Discurso durante a 61ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Desbaratamento de quadrilha que atuava no Ministério da Saúde. Realização de encontros do PT em vários Estados para escolha de candidatos às próximas eleições. Liberação de recursos federais para a recuperação de estradas. Realização do quinto Fórum Internacional Software Livre - Inclusão Social, de 3 e 5 de junho, em Porto Alegre/RS.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA. INFORMATICA.:
  • Desbaratamento de quadrilha que atuava no Ministério da Saúde. Realização de encontros do PT em vários Estados para escolha de candidatos às próximas eleições. Liberação de recursos federais para a recuperação de estradas. Realização do quinto Fórum Internacional Software Livre - Inclusão Social, de 3 e 5 de junho, em Porto Alegre/RS.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2004 - Página 15710
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA. INFORMATICA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, HUMBERTO COSTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, REGISTRO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, DEPOIMENTO, PAULO MALUF, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADOS, DEFINIÇÃO, CANDIDATURA, ELEIÇÃO MUNICIPAL, APRESENTAÇÃO, RELAÇÃO, CANDIDATO, VEREADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • ANUNCIO, RESTAURAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), RECURSOS, GOVERNO FEDERAL.
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, LUIZ NASSIF, JORNALISTA, ANALISE, IMPORTANCIA, MODELO, GARANTIA, LIBERDADE, SOFTWARE.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, APOIO, LIBERDADE, SOFTWARE, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEFESA, IMPORTANCIA, REDUÇÃO, PAGAMENTO, REMESSA DE LUCROS, EXTERIOR.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - São candidatos a candidatos a Vereadores e Vereadoras: Admilson, Alvino, Aparecido Mendonça, Arilsom, Benedito Aurélio, Benedito João, Bolívar, Cledson, Dona Conceição, Dejanira, Deusedy, Diniz, Domingos Sávio, Domingos Silva, Elisvaldo, a nossa Vereadora Enelinda Scala, Ersom, Francisco Félix, Geremias, Helena Bortolo, Hermínio Santos, Isac Lima, Jaime Pereira, João Gomes, José Cesário, José Lyra, José Medeiros, Jucelino, Juscileide Rondom, Larissa, Ludio, Luís Fernando, Manoel, Marleide, Nelsom Borges, Oseas, Robinsom, Rosenval, Urbano, Valdemir, Valtenir, Vlademir Pavesi, Wanderlei Pignati. Enfim, são listas e mais listas. Isso somente na capital.

Fiz questão de ler o nome de alguns companheiros e algumas companheiras para mostrar como as listagens são grandes, de pessoas querendo ser candidato a candidato a Vereador da capital do nosso Estado de Mato Grosso, da nossa Cuiabá.

Reforço, mais uma vez, a todos os companheiros e companheiras que estarão neste encontro do Partido dos Trabalhadores, no sábado e no domingo, na capital de Mato Grosso, que realmente o caminho é por aí. É o caminho da democracia, é o caminho da ampla discussão, é o caminho dos nomes colocados.

Vamos para o debate, para o diálogo, para o entendimento e vamos sair muito fortalecidos para eleger o nosso prefeito da capital.

São muitos os assuntos a tratar, como a questão das estradas, sobre a qual sempre falamos. Em Mato Grosso, há uma profunda discussão a respeito da BR-163, principalmente sobre a parte que vai de Mato Grosso até o Pará, em razão do meio ambiente.

Ontem, estivemos no Palácio do Planalto, com o Presidente Lula, com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e, num empenho muito grande, eles anunciaram que serão recuperados 7 mil quilômetros de estradas até o final deste ano. É uma situação muito difícil, mas, finalmente, o atual Ministro conseguiu traçar o plano do Governo para a recuperação e restauração das nossas estradas federais nos anos de 2005, 2006 e 2007.

Entendo que o principal é a restauração e a conservação por meio dos órgãos federais, com licitações transparentes, de que todos participem, sendo vencedor o que apresente melhor preço e tenha possibilidade de fazer a restauração e a conservação das nossas estradas federais com a melhor qualidade.

Nossas estradas precisam também ser terminadas, como, por exemplo, em Mato Grosso, a BR-364, que ainda tem extensões consideráveis de terra; a restauração das BRs 158 e 163 também é imprescindível, esta última uma das nossas principais vias de escoamento, assim como as BRs 070 e 174.

