Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição da matéria intitulada "O Impacto da Cofins", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 6 do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL.:
  • Transcrição da matéria intitulada "O Impacto da Cofins", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 6 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2003 - Página 38073
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), ANALISE, MEDIDA PROVISORIA (MPV), EXTINÇÃO, CUMULATIVIDADE, CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL (COFINS), CRITICA, POSSIBILIDADE, PREJUIZO, SETOR, PRODUÇÃO, AUMENTO, CARGA, TRIBUTOS.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) -

INJUSTIÇA FISCAL

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a edição da Medida Provisória nº 135, que pretende acabar com a cobrança cumulativa da Cofins na cadeia produtiva, fortalece a suposição de que teremos uma elevação da carga tributária, além de ferir o princípio da justiça fiscal.

A matéria intitulada “O impacto da Cofins”, publicada no jornal Correio Braziliense, de 6 de novembro do corrente, mostra que, com a edição da Medida, muitos setores serão sobrecarregados em detrimento de outros. Além disso, o texto reproduz pensamento da equipe econômica de que não haverá elevação da carga tributária, o que não parece ser uma verdade.

Para que conste dos Anais do Senado, requeiro, Sr. Presidente, que a matéria do jornal Correio Braziliense seja considerada como parte deste pronunciamento. O texto é o seguinte:

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2003 - Página 38073