Discurso durante a 33ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração hoje do Dia Mundial da Saúde. Comentário ao artigo intitulado "Lula está dormindo", de autoria de Dom José Maria Libório Camino Saracho, Bispo de Presidente Prudente. Situação difícil por que passa a saúde no Brasil.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comemoração hoje do Dia Mundial da Saúde. Comentário ao artigo intitulado "Lula está dormindo", de autoria de Dom José Maria Libório Camino Saracho, Bispo de Presidente Prudente. Situação difícil por que passa a saúde no Brasil.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2004 - Página 9783
Assunto
Outros > HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, SAUDE, OPORTUNIDADE, ANALISE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SETOR, PAIS.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, BISPO, MUNICIPIO, PRESIDENTE PRUDENTE (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INEFICACIA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Augusto Botelho, que preside esta sessão de 7 de abril, quarta-feira da Semana Santa; Srªs e Srs. Senadores; brasileiras e brasileiros aqui presentes e os que assistem a esta sessão por meio da TV Senado e da Rádio Senado AM e FM ou que deste discurso terão conhecimento pelo Jornal do Senado, quis Deus que estivesse aqui presente o melhor do Brasil, a mocidade estudiosa do meu Piauí.

Muito à vontade, pedi para falar no lugar do Senador Alberto Silva, porque hoje é um dia meu e do Piauí, o Dia Mundial da Saúde. Quis Deus que um médico estivesse presidindo esta sessão, o Dr. Augusto Botelho, de Roraima, de Boa Vista.

Senador João Batista, a Organização Mundial de Saúde, que tenta fazer com que a saúde seja como o sol, igual para todos, reza: saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas é o mais completo bem-estar físico, mental e social. Então, é preciso entender bem-estar social. Por isso, Juscelino, médico, entrou na política. No Piauí, houve quantos Governadores médicos, como eu?

Por que fazer saúde tem a ver com bem-estar social? Senador João Batista, fazer saúde é combater o pauperismo, a miséria, a fome; é prover o bem-estar social e não só o bem-estar físico ou mental. Daí por que homens como eu, o Senador Augusto Botelho e Juscelino Kubitscheck, para servir mais, deixaram seu templo de trabalho, a sala de cirurgia. Deus, guiando nossas mãos, fez-nos salvar uma vida aqui e outra acolá, mas trocamos o bisturi por outro instrumento: a caneta, o poder. Não nos encanta o poder pelo poder, mas a oportunidade de servir - e, na Semana Santa, essas coisas são simples. Disse Cristo: “Vim ao mundo não para ser servido, mas para servir”. Essa é a mensagem que quero dar.

Quero dizer ao Partido que governa, ao PT, que tem na sua sigla a palavra “trabalho”, e ao Senhor Presidente Lula, em quem o Piauí, eu e muitos brasileiros devotamos nossas esperanças: façam uma reflexão! Não usem a palavra “trabalho” para ganhar a eleição, mas no compromisso da voz de Deus, que disse: “Comerás o pão com o suor do teu rosto”. Essa é a afirmação para a reflexão dos políticos que governam. Essa é uma mensagem clara de Deus, pois é obrigação do governante propiciar trabalho. Trata-se de um dever, de uma mensagem, que o núcleo duro do Palácio tem dificuldade de entender.

Senador Alvaro Dias, a dureza é motivo de vanglória, e a ignorância é audaciosa. Como professor de Biologia e de Fisiologia e como médico, sei que duro é quem não pensa, não raciocina. A natureza mostra que temos de ser flexíveis: a árvore dura se quebra com a ventania, e a flexível dobra-se.

Nesta Semana Santa, comemora-se, por coincidência, o Dia Mundial da Saúde. E, orgulhosamente, Senador João Batista, afirmo, não como Senador da República, mas como médico, que entendo ser a ciência médica a mais humana das ciências. É o médico o grande benfeitor da humanidade.

Aqui, em Brasília, afirmo que um dos orgulhos do Piauí é ter, neste País, uma das medicinas mais avançadas, referência e excelência nacional. Não iria cansá-los. Bastaria dizer que poucos Estados entram na Medicina moderna da era dos transplantes e que fazemos - e não vou cansá-los, porque um quadro vale por dez mil palavras - transplante cardíaco com êxito. Isso mostra o avanço.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Mão Santa, V. Exª me permite um aparte no momento adequado?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Senador Paulo Paim, V. Exª - que tem orgulho daquele bravo Estado do Rio Grande do Sul, de um povo trabalhador, que deu a este País as mais expressivas lideranças da nossa História -, sintetiza e simboliza muito bem a grandeza do homem político do Rio Grande do Sul, justamente quando, nesta Casa, é ainda uma esperança do PT, no qual todo o Brasil confiou. V. Exª, nesta Casa, escreveu as mais belas páginas da política e do seu Partido, na luta contra os preconceitos raciais, defendendo o negro, o idoso, o aposentado e o aumento do salário mínimo. É com muito orgulho que o Senador do Piauí abre mão do seu serviço para ouvir o representante do Rio Grande do Sul, mas, na certeza, de que, se houvesse as Olimpíadas de Estado, o Piauí levaria a medalha de ouro, e o seu Estado, a medalha de prata.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Mão Santa, na verdade, eu estava na Vice-Presidência, ouvi a fala de V. Exª e fiz questão de aparteá-lo, sabendo que, nas galerias, se encontram jovens do seu grande e sempre muito bem defendido Piauí. V. Exª foi muito feliz ao dizer que a forma de homenagear a saúde é combater a chaga social. Quero dar aqui o meu testemunho, para que essa juventude leve ao Piauí a certeza de que o Senador Mão Santa é um lutador pelas causas sociais, pelas causas populares, em defesa, inclusive, de um salário mínimo justo, já que, se aprovarmos um salário mínimo decente, iremos beneficiar cem milhões de brasileiros. Senador Mão Santa, fiz questão de aparteá-lo, embora brevemente - o tempo está limitado -, para que os jovens do Piauí levassem este meu depoimento como uma homenagem ao Piauí e ao seu brilhante trabalho de Senador da República. Parabéns, Senador Mão Santa!

