Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.
Aparteantes
Garibaldi Alves Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13049
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), IMPORTANCIA, ATIVIDADE, EMPRESA, INTEGRAÇÃO, BRASIL