os aplausos, porque é de grande repercussão social. Ao mesmo tempo que garante o fornecimento de materiais esportivos a baixo custo, o projeto é gerador de dignidade, motiva o detento, contribui para a diminuição de sua condenação, abre uma perspectiva profissional e de reinserção social no final da pena, gera salário, ocupa praticamente todo o tempo do prisioneiro e afasta-o da solidão e de novos crimes que são cometidos dentro das próprias prisões. Fontes do Ministério divulgam que a iniciativa já é uma realidade em 26 Unidades da Federação e conta com 53 oficinas de produção. Ao todo, 12.700 internos são beneficiados e cerca de 700 mil itens são produzidos. O objetivo é o de criar mais 12 oficinas até o final deste ano e incluir mais 6,5 mil detentos no projeto.

Por fim, a ação do Ministério pretende envolver este ano 4.200 escolas e cerca de 3 milhões de alunos em todo o País. O objetivo é o de oferecer atividades esportivas no contra turno e nos finais de semana.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como vimos no decorrer deste pronunciamento, em pouco tempo o Ministério dos Esportes está conseguindo transformar os objetivos do esporte nacional e envolver milhões de jovens nessa grande mudança que está ocorrendo. É necessário destacar que é justamente desse conjunto de providências que estão sendo tomadas que nasce a força da mobilização que está acontecendo em nível nacional.

Assim, com toda essa vontade de fazer, de expandir as atividades esportivas e transformá-las realmente em um poderoso instrumento de integração e inclusão social, não tardará o dia em que o esporte fará, verdadeiramente, parte da vida diária de cada brasileiro.

Era o que tinha a dizer!

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2003 - Página 28569