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Agradeço a presença e a participação do Senador Paulo Paim e quero me apresentar, já que estamos na Semana Santa. Na paixão de Cristo, houve um homem que se apresentou para ajudá-Lo: Cirineu. Quero ser o seu Cirineu, Senador Paulo Paim, na luta em defesa dos idosos, na luta pela igualdade e pela liberdade dos negros, na luta em defesa dos aposentados, na luta pelo melhor salário mínimo.

Senhor Presidente da República, em certa ocasião, afirmei que a humildade une os homens e que o orgulho os divide. Que volte a governar o País o Presidente Lula humilde!

Um quadro vale por dez mil palavras.

Trago, do jornal O Globo, o que diz Dom José Maria Libório Camino Saracho, representante de Deus nesta terra, Bispo de Presidente Prudente: “Lula está dormindo”. Essa reflexão é muito oportuna nesta Semana Santa.

Que missão dura foi a que Deus Pai deu a seu Filho, Jesus! Houve horas de dificuldade em que Cristo quis ficar desesperado, chegando a pedir ao Pai: “Afaste de mim esse cálice!” Mas Ele cumpriu a sua missão, que o mundo todo, há 2.004 anos, revive.

Atente bem, Presidente Lula: tire um grande ensinamento dessa passagem! No Domingo de Ramos, Jesus chega aclamado, ovacionado, acreditado, e, na sexta-feira, ocorre a Sua paixão. Esse foi um ensinamento às multidões. Estamos aqui porque Cristo cumpriu sua missão. Cristo falou bonito. Não havia naquela época a televisão e o rádio de que dispomos, Senador Eduardo Suplicy, mas Cristo subiu a montanha e disse: “Bem-aventurados os humildes, os mansos! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”.

Faço uma reflexão, Senhor Presidente da República. Senador vitalício Carreira, que está aqui há trinta anos, por que seguimos Cristo? Ele discursou bem. O Senador Pedro Simon também discursa bem; acredito que a liderança dele dure um século, mas é difícil que dure 2.004 anos.

O Pai-Nosso, que beleza de discurso! É um minuto, são 56 palavras. Senador Eduardo Suplicy, há somente 56 palavras no Pai-Nosso. Atente bem para isso e se inspire!

Por que seguimos Cristo? Porque Ele fez obras; não foram só palavras. Olhe o ensinamento, Presidente Lula: afaste-se do núcleo duro, que nada tem para lhe ensinar, que só complica.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, seguimos Cristo. Vamos comemorar e estamos comemorando. O plenário não está vazio. Os Senadores são cristãos. Logo irei ao meu Piauí rezar, segundo nossas tradições cristãs.

Seguimos Cristo, porque Ele fez obras, Senador Paulo Paim: fez cego ver; fez aleijado andar; fez mudo falar; fez surdo ouvir; limpou os corpos dos leprosos, tirou o demônio dos endemoninhados, multiplicou o vinho. Então, Presidente Lula, trabalhe, faça obras, realize! Vossa Excelência ainda não fez um sala de aula neste Brasil. Vossa Excelência está sendo enganado.

A popularidade do Presidente Lula caiu.

Senador Paulo Paim, quero transmitir, por intermédio de V. Exª, que é do PT, um ensinamento ao Presidente. Conheço freio em caminhão, em bicicleta, em carroça, em trem e até em avião - esse avião zero que vem aí tem freio. Até em homem se coloca freio! Adalgisa coloca um freio, e a gente freia. Mas não sei se existe freio em queda política. Não tem não, Senador Eduardo Suplicy. Está caindo e vai cair. Mudem os rumos, a direção.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Reflitam sobre a vida de Cristo: é preciso fazer obras. E isso não houve. Este País decresceu, pecou contra Deus. “Comerás o pão com o suor do teu rosto.”

Olhem o que disse o Bispo: “Lula está dormindo”.

O GLOBO: Por que o senhor beijou e lavou os pés dos sem-terra?

DOM JOSÉ MARIA LIBÓRIO CAMINO SARACHO: É um gesto de fraternidade. A sociedade deve ser fraterna e servir, longe das teorias, sejam quais forem. A prática cristã nos leva a servir.

