Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do fim do impasse entre a Eletrobrás e a empresa El Paso, que fornece energia elétrica para a cidade de Manaus.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • Registro do fim do impasse entre a Eletrobrás e a empresa El Paso, que fornece energia elétrica para a cidade de Manaus.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2003 - Página 37812
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • REGISTRO, SOLUÇÃO, IMPASSE, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, ATENDIMENTO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PAGAMENTO, DEBITOS, AGRADECIMENTO, GESTÃO, TIÃO VIANA, SENADOR, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no começo do mês, trouxe a este Plenário a apreensão dos amazonenses, diante da grave ameaça a que se expunha a Capital do meu Estado, Manaus, de ficar às escuras. A Eletrobrás vinha se colocando em posição de inadimplência, sem honrar o pagamento pelo fornecimento de energia elétrica gerada pela empresa El Paso.

  O débito vinha se acumulando desde o início do atual Governo, portanto havia 11 meses, chegando à cifra de R$100 milhões, dos quais 22 milhões serão reduzidos do total, para abater débitos antigos da El Paso.

Valeram as denúncias. Hoje, como divulga a imprensa, a Eletrobrás e a El Paso chegaram a um entendimento. Como nota o jornal Valor Econômico, as negociações entre a aquela estatal e a empresa geradora de energia para Manaus tiveram idas e vindas. Finalmente, chegou-se a um entendimento

Ao fazer aqui este registro, rendo homenagem ao Líder do PT, Senador Tião Viana, que, na oportunidade do meu protesto, assegurou sua disposição de encaminhar o assunto à Ministra de Minas e Energia. O nobre Líder praticamente assegurou que o assunto chegaria a um desfecho feliz.

Assim ocorreu. Cumprimento o Senador. Cumprimento a Eletrobrás e saúdo a brava população de Manaus, agora distanciada do fantasma de um apagão.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2003 - Página 37812