Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Projeto P-2000, da Votorantim Celulose.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Elogios ao Projeto P-2000, da Votorantim Celulose.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2003 - Página 35789
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, EMPRESA, CONTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, BEM ESTAR SOCIAL, BRASIL, NECESSIDADE, REDUÇÃO, TAXAS, JUROS, CARGA, TRIBUTOS, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA, INCENTIVO, REFORÇO, CLASSE EMPRESARIAL, MERCADO INTERNACIONAL.
  • ESCLARECIMENTOS, VISITA, ORADOR, UNIDADE INDUSTRIAL, MUNICIPIO, JACAREI (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GRUPO, EMPRESARIO, BRASIL, INAUGURAÇÃO, PROJETO, AMPLIAÇÃO, PRODUÇÃO, CELULOSE, EXPORTAÇÃO, ELOGIO, REALIZAÇÃO, CONVENIO, EMPRESA, MELHORIA, TRANSPORTE FERROVIARIO, INFRAESTRUTURA, ESCOAMENTO.
  • ANALISE, INVESTIMENTO, GRUPO, EMPRESARIO, BRASIL, ATIVIDADE SOCIAL, ESPECIFICAÇÃO, BENEFICIO, TRABALHADOR, PROJETO, EDUCAÇÃO, SAUDE, REGISTRO, IMPORTANCIA, EMPRESA, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, DEFESA, MEIO AMBIENTE, ELOGIO, CLASSE EMPRESARIAL, PROMOÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, CONCILIAÇÃO, RESPONSABILIDADE, NATUREZA SOCIAL.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o empresariado brasileiro, muitas vezes criticado ou incompreendido, tem contribuído de forma significativa para o nosso crescimento econômico, para o nosso desenvolvimento tecnológico e para a melhoria do bem-estar de nossa população. Competindo muitas vezes em condições de desigualdade com o capital internacional, suportando taxas de juros elevadíssimas, alta carga tributária e pesados encargos sociais, além da pequena oferta de mão-de-obra qualificada, ainda assim consegue produzir, sobreviver, gerar empregos e renda.

Como em toda atividade, Sr. Presidente, existe uma parcela do empresariado nacional que não se arrisca, que não inova e que fica parada no tempo. No entanto, são exceções. Os empresários brasileiros, além de demonstrarem pujança e ousadia para superar crises e circunstâncias adversas - e a adequação à globalização econômica é um exemplo disso -, vêm manifestando, de forma crescente, uma conscientização do seu papel como indutores da inclusão social e da preservação do ambiente.

Por isso, é com satisfação que registro minha visita à unidade de Jacareí, da Votorantim Celulose e Papel, por ocasião da inauguração do Projeto P-2000, em agosto. Esse projeto, que absorveu investimentos de 490 milhões de dólares, vai ampliar a capacidade de produção de celulose daquela unidade, que passará de 450 mil toneladas para 1 milhão e 20 mil toneladas. Até o final do ano, o projeto deverá estar operando em sua capacidade integral, o que permitirá aumentar as exportações de 270 mil toneladas, registradas no ano passado, para um patamar de 800 mil toneladas.

Mais de 6 mil profissionais trabalharam no projeto P-2000, que gerou 1 mil e 200 empregos diretos e indiretos e consumiu 70 mil metros cúbicos de concreto - equivalente, aproximadamente, ao Estádio do Pacaembu, na Capital paulista. É de se destacar que, entre os novos equipamentos instalados, alguns reúnem a mais avançada tecnologia ambiental, os quais vêm sendo adotados com freqüência na União Européia.

A inauguração do P-2000, Srªs e Srs. Senadores, deu impulso a outros setores da economia regional, como, por exemplo, a utilização das ferrovias para o escoamento dos produtos. Um convênio firmado entre a Votorantin Celulose e Papel e a concessionária MRS permitiu recuperar o ramal ferroviário que interliga Mogi das Cruzes e Jacareí, caracterizando a primeira ampliação da malha dessa modalidade de transporte após o processo de privatização.

Para viabilizar o escoamento, as duas empresas investiram 30 milhões de reais em infra-estrutura, como reforço de pontes e troca de trilhos, e também no desenvolvimento de vagões de carga especiais. Como resultado desses investimentos, obteve-se uma redução de 25% no custo do frete e uma sensível redução do impacto ambiental. Atualmente, cerca de 70 carretas circulam diariamente pelas estradas congestionadas entre Jacareí e o Porto de Santos, e, se o ramal ferroviário não tivesse sido reativado, esse número seria aumentado.

Na ampliação da unidade de Jacareí, a empresa deu uma atenção especial à comunidade instalada nas proximidades da fábrica, construindo duas escolas - uma de ensino fundamental e outra de ensino médio e técnico - para atendimento dos jovens ali residentes. Além disso, doou nove casas para famílias que residiam nas imediações, construiu uma passarela de pedestres e reformou o posto de saúde local. Demonstrando sua preocupação com o meio ambiente e com o gerenciamento dos recursos naturais, estabeleceu parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí para tratamento do esgoto do distrito de São Silvestre, onde se localiza a fábrica.