O GLOBO: Os sem-terra são bem-vindos na Igreja?

DOM JOSÉ:Todos são benvindos. (sic) (...)

O GLOBO: O senhor acha que Lula está dormindo?

Quem responde é o ministro de Deus:

DOM JOSÉ: Está! Falta sensibilidade. Ele acha que vai resolver tudo, mas o nosso povo está sem trabalho, está com fome. E ele está engordando. Por que não faz a CPI do Waldomiro? É uma oportunidade para pôr as coisas às claras. Se errou, peça perdão. Aprenda e não vai mais errar.

Aproveito os minutos finais para dizer o seguinte.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Mas V. Exª me concederá um aparte?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Concederemos, mas temos de falar mais alto para, primeiro, acordar o Lula, porque só falta um minuto.

Sua Excelência ontem fez mídia sobre a saúde. O Presidente inaugurou ontem no Acre, Estado governado pelo PT, um hospital para tratar de lepra. Mas há abandono em Anápolis, cidade importantíssima do Estado de Goiás.

Senador Augusto Botelho, é uma prova do meu amor ao Piauí. Senador Paulo Paim, Deus foi muito bom.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Mão Santa, V. Exª tem um segundo para me conceder o aparte; do contrário, não conseguirei, regimentalmente, fazê-lo.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Não. Mas eu tenho a bondade e a generosidade do Presidente-médico. S. Exª dará o tempo para V. Exª falar. Não se preocupe, porque estou confiante na generosidade do Sr. Presidente, no espírito da lei.

Senador Eduardo Suplicy, Deus foi muito bom para mim. Primeiro, fez com que eu nascesse no Piauí, me casasse com uma mulher do Piauí, tivesse filhos no Piauí, governasse o Estado do Piauí. Hoje, represento nesta Casa o Piauí.

Senador Paulo Paim, ouça este testemunho: Deus foi tão bom para comigo que eu só soube o que era desemprego nas funções de governante. Quando terminei a minha pós-graduação, fui chamado à diretoria do hospital. Um Deputado Federal de Goiás, muito rico, dono do melhor hospital da região, havia sido eleito e deveria escolher um médico para cuidar do hospital. Eu fui apontado pelo Diretor da UTI, Tufik Simão, mas não aceitei. Também recebi ofertas para inaugurar o Hospital do Ipase, com o Professor Serrão. Mas eu queria ir para o Piauí.

Estamos na Semana Santa. Senador Eduardo Suplicy, Moisés, líder da antigüidade, como V. Exª é líder do povo de São Paulo, libertou o povo de Deus e passou 40 anos para guiá-lo para uma terra que deveria ter água, leite e mel - a Terra Prometida. Penso, Senador Paulo Paim, que ele se perdeu. A Terra Prometida é o Piauí, que tem muita água, leite, mel e felicidade.

Encerrarei e concederei o aparte a V. Exª, Senador Suplicy.

Em Anápolis, há um hospital de leprosos, e o Piauí dá o exemplo. Senadores Paulo Paim e Augusto Botelho, serei breve e vou dar minha experiência. O Piauí tem também um leprosário e fica na minha cidade. Em 1945, surgiu a sulfona, medicamento para tratar os leprosos. Quem teve lepra antes de 1945 está mutilado e deformado - está sem nariz, sem perna, sem orelha. E esse povo está em Anápolis. Está aqui no jornal Correio Braziliense. Enquanto uma mídia extraordinária faz propaganda, o jornal, no dia seguinte, mostra que dezenas e centenas de mutilados estão morrendo bem aqui no Estado de Goiás.

Então, eu ensinaria ao Governo o que eu aprendi no meu Piauí, com o povo do meu Piauí.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - É mais fácil tapar o sol com uma peneira do que esconder a verdade. O fato é que a saúde do Brasil, Senador Eduardo Suplicy, vai mal. Ela vai muito bem na propaganda e na mídia que o Governo faz na televisão. Desligou-se a televisão, acabou o Governo do PT.

Ouço o aparte deste extraordinário Líder do PT do Estado de São Paulo, Senador Eduardo Suplicy.

O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. PDT - RR) - Senador Mão Santa, seis Senadores ainda estão inscritos. Pedimos que os pronunciamentos sejam mais breves para que todos tenham a oportunidade de falar. Inclusive o Senador Eduardo Suplicy, que está na pontinha da fila.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Então, eu aproveitaria minhas últimas palavras...

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/ PT - SP) - Vou atender ao pedido de V. Exª, para que eu mesmo possa ter direito à fala.

O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. PDT - RR) - Ótimo, Senador!

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Então, utilizaria minhas últimas palavras aos Céus e a Deus: Oh, meu Deus, abençoe o povo do Brasil nesta Semana Santa e que o Governo se inspire em Deus, buscando trabalho para os brasileiros! Com trabalho, vão desaparecer a fome, a miséria, o pauperismo; e virão a educação, a saúde e a felicidade.

Estas são as nossas palavras, Senador Augusto Botelho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2004 - Página 9783