Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre processo em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Esclarecimentos sobre processo em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2004 - Página 10212
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, SENADO, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, IRREGULARIDADE, AQUISIÇÃO, VOTO, CAMPANHA ELEITORAL, ESTADO DO AMAPA (AP).

O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não houve compra de voto. Devo satisfação a esta Casa. Devo satisfação ao povo do Amapá, que me elegeu para o Senado, e aos meus Pares, Senadores e Senadoras, com os quais convivo ao longo de um ano e quase quatro meses.

Portanto, procurei meus colegas para explicar-lhes que não compramos votos; que não conhecemos as pessoas que nos acusam, nem elas nos conhecem; que não houve nenhum contato entre nós e os nossos acusadores. E é minha obrigação, sim, explicar. Somos agentes políticos, eleitos legitimamente pelos cidadãos e cidadãs dos nossos Estados. Representamos os Estados nesta Casa e, com muita freqüência, discordamos, mas temos respeito uns pelos outros. Exatamente por isso, preocupa-me, sim, prestar satisfação a todos os Senadores e Senadoras desta Casa.

Afirmo categoricamente que não houve compra de votos, em nenhum momento, no pleito de 2002, até porque fiz uma campanha para o meu candidato a Governador, que foi derrotado. Não fiz campanha para o Senado. Fiz campanha para Governador, porque queria ver o meu candidato me sucedendo no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, que se fundamenta nas teses do desenvolvimento sustentável, na combinação da economia com preservação ambiental. Considero um absurdo converter a Amazônia em campo de soja; considero um absurdo reproduzir um modelo em uma região que ainda está intacta e preservada, onde poderemos construir o novo. Eu queria ver o meu Governador eleito para dar continuidade a um programa de oito anos, um programa bem-sucedido, considerando os dados estatísticos do IBGE.

Portanto, insisto que esta Casa merece uma prestação de contas do meu mandato. Mais do que isso, as manifestações das Srªs e dos Srs. Senadores, ao longo desses dias, foram feitas com profundo respeito à Justiça Eleitoral. Em nenhum momento vi qualquer restrição à ação da Justiça. Ao contrário, há uma confiança irrestrita de que esse processo será concluído fazendo justiça.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2004 - Página 10212