Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à posição adotada pela Senadora Heloísa Helena no que se refere às denúncias contra o Ministro da Previdência Social, Senador Romero Jucá.

Autor
Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Elogios à posição adotada pela Senadora Heloísa Helena no que se refere às denúncias contra o Ministro da Previdência Social, Senador Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2005 - Página 9255
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, HELOISA HELENA, SENADOR, DEFESA, INTERESSE PUBLICO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS).
  • COMENTARIO, FALTA, ETICA, GOVERNO FEDERAL, BUSCA, FAVORECIMENTO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dar os parabéns à Senadora Heloísa Helena.

Mais uma vez, a Senadora prova que tem qualidades que rareiam no mundo político brasileiro: ela tem espírito público, ela sacrifica correligionários, colegas e amigos quando está em causa o interesse público e ela tem coragem.

Sei o quanto é duro, o quanto é difícil contrariar interesses em uma casa legislativa. Sei como é duro votar contra, às vezes, um colega envolvido em processo no Conselho de Ética, mas é o que a coisa pública exige de nós.

Nada tenho contra o Senador Romero Jucá, mas ministro, senador, qualquer homem público é como a mulher de César: não basta ser, é preciso parecer também. A enxurrada de acusações contra o Ministro faz sangrar o próprio Ministro, faz sangrar o PMDB e faz sangrar o Governo.

Às vezes, fico imaginando, Senadora Heloísa Helena, como o Brasil está de pernas para o ar. Se eu imaginasse, três anos atrás, o Senador Romero Jucá Ministro de Fernando Henrique Cardoso, eu estaria vendo o Senador Arthur Virgílio penar ouvindo o desfile de petistas na tribuna pedindo a cabeça do Ministro de Fernando Henrique Cardoso.

Hoje, vejo o silêncio ou a defesa antecipada do Ministro. Haverão de dizer que o Presidente Lula e o PT fazem isso em troca da governabilidade, porque precisam do PMDB. Se eu fosse Presidente da República, eu também faria concessões pela governabilidade, mas haveria um limite: o limite ético. Eu diria ao PMDB e a todos os partidos aliados: “Indiquem-me qualquer nome para o Ministério, desde que não esteja respondendo a processo criminal. Esse é o critério. Não será aceito nem indicado pelo PT, se estiver respondendo a processo. Réu de processo não será meu ministro.” Não fazem isso, porque perderam seus padrões éticos e têm agora projeto de poder, pura e simplesmente.

Infelizmente, estamos vivendo um período tristíssimo da história política deste País. Só dizendo como o orador romano: “O tempora! O mores! (Oh, tempos! Oh, costumes!)”, Senadora Heloísa Helena.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2005 - Página 9255