Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao pronunciamento do Senador Almeida Lima. (como Líder)

Autor
Fernando Bezerra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RN)
Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Repúdio ao pronunciamento do Senador Almeida Lima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2004 - Página 5496
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, DISCURSO, ALMEIDA LIMA, SENADOR, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, IMPRENSA, OPINIÃO PUBLICA, ANUNCIO, PROVA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, VINCULAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, FALTA, RESPONSABILIDADE, EFEITO, DESEQUILIBRIO, ECONOMIA NACIONAL.
  • APOIO, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), IDONEIDADE, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, DEFESA, CONTINUAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA.

O SR. FERNANDO BEZERRA (Bloco/PTB - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na condição de Líder do meu Partido, o PTB, quero tecer alguns comentários sobre o pronunciamento do Senador Almeida Lima.

Durante quase três anos, vivi - este plenário solidarizou-se comigo, após manifestação explícita do Ministério Público - sob suspeitas absolutamente infundadas. E assisto hoje, pasmo, mesmo com todo o respeito que tenho pelo Senador Almeida Lima, a um pronunciamento, não encontro outra palavra, de certa forma leviano porque inconsistente, baseado apenas e tão-somente em noticiário de um jornal que foi adicionado ao inquérito policial.

Esqueceu-se o Senador de toda uma história de honradez, de luta pela liberdade e pela democracia que estabeleceu por anos o Ministro José Dirceu.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Fazendo soar a campainha.) - Atenção, há um orador na tribuna. Peço às galerias que verifiquem que há um orador na tribuna.

V. Exª pode continuar.

O SR. FERNANDO BEZERRA (Bloco/PTB - RN) - Portanto, Sr. Presidente, não quero repetir todos os argumentos que já foram trazidos a esta Casa, mas gostaria de dizer que amanheci o dia preocupado, como empresário que teve a responsabilidade por alguns anos de liderar a indústria brasileira, na condição de Presidente da CNI. E vi no noticiário dos jornais de hoje que, diante das declarações antecipadas do Senador Almeida Lima, todos os índices que estabelecem parâmetros para o desempenho da economia haviam despencado. Havia crescido o risco Brasil; havia caído a cotação do C-Bonds, o dólar despencou. Isso, Sr. Presidente, foi um ato, no mínimo, impensado, para não repetir as palavras do Senador Renan Calheiros, que considerou o ato uma irresponsabilidade. Nos nove anos em que freqüento esta Casa como Senador da República, nunca vi nem ouvi a palavra de um só Senador nesta Casa que pudesse criar tanta expectativa, que alterasse a expectativa nacional em torno de coisa alguma.

É por isso, Sr. Presidente, que venho aqui em nome do meu Partido repudiar as palavras. Felizmente, foram só palavras. Reafirmo a confiança do PTB no Ministro José Dirceu. Cabe ao País aprofundar as investigações de todas as acusações feitas e punir aqueles que estiverem errados. Fui alvo de investigações por quase três anos e posso dizer agora, de alma lavada, que essas investigações comprovaram a minha mais absoluta inocência. É esta a obrigação que tem o País: promover investigações por meio do Ministério Público.

Quando se fala de CPI - e não quero ser contrário a elas - lembro-me muito bem de que, no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, se criou a Corregedoria-Geral da União, a pretexto de não se instalar a CPI da Corrupção, porque entendia o Governo que não podia ser quebrada a tranqüilidade do desempenho da economia por uma CPI, e que a Corregedoria teria todas as condições de investigação. Será que mudou esse quadro, Sr. Presidente?

Por isso, Sr. Presidente, encerro dizendo que o PTB traz seu repúdio às palavras que considera irresponsáveis, proferidas nesta Casa pelo Senador Almeida Lima, uma vez que inconsistentes. Trago meu apoio irrestrito ao Ministro José Dirceu por toda sua história de vida.

Se há acusações, que sejam investigadas. A Nação quer saber a verdade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2004 - Página 5496