Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a dificuldade dos índios em preservar sua cultura e propõe ao senado a doação de sua cota de impressão para editar livros em língua indígena e sobre a história e organização dos povos indígenas no Acre.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Comenta a dificuldade dos índios em preservar sua cultura e propõe ao senado a doação de sua cota de impressão para editar livros em língua indígena e sobre a história e organização dos povos indígenas no Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2003 - Página 35643
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, COMUNIDADE INDIGENA, PRESERVAÇÃO, CULTURA, INEXISTENCIA, PUBLICAÇÃO, LIVRO, LINGUAGEM, INDIO, OBSTACULO, MANUTENÇÃO, TRADIÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, SENADO, DOAÇÃO, COTA, IMPRESSÃO, ORADOR, OBJETIVO, EDIÇÃO, PUBLICAÇÃO, LIVRO, LINGUAGEM, PATRIMONIO INDIGENA, ANALISE, HISTORIA, ORGANIZAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, ESTADO DO ACRE (AC).

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

Sr. Presidente, eu queria tão-somente registrar, com muito orgulho, que na minha terra, no meu querido Estado do Acre, existem 14 nações indígenas, que lutam bravamente, mas com extrema dificuldade, para preservar suas culturas, tradições, línguas. Temos uma Secretaria para Assuntos Indígenas, cujo titular é um legítimo representante dessas nações. Mas, para a preservação dessa tradição, há necessidade de livros em língua indígena, pois as edições estão esgotadas, fazendo-lhes muita falta. Nesse sentido, tomei a iniciativa e a liberdade de propor ao Senado que preste uma singela, mas importante contribuição àqueles povos: que, da minha quota de impressão, sejam editadas duas obras: uma, em língua indígena, e a outra acerca da história e organização dos povos indígenas do Acre.

Faço esse registro para que não reste a menor dúvida da lisura, do trato limpo que deve pautar a nossa conduta nesta Casa. Acredito que seria uma contribuição do Senado Federal para os povos indígenas, e tomo a liberdade de fazê-la por intermédio da minha quota de impressos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2003 - Página 35643