Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Justificativa a requerimento que solicita ao Ministro de Estado da Educação, documentos e informações atualizados sobre a situação do cumprimento de metas e objetivos importantes do Plano Nacional de Educação, nos níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando reduzir a evasão e a repetência e implantação progressiva da educação em tempo integral.

Autor
Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Justificativa a requerimento que solicita ao Ministro de Estado da Educação, documentos e informações atualizados sobre a situação do cumprimento de metas e objetivos importantes do Plano Nacional de Educação, nos níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando reduzir a evasão e a repetência e implantação progressiva da educação em tempo integral.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2005 - Página 1317
Assunto
Outros > MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, COMBATE, DESIGUALDADE SOCIAL, AMPLIAÇÃO, ACESSO, CIDADANIA, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, EXCESSO, PRIORIDADE, ENSINO SUPERIOR, REGISTRO, DADOS, SITUAÇÃO, BRASIL, INFERIORIDADE, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, CONDIÇÕES DE TRABALHO.
  • JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, TARSO GENRO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SOLICITAÇÃO, DADOS, CUMPRIMENTO, OBJETIVO, PLANO NACIONAL, EDUCAÇÃO, AMBITO, EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos somos inteiramente solidários com a punição daqueles que assassinaram de forma brutal a Srª Dorothy, uma religiosa americana que, tendo vindo de seu país para servir ao Brasil, terminou sendo vítima de um crime brutal. Quero dizer da nossa expectativa, a exemplo do que declararam aqui as Senadoras Fátima Cleide e Ana Júlia Carepa e tantos outros Srs. Senadores, de que tenhamos uma transformação nas condições de vida naquele Estado.

Venho hoje, com a tolerância do Presidente, registrar a realização, no Rio Grande do Norte, na próxima terça-feira, com a presença do Ministro da Agricultura e do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da abertura da II Feira Nacional do Camarão.

O Rio Grande do Norte é atualmente o maior produtor e exportador de camarão do nosso País. O Brasil é o oitavo produtor de camarão do mundo e marcha, de forma acelerada, para ser o primeiro produtor mundial, graças às condições climáticas oferecidas para a cultura do camarão, em viveiros principalmente. Isso se deve, sobretudo, ao arrojo até mesmo de pequenos empresários, pois temos lá no Rio Grande do Norte, a exemplo de outros Estados brasileiros, a convivência de grandes empresas nessa atividade econômica, mas também de pequenos empresários que, com grande sacrifício, levam essa atividade ao patamar no qual está situada.

Cem empresas se farão representar na Feira do Camarão, e teremos 18 palestrantes, vindos do Brasil e de outros países, que se pronunciarão a respeito da carcinicultura. Contaremos com a presença de 50 empresários europeus para uma rodada de negócios sobre o assunto.

Vale lembrar, para terminar minhas palavras, que essa atividade produz um número de empregos impressionante, principalmente em uma região como a nossa, assolada pela falta de empregos, esse grande problema de nosso País. São 3,75 empregos por hectare. Tudo isso, Sr. Presidente, será retratado na exposição dessa feira, e não podemos deixar de registrar aqui esse acontecimento.

Se o Presidente permitir, o Senador Mão Santa me solicita um aparte, e é sempre bom ouvi-lo.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Nobre Senador Garibaldi, quero cumprimentar V. Exª e dizer que essa expansão se deu justamente quando fomos governadores no Nordeste. A grande produção de carcinicultura era no litoral do Equador, no Pacífico, na cidade de Manta, e lá ocorreu uma epidemia. Digamos que ele tenha ficado anêmico, pálido, uma “vaca louca” do camarão. Então, muitos pesquisadores buscaram uma região semelhante, que tivesse a mesma iluminação, a mesma salinidade. Geograficamente, o Equador da América do Sul está no Nordeste. O Piauí aproveitou e hoje, apesar das dificuldades impostas pelo Ibama, aqueles empresários dedicados, bravos, transformaram o camarão numa das maiores riquezas do Nordeste. No Piauí, cujo litoral é pequeno, no Delta, há grupos de multinacionais, grupos estrangeiros que hoje exploram a carcinicultura. Então, quero prestar aqui o nosso apoio e a solidariedade. Eles enfrentam dificuldades, porque, quando eles começaram a exportar, houve a queda do dólar. Assim, é um setor que deve ser assistido, e V. Exª tem se mostrado, durante este mandato, muito atento à expansão da carcinicultura, que é, sem dúvida, uma das maiores riquezas do Nordeste.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Registro que V. Exª também tem sido muito atuante na defesa dessa atividade.

Para terminar, Sr. Presidente, lembro que os produtores e exportadores do Rio Grande do Norte enfrentaram, recentemente, uma acusação de dumping que partiu de entidades dos Estados Unidos e nós conseguimos, de certa forma, superar mais esse obstáculo, e aí está a atividade de cultura do camarão mostrando a sua exuberância.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2005 - Página 1317