Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Conquistas do esporte brasileiro no ano de 2003.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Conquistas do esporte brasileiro no ano de 2003.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2003 - Página 41721
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, VITORIA, ESPORTE, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, VOLEIBOL, GINASTICA, FUTEBOL.
  • CONGRATULAÇÕES, TIME, FUTEBOL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), VITORIA, CAMPEONATO NACIONAL.
  • SAUDAÇÃO, PERSONAGEM ILUSTRE, ESPORTE, PAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 16-12-2003


            O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Tem a palavra V. Exª, pela ordem.

            O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pela ordem . Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, seria abusar da paciência de V. Exª e dos nobres Senadores querer pedir mais uma prorrogação para fazer um pronunciamento, mas eu gostaria de contar com a colaboração de V. Exª por apenas mais dois minutos para encaminhar um pronunciamento.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Como V. Exª já está falando, continue.

            O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas dizer que o esporte brasileiro viveu um ano muito importante, recheado de conquistas. Foram vitórias no vôlei, na ginástica olímpica e a participação do Brasil nas Olimpíadas.

            Gostaria de fazer este pronunciamento porque o esporte é muito importante, principalmente no combate às drogas.

            Também cumprimento o Presidente do Cruzeiro pela belíssima vitória, o Presidente da CBF por não ter mudado as regras durante esse campeonato e todos os atletas do vôlei brasileiro.

            Enfim, penso que o Senado Federal precisa homenagear o esporte brasileiro que teve um ano de grandes conquistas.

            Solicito a V. Exª que considere todo o pronunciamento como lido.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

***************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR MAGUITO VILELA.

***************************************************************************

     O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) -Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o esporte brasileiro viveu um ano muito importante, recheado de conquistas dentro e fora dos campos. Vitória no futebol, com o coroamento de uma nova fórmula, um novo calendário e uma nova mentalidade. Vitórias no Vôlei, na Ginástica Artística, no Boxe e em tantas outras modalidades.

     Sempre acreditei que os investimentos no esporte são fundamentais. Além de propiciar aos jovens uma vida saudável, longe das drogas, funcionam como um instrumento eficiente de divulgação de uma cidade, de um estado e de um país.

     Nos últimos anos o Brasil investiu mais no esporte, com resultados visíveis internacionalmente. O último deles foi o excepcional desempenho do país nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

     As conquistas não pararam por lá. Neste final de ano assistimos novas importantes vitórias.

     Ontem chegou ao fim o Campeonato Brasileiro de 2003, que coroou o Cruzeiro, de Minas Gerais, como o grande campeão do ano. Foram 32 anos de espera deste tradicional clube, que agora conquista seu primeiro título de Campeão Brasileiro. Foi também o primeiro campeão pela nova fórmula, em pontos corridos. Campeão com todos os méritos, com duas rodadas de antecipação e 11 pontos sobre o segundo colocado.

     O título do Cruzeiro é a consagração de um trabalho pautado pelo profissionalismo, comandado pelo deputado Zezé Perrela, que é presidente do Conselho Deliberativo do clube. A consagração da seriedade, de quem leva o esporte e o futebol a sério.

     E foi consagração também de um dos maiores profissionais de futebol do país, o treinador Wanderlei Luxemburgo. No comando do Cruzeiro, Luxemburgo demonstrou que está no nível dos melhores treinadores do mundo. Sob sua orientação, o Cruzeiro conquistou este ano não apenas o esperado título brasileiro, mas a chamada “Tríplice Coroa”: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

     Aqui manifesto os meus cumprimentos ao presidente do Conselho do Clube, deputado Zezé Perrela, ao treinador Wanderlei Luxemburgo e a todos os jogadores. E aproveito para cumprimentar todo o povo mineiro e o governador daquele estado, Aécio Neves, que é um cruzeirense apaixonado.

     Quero cumprimentar também o atacante Dimba, do Goiás Esporte Clube, que sagrou-se como o grande artilheiro da competição, batendo o recorde de número de gols em campeonatos nacionais. Dimba, junto com outros excelentes atletas, fizeram uma campanha bonita pelo time de meu estado, fazendo com que o Goiás conquistasse, pela primeira vez em sua história, o direito de disputar um campeonato internacional importante, que será a Copa Sul Americana do ano que vem.

     Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o campeonato deste ano não consagrou apenas clubes, treinadores, artilheiros. Foi o início de uma nova fase no futebol que, espero eu, seja agora norteado pela seriedade e profissionalismo totais. A fórmula estabelecida foi cumprida a risca. O calendário seguido como manda o figurino. As regras respeitadas, sem viradas de mesa ou lances de última hora nos bastidores, fatos antes comuns.

     Pelo contrário. O Palmeiras e o Botafogo, por exemplo, caíram para a segunda divisão no ano passado e tiveram que conquistar o retorno à elite do futebol dentro dos campos, jogando futebol. E não em marmeladas feitas nas madrugadas, que beneficiavam sempre os grandes clubes e prejudicavam a credibilidade deste grande patrimônio brasileiro que é o futebol.

     Certamente o Congresso Nacional teve um papel importante neste processo. Foi a partir de acaloradas discussões que nós travamos nesta Casa que medidas novas foram tomadas e seguidas pelos dirigentes nacionais do futebol.

     Quero cumprimentar a CBF pela correção na condução do futebol neste ano. Se criticamos quando avaliávamos estar o errado o caminho, reconhecemos agora os acertos e os resultados obtidos.

     Mas não foi apenas no futebol que o Brasil angariou conquistas. A Seleção Brasileira de Vôlei conquistou há 15 dias a Copa do Mundo, no Japão. Com o título, a o vôlei masculino do Brasil garantiu também, com antecipação, vaga para as Olimpíadas de Atenas no ano que vem.

     Os nossos cumprimentos à Federação Brasileira de Vôlei, ao técnico Bernardinho, que vem colecionando conquistas à frente desta equipe, e a todos os atletas que contribuíram com mais essa vitória.

     Quero aproveitar este pronunciamento também para aplaudir a ginástica brasileira, através das atletas Daiane dos Santos e Daniele Hypólito. O desempenho das duas nas cinco etapas da Copa do Mundo de 2003, com dois pódios de Daiane e um de Daniele, levou o Brasil à sua melhor colocação na competição em toda a história da ginástica brasileira, terminando o ano como o sexto melhor do mundo.

     Foi com muita alegria que na semana passada apresentei votos de aplauso a essas personalidades do esporte brasileiro, aprovados por unanimidade por este plenário. Foi uma justa homenagem que nós prestamos a esses heróis do esporte, que ajudam a engrandecer o nome do Brasil no cenário mundial e nos faz, a cada dia mais, sentirmos o delicioso orgulho de ser brasileiro.

     Era o que tinha a declarar.

     Muito obrigado.


             V:\SLEG\SSTAQ\SF\NOTAS\2003\20031216DO.doc 10:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2003 - Página 41721