Discurso durante a 168ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcurso dos 40 anos de fundação da Casa do Ceará em Brasília.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso dos 40 anos de fundação da Casa do Ceará em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2003 - Página 38491
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), VOLUNTARIO, COMUNIDADE, PARTICIPAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), UTILIDADE PUBLICA, ASSISTENCIA, POPULAÇÃO CARENTE, ESPECIFICAÇÃO, IDOSO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje muito se fala do terceiro setor, das organizações não-governamentais, do aumento da participação do cidadão nas atividades da comunidade, na realização de tarefas de interesse público e que não deveriam ser da responsabilidade exclusiva das entidades governamentais.

Essa participação vem sendo cada vez mais estimulada. Jovens estão se engajando na execução dessas tarefas, existem entidades especializadas e profissionais realizando em tempo integral atividades do terceiro setor.

A participação nessas entidades muitas vezes é requisito fundamental no curriculum dos jovens, pois muitas empresas, no processo de recrutamento de novos colaboradores, dão preferência a pessoas que já trazem um histórico e uma experiência de trabalho comunitário, de assistência social, de apoio aos grupos sociais mais carentes.

A legislação tem evoluído no sentido de garantir maior apoio aos idosos, responsabilizando familiares que negam assistência aos seus idosos, filhos que não dão assistência aos pais, para citarmos apenas alguns dos assuntos de interesse social que despertam a sociedade para uma atuação mais positiva e não-discriminatória.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande alegria que presto minhas homenagens a uma entidade não-governamental que se mantém graças à dedicação e colaboração de pessoas abnegadas e presta relevantes serviços, de mérito indiscutível, como assistência aos idosos, a pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo atividades específicas nas áreas de saúde, educação, lazer, desporto, recreação, cultura e confraternização.

Para mim é motivo de grande alegria registrar os 40 anos de fundação da Casa do Ceará em Brasília, entidade filantrópica, beneficente, de assistência social, reconhecida como de Utilidade Pública pelos Governos Federal, do Ceará e do Distrito Federal.

Neste momento da vida brasileira em que tanto se fala, em que tanto se legisla e pouco se realiza em benefício dos mais carentes, dos menos afortunados, o exemplo da Casa do Ceará em Brasília deve ser exaltado por todos quantos têm responsabilidade pública ou preocupações de natureza social.

A Casa do Ceará em Brasília foi fundada em 15 de outubro de 1963 por um grupo de cearenses ilustres. Eles estavam impregnados daquele espírito de Juscelino Kubitschek de participar de uma cidade de onde sairiam não apenas as mais altas decisões nacionais, mas que se mostrasse uma cidade mais aberta, mais fraterna, em que as pessoas fossem mais próximas, vivessem e convivessem dentro de um espírito de maior união e de maior solidariedade.

Neste momento em que o Senado Federal acaba de aprovar o Estatuto do Idoso, é confortador verificar que tudo que hoje a legislação procura determinar, há muito tempo já se fazia na Casa do Ceará em Brasília.

Todos os anos a Casa do Ceará realiza, no mês de setembro, a Semana do Idoso, que este ano contou com a participação do Coral Êxodos, do Circo Udi-Grudi, da Companhia de Dança Shelsi, de tratamento de beleza para idosos, de seresta, de bingo, de lanches e brindes para os idosos que são abrigados pela entidade.

A instituição não precisou de nenhuma lei, de nenhuma norma legal, de nenhuma obrigação governamental para realizar uma ação meritória como abrigar e tratar bem os idosos carentes, gratuitamente, pois já vem fazendo isso há muitos e muitos anos, por espírito de solidariedade e de fraternidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo, finalmente, não apenas parabenizar todos quantos dirigem, colaboram e de certa forma fazem a Casa do Ceará em Brasília e, também, conclamar a todos para colaborarem com essa magnífica obra que envolve serviços gratuitos de assistência médica e social, abrigo gratuito para idosos carentes, assistência odontológica, cursos profissionalizantes e confraternização entre cearenses e amigos de todo o Brasil.

Aproveito esta homenagem para lembrar às pessoas que desejam participar de uma atividade séria e meritória no campo social que a Casa do Ceará em Brasília aceita doações de objetos usados e outras contribuições, as quais serão destinadas a pessoas carentes, seguindo os critérios de 40 anos de experiência em solidariedade humana.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2003 - Página 38491