Discurso durante a 169ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do escritor e educador goiano Basileu Toledo França. (como Líder)

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do escritor e educador goiano Basileu Toledo França. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2003 - Página 38566
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BASILEU TOLEDO FRANÇA, PROFESSOR, INTELECTUAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado de Goiás perdeu no último final de semana um de seus maiores intelectuais. Vítima de parada respiratória, faleceu no sábado, em Goiânia, aos 84 anos, o escritor e educador Basileu Toledo França. Sua morte causou grande comoção em todo o Estado, especialmente no meio cultural, pela importância de sua vida e de sua obra.

Basileu Toledo França era considerado um dos nomes de maior destaque da educação em Goiás. Com 24 livros publicados, ocupava a cadeira número 15 da Academia Goiana de Letras, onde ingressou em 1965. Como educador e intelectual, integrou os quadros do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e do Instituto de Cultura Americana. Foi fundador do Instituto França, em Goiânia, um espaço transformado recentemente no Centro de Educação Profissional Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle.

Natural de Jataí, no sudoeste goiano, uma das principais cidades do Estado, o escritor Basileu Toledo França havia recentemente recebido uma homenagem naquela cidade: seu nome foi dado ao Centro Cultural de Jataí. Ele inclusive esteve lá representado pelos seus filhos. Basileu Toledo França foi homenageado, portanto, em Jataí, emprestando o seu nome a um centro cultural. Eu tive a honra de participar também da construção desse centro com emenda de minha autoria e do Deputado Federal Geovan Freitas ao Orçamento da União. Foi assim que conseguimos construir esse centro cultural, contando também com os recursos e o trabalho da Prefeitura de Jataí, administrada pelo Prefeito Humberto Machado.

Basileu teve larga atuação na imprensa, colaborando com inúmeros jornais. Sua primeira incursão no jornalismo foi na extinta Folha de Goyaz, onde escrevia sobre música. Ele também manteve, por muitos anos, uma importante coluna política no jornal O Popular, o principal diário de Goiás.

Mas foi como escritor e educador que Basileu Toledo França deixou sua maior marca. Foram 24 livros publicados, entre romances, coletâneas de contos e ensaios críticos a respeito de literatura, história e economia. Uma de suas obras, que versa sobre Música e Maestros, encontra-se na prateleira de obras raras da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Seu último livro foi lançado em 2002 sob o título Algumas Histórias. Trata-se de uma reunião de histórias fictícias de amizades quando estudou no Rio de Janeiro e São Paulo. Antes de falecer, Basileu havia contado que com este livro resgatava um débito com essas duas cidades, Rio de Janeiro e São Paulo, que foram muito importantes em sua vida e em sua formação intelectual.

Grande parte da obra de Basileu trata das origens do Estado de Goiás. São dele as principais obras existentes sobre os pioneiros, a origem, a formação e a história de meu Estado de Goiás.

Basileu Toledo França sempre entendeu a educação como fator primordial para o desenvolvimento e a justiça social. Sua dedicação ao tema era algo fora do normal. A defesa que fazia da importância da educação era intransigente. Para citar um exemplo apenas, Sr. Presidente, há alguns anos ele chegou a construir uma escola com recursos próprios no povoado de Estância, na minha cidade de Jataí, para que as crianças carentes e os jovens daquele povoado pudessem ter uma escola. Esse foi o maior exemplo que ele deixou em vida.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Basileu partiu aos 84 anos, deixando três filhos: Maria Bernadete, Olga Luzia e José Manoel, sete netos e um bisneto. E, acima de tudo, foi uma marca, um exemplo, um modelo para essa e para as futuras gerações. Um legado de inteligência, de bondade, de persistência e de amor pelas letras, pela educação, pelo seu Estado e pelo seu País.

            Pela importância representada pela obra e pela pessoa de Basileu Toledo França, apresento a esta Casa um requerimento de voto de pesar pela sua lamentável partida.

            Ao aprovar este requerimento, o Senado da República estará prestando uma justa homenagem a uma das mais importantes inteligências de minha cidade de Jataí, de meu Estado de Goiás e do Brasil.

           Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2003 - Página 38566