Referi-me apenas às estradas de Mato Grosso, mas o plano do Governo abrange a recuperação e a restauração de todas as estradas federais do Brasil.

O caminho é por aí mesmo, Ministro Alfredo Nascimento e Presidente Lula. O Governo Federal precisa repassar seus recursos para as instituições que farão a recuperação, a restauração e a construção de alguns trechos de estradas federais pelo Brasil afora. Acreditamos ter encontrado o caminho por que tanto lutamos aqui para a liberação dos recursos da Cide.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª me permite um aparte para falar sobre estradas?

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Senador, eu preciso falar sobre um encontro que vai ocorrer.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Eu gostaria de ajudar V. Exª.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Se V. Exª prometer que será breve, está concedido o aparte.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Serei muito breve. Eu gostaria, para que se mantivesse a coerência do discurso do PT de anos e anos - o Senador Paulo Paim é testemunha disso -, que V. Exª tivesse todo cuidado com as operações para tapar buracos. O PT passou os oito anos do Governo Fernando Henrique Cardoso dizendo que essas operações eram um veio de corrupção, um veio para camuflar. Peço a V. Exª, pelo amor de Deus, para manter a coerência, que determine aos seus companheiros fiscalização absoluta na operação de tapar buracos.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Obrigada. Realmente.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - É um absurdo o que se faz. Senador Paulo Paim, V. Exª é de um Estado que sofre muito com os problemas dos buracos na estrada. Creio que seria muito mais prático fazer a recuperação total dessas estradas do que tapar os buracos. Esse é um poço sem fundo. Tenho certeza de que V. Exª, como defensora da transparência administrativa, será um baluarte nessa questão.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Senador, essa é a questão que eu vinha colocando. Muito obrigada pelo aparte. Procede totalmente o que V. Exª disse. Quero que fique agrupada a fala de V. Exª ao meu discurso. Esse setor é extremamente perigoso. Por isso, não abrimos mão de licitações extremamente transparentes e precisamos estar atentos a tudo o que sugerir qualquer sintoma ou indício de desvio de recursos por esse setor, que já foi um dos maiores desaguadouros de corrupção neste País. Espero que isso seja banido da História do Brasil, principalmente da restauração e conservação das nossas estradas.

O meu tempo se acaba e realmente tenho disciplina. Respeito as Srªs e os Srs. Senadores que estão inscritos para falar. Considero extremamente importante o respeito às companheiras e aos companheiros que querem falar. Portanto, devemos ficar restritos ao tempo regimental.

Gostaria ainda de ler partes de um artigo do Sr. Luís Nassif, “A revanche de Woodstock”. No entanto, peço que seja registrado na íntegra, pois eu iria fazer um discurso em que citaria partes desse texto.

Como o tempo urge, faço apenas um registro e um convite a todas as Srªs e Srs. Senadores. Nós presidimos a Frente de Software Livre e Inclusão Digital, uma frente parlamentar mista composta por mais de 140 Parlamentares, entre Deputadas e Deputados Federais, Senadoras e Senadores. Na terra do Senador Pedro Simon, no Rio Grande do Sul, será realizado um grande encontro, o 5º Fórum Internacional de Software Livre e Inclusão Digital, de 3 a 5 de junho. Será um momento extremamente importante, em que o mundo inteiro vai estar com os olhos voltados para o Brasil, país que está saindo na frente para valer na discussão e ampliação da visibilidade do software livre. Chega de sofware proprietário.

Nós somos um povo extremamente criativo, nossos jovens estão aí com vontade e determinação produzindo coisas interessantíssimas, maravilhosas e supercriativas. Com certeza, não podemos continuar pagando divisas para o exterior, bilhões por ano, por causa do sofware proprietário e do Sr. Bill Gates, que, aliás, acabou de levar uma multa imensa, assunto sobre o qual não posso falar porque o meu tempo acabou.

O sofware livre está posto na mesa, com apoio do Governo brasileiro. É um momento extremamente importante para o Brasil. Estaremos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre 3 e 5 de junho, discutindo sofware livre e inclusão digital.

Não mandemos mais divisas, pois podemos arrecadar divisas para o Brasil com a criatividade e a liberdade da inteligência do povo brasileiro.

Muito obrigada.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************

Matéria referida:

“A revanche de Woodstock (Luís Nassif)”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2004 - Página 15710