Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a manutenção da Ordem do Dia.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Defende a manutenção da Ordem do Dia.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2003 - Página 28848
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), OPOSIÇÃO, REQUERIMENTO, ADIAMENTO, ORDEM DO DIA, IMPORTANCIA, NEGOCIAÇÃO, DEBATE, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, eu me encontrava com a Governadora do meu Estado, numa reunião de Bancada, quando fui avisado de que, no plenário do Senado, estava ocorrendo um embate verbal vigoroso, envolvendo o Presidente da Casa, o Senador José Sarney, e o meu companheiro, o Senador Antonio Carlos Magalhães, ambos amigos meus - e os dois são amicíssimos um do outro.

            Estranhei o fato, aqui cheguei e tomei conhecimento do que tinha acabado de ocorrer. Graças a Deus, o episódio está esclarecido e esteve esclarecido logo quando V. Exª, após o discurso do Senador Marcelo Crivella, anunciou a Ordem do Dia.

            A informação que eu tinha era que a Ordem do Dia, por acordo de Líderes, havia sido transferida. V. Exª sabe muito mais do que eu que a Ordem do Dia só pode ser adiada por acordo unânime de Líderes. E, com certeza, isso deve ter motivado a manifestação enérgica do Senador Antonio Carlos Magalhães, que passou a manhã inteira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, defendendo seus pontos de vista e do Partido em torno da Reforma da Previdência.

            Houve um lamentável mal-entendido porque, parece-me, teria sido anunciada a transferência da Ordem do Dia a fim de ceder espaço para a discussão que queremos que ocorra na hora oportuna - é uma posição de Partido - pudesse ser antecipada.

            O Senador Antonio Carlos Magalhães pode até ter exagerado - não sei se o fez -, mas agiu com a energia de quem defende pontos de vista do seu Partido e de si próprio. Só quero lamentar, Sr. Presidente, que V. Exªs, que são tão amigos, tenham tido essa circunstancial rusga, a qual, tenho certeza, será superada, até pelas observações feitas por V. Exª, que é, acima de tudo, um homem justo, correto, amigo, leal, amigo dos amigos, razão por que merece o respeito de todos nós.

            A posição que o PFL tem com relação à Reforma da Previdência é muito clara: não votaremos contra o interesse nacional, temos retoques a fazer em relação à Reforma da Previdência, faremos valer os nossos argumentos, usaremos o tempo e o prazo necessários e não permitiremos, em hipótese alguma, que o Regimento seja atropelado. Graças a Deus, não o foi.

            E aquilo que eu diria - que, graças a Deus, não preciso dizer - digo de forma diferente: cumprimento V. Exª pela justeza de suas palavras, pelo equilíbrio, pela racionalidade e pela manutenção da Ordem do Dia, que cumprirá a discussão integral que faremos de todos pontos das matérias que estão para ser apreciadas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2003 - Página 28848