Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Esportista comemorado no dia 19 último.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Homenagem ao Dia do Esportista comemorado no dia 19 último.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2005 - Página 1772
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA, ESPORTE, AVALIAÇÃO, MINISTERIO DO ESPORTE, MELHORIA, ATUAÇÃO, CONGRATULAÇÕES, ATLETAS.
  • IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, EDUCAÇÃO FISICA, NECESSIDADE, ATENÇÃO, ESTADO, OBJETIVO, CIDADANIA, ANUNCIO, PREPARAÇÃO, PROPOSIÇÃO, AUMENTO, RECURSOS, INCENTIVO, ATLETA AMADOR.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como fiz ano passado, faço novamente um discurso sobre a comemoração do Dia do Esportista, que foi no dia 19 próximo passado, mais precisamente no sábado.

E vejo que o trabalho do Ministério dos Esportes foi produtivo. Estamos tendo melhoras. É o caso do Tênis, que se tivemos alguns problemas em quadra, com certeza vemos melhorado o perfil da associação, agora com nova presidência. No futebol, esporte da pátria, segue o rumo de mais vitórias no exterior.

Mas, não posso, como fiz no ano passado, perder a oportunidade de me congratular com todos aqueles esportistas anônimos, amadores e profissionais que se dedicam à atividade esportiva competitiva.

No discurso de 2004, eu disse que é hora “de refletirmos sobre a grande relevância da atividade física na vida do cidadão comum e das práticas desportivas no progresso das sociedades humanas.”

Disse também que é antiga a valoração dada pelo homem às atividades esportivas para a formação do caráter dos jovens e para a manutenção da saúde física e mental.

Encontramos, no passado, várias manifestações ligadas à prática de esporte como salutar à mente e ao corpo.

Revendo meu discurso pude ver que, mantenho a mesma preocupação em demonstrar o quanto é benéfico o exercício físico com acompanhamento especializado. É fator histórico na evolução do homem enquanto sociedade, disse naquele discurso que “Nas antigas civilizações do Ocidente, o enfoque não era diferente. Na Europa, como se sabe, o primeiro povo a atingir um elevado grau civilizatório foi o grego, e uma das inúmeras heranças deixadas pelos helenos para o mundo moderno foi a Educação Física. “.

E é sobre isso que desejo pontuar o discurso deste ano.

Sendo o esporte um elo fundamental, social e econômico, e que resulta em formulação de novas políticas públicas, é de se abreviar que deva merecer melhor atenção do Estado, tanto em âmbito Federal como em âmbito Estadual, pela importância que tem na sociedade.

O jovem esportista tem probabilidades em resultar em um cidadão de melhor postura perante a sua sociedade, pois ele, enquanto esportista, pratica também a confraternização, a aceitação e a busca de melhorar a si e à equipe. É um aprendizado prático de como ser uma boa pessoa. Sem entrarmos na questão da saúde física e mental. E ainda os idosos. A importância que tem para a terceira idade a prática esportiva e constantemente alardeada pelos geriatras. Ao mesmo tempo em que aprimora a forma física, o esporte desenvolve a mente, veiculando aos jovens importantes lições de convivência social.

Resgato um trecho que lido uma no depois, ainda é moderno. “No âmbito da educação escolar, observa-se que os esportes vêm assumindo papel cada vez mais destacado nas instituições educacionais brasileiras. A preocupação das direções pedagógicas com o tema tem crescido, a partir da percepção de que a busca do desenvolvimento nos esportes constitui eficaz instrumento de incentivo aos alunos. A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que ele possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.”.

De tudo resulta que investir na cultura esportiva e em sua formação trará resultados positivos e, portanto, deve ser incentivado. Informo à casa que determinei à minha assessoria que inicie estudos visando a melhoria legislativa no sentido de viabilizar mais recursos para o esporte amador. Logo darei mais informações. Faço isso pensando que investir na área esportiva significa desenvolver melhor a população. Para isso, contudo, não basta concentrar recursos em uma única modalidade ou em atividades de base, por exemplo. Todos os setores do esporte devem ser contemplados.

Nunca é demais dizer que o trabalho cotidiano do esportista é o de dar o melhor emprego a sua força, sua habilidade, sua inteligência para superar os próprios limites, resta daí que surge um cidadão integrado à sociedade em que vive ao delimitar-se com regras e vislumbrando qualidades como resultado de sua luta.

Assim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero comemorar o Dia do Esportista propondo uma ampla discussão para buscarmos soluções e formas de ajudar ainda mais os brasileiros que buscam no esporte um motivo de dar vazão às suas metas, seja na forma de manifestação cultural, na busca de elevação social, como um modo de demonstrar seu amor à Pátria, à família, aos que querem bem, seja qual for, sempre será um bom motivo e deve receber de todos nós o mais puro sentimento de respeito e apoio. Parabéns esportistas brasileiros.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2005 - Página 1772