A preocupação ambiental, aliás, tem sido uma constante na administração da Votorantin Celulose e Papel e em todo o Grupo Votorantin, que desde 1918 - há 85 anos, portanto - vem ajudando o Brasil a crescer. O gigantismo, hoje, é uma de suas características. No entanto, o grupo teve origem humilde, com o avô do empresário Antônio Ermírio de Moraes, o português Antônio Pereira Ignácio, que começou sua vida como sapateiro. A empresa se consolidaria, ao longo do tempo, com a participação de José Ermírio de Moraes, que além de empresário foi Senador da República, e, mais tarde, de seus filhos - José Ermírio Filho, Antônio Ermírio, Helena e Ermírio Pereira de Moraes.

O Votorantin, que começou como empresa de tecelagem, tem hoje uma atividade diversificada, que inclui cimento, aço, energia, suco e outros produtos; e é considerada uma empresa-símbolo do Brasil: grande, competitiva e de capital totalmente nacional.

Como um conglomerado absolutamente identificado com os propósitos nacionais, o grupo Votorantin não apenas reinveste quase todo o seu lucro na sua capacidade produtiva, como destina parte do seu faturamento a projetos e atividades de preservação do meio ambiente e de inclusão social. Por isso, são significativos os seus investimentos em alimentação, previdência privada, saúde, segurança do trabalho e educação, sendo boa parte desses projetos realizada pelo Instituto Votorantin. A respeito dessa instituição, por sinal, assim se manifestou José Ermírio de Moraes Neto, Vice-Presidente do Conselho de Administração: “O Instituto Votorantin nasceu para potencializar nossa ação no exercício da responsabilidade social, reforçando a histórica e tradicional contribuição do Grupo Votorantin ao desenvolvimento do País nestes 85 anos de vida”.

Em 2002, o Grupo Votorantin investiu 32 milhões e 700 mil reais em ações sociais, sendo 26% desse montante com utilização de benefícios fiscais. Em saúde e alimentação, os investimentos somaram nada menos que 66 milhões de reais. Além disso, foram investidos 18 milhões e 200 mil reais em outros benefícios, enquanto 16 milhões de reais foram aplicados como parcela da empresa no Plano de Previdência Privada, que já conta com mais de 21 mil participantes ativos.

Esses projetos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, contribuem para elevar as condições de bem-estar, para recuperar a auto-estima e para qualificar os funcionários do grupo e seus familiares. Na área de educação, por exemplo, como se pode observar no relatório de atividades do grupo, muitos funcionários da Votorantin, em diversos Estados brasileiros, vivem essa experiência transformadora, de voltar às salas de aula depois de adultos. Além do projeto “Volta às Aulas”, o grupo mantém o “Programa de Formação Escolar”, para colaboradores e terceiros que cursam o supletivo de 2º grau, e o Projeto Despertar.

No segmento de saúde, adota-se preferencialmente o foco preventivo, com campanhas internas que visam a reduzir ou evitar problemas de alcoolismo, tabagismo, diabetes, hipertensão, Aids, estresse, uso de drogas e desnutrição. Para isso, utilizam-se palestras, peças de teatro e até exames médicos realizados no próprio local de trabalho. No setor produtivo da agroindústria, os investimentos em saúde e segurança permitiram que os acidentes de trabalho caíssem de 42, na safra de 1992, para apenas dois, no ano passado.

Na área ambiental, a Votorantin aplicou nada menos que 183 milhões de reais, no ano passado, dos quais apenas 25% correspondiam a ações obrigatórias. Seria até fastidioso listar todas as ações de cunho social e ambiental do Grupo Votorantin, mas gostaria, para finalizar, de destacar os projetos que visam facilitar o acesso ao trabalho, como uma iniciativa de inclusão social. A Votorantin estimula a iniciação profissional de jovens carentes e sua integração social, oferecendo-lhes oportunidade de vivência na organização empresarial. Esse é o caso do projeto “Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas Portadoras de Deficiência”, realizado em parceria com a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais. Os programas “Jovens Talentos” e “Bom Menino” são também iniciativas de êxito com semelhante finalidade.

Concluindo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero manifestar a este Plenário minha satisfação por ter constatado, na visita que fiz à unidade da Votorantin Celulose e Papel, uma vocação empresarial moderna, que alia o interesse econômico à responsabilidade social, a busca da produtividade com a consciência de preservação ambiental. O Grupo Votorantin, seguramente, não é o único que tem esse procedimento, altamente meritório, mas é um exemplo para grandes conglomerados nacionais e estrangeiros. Ao parabenizar a Votorantin, quero estender meus cumprimentos a todo o empresariado brasileiro que busca o crescimento e o progresso sem descuidar dos interesses da coletividade e sem se apartar dos grandes objetivos nacionais.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2003 - Página 35789