Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saudação ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Senhor Tabaré Vázquez

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Senhor Tabaré Vázquez
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2005 - Página 7300
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, CONGRATULAÇÕES, ELEIÇÃO, BENEFICIO, DEMOCRACIA.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Para uma saudação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Tabaré Vázquez, o Senador Eduardo Suplicy falou a V. Exª em nome da Nação Brasileira. Eu falarei em nome do Brasil, mas especialmente em nome do Rio Grande do Sul.

Nós, do Rio Grande do Sul, temos com o Uruguai uma relação de carinho, de amizade. Praticamente somos um Estado a continuação do outro. Nós, do Rio Grande do Sul, aprendemos a conviver com o Uruguai e a respeitá-lo; a ter um carinho tão intenso pelo Uruguai que muitos dos nossos símbolos e exemplos vêm daquela grande pátria. Pode acreditar: no Rio Grande do Sul, nós esperávamos há muito a vitória da Frente Ampla e a sua vitória. Pelo seu nome, sua biografia, sua dignidade, pelo que V. Exª representa, eu quero crer que a democracia haverá de se consolidar no Uruguai. Quero crer que a democracia haverá de se consolidar no Uruguai. Quero crer também que haverá mais justiça social. Assim V. Exª haverá de conduzir, tenho certeza absoluta, a nação uruguaia.

Para nós, o Uruguai é um grande exemplo, exemplo de um país pequeno, mas extraordinário, que espelha dignidade e honradez. Nós todos somos muito gratos ao Uruguai porque nas horas difíceis por que passou nosso país, ele acolheu os brasileiros exilados, principalmente os gaúchos. Muitos deles, anos a fio, como o ex-Presidente João Goulart, o Dr. Leonel Brizola e outros, receberam daquele povo o carinho, o afeto, que lhes faltavam em nosso País.

Acredite, bravo Presidente Tabaré Vázquez, nós rezamos e torcemos para que seja exitosa essa experiência nova do Uruguai, decorrente da grande vitória do seu Governo, e para que V. Exª corresponda aos anseios dos uruguaio e dos brasileiros.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2005 - Página 7300