Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 90 anos da Faculdade de Engenharia de Itajubá, no Estado de Minas Gerais. (como Líder)

Autor
Alberto Silva (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Alberto Tavares Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 90 anos da Faculdade de Engenharia de Itajubá, no Estado de Minas Gerais. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2003 - Página 38635
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FACULDADE, ENGENHARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL, MUNICIPIO, ITAJUBA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBA (MG) (EFEI).

O SR. ALBERTO SILVA (PMDB - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dar aqui a notícia dos 90 anos da Faculdade de Engenharia de Itajubá, cuja solenidade presenciei.

Aquela unidade de ensino superior nasceu do sonho de um brasileiro que queria que os alunos de engenharia aprendessem não só a teoria, mas também a prática. Trata-se de uma escola que ensina engenharia, fazendo, o que não é comum no País.

Estavam lá mais de 200 ex-alunos e ex-alunas, principalmente ex-alunas. Tive a oportunidade de verificar a idéia de Theodomiro Santiago, que, usando quase todo o dinheiro de sua família - que era rica -, comprou uma escola de engenharia, com laboratórios completos de mecânica, engenharia hidráulica, elétrica e civil, e instalou-a na pequena cidade de Itajubá, ao lado de um belo rio. Rapazes de todo o País lá estudavam, e tive a honra de ser um de seus alunos.

Na comemoração dos seus 90 anos, cheguei à conclusão de que aquela escola tem alma e quem ali estuda tem a vontade de ver o País crescer, de estudar para o bem do Brasil. Todos os ex-alunos estão reunidos em associações. Creio que é a única escola brasileira que tem associações de ex-alunos com dirigentes. É algo inédito.

Quero enviar os meus cumprimentos ao Reitor, José Carlos, ao Vice-Reitor, Fred Mark, e aos excelentes colegas, engenheiros eletricistas, Marita, que comanda a associação em Belo Horizonte, Rubens Pinheiro, Presidente Nacional das Associações de Ex-Alunos, Miriam Adelaide e a incansável Sírcia, que se reuniram, pagaram as despesas e juntaram mais de 100 ex-alunas, engenheiras eletricistas e mecânicas. Eu senti o pulsar daquele gesto de brasilidade de Theodomiro Santiago, que criou uma escola que hoje é a Universidade Federal de Itajubá.

Os estudantes que quiserem aprender engenharia com a brasilidade que acompanha o ensino daquela universidade devem ir a Itajubá, no sul de Minas, e serão bem-sucedidos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2003 - Página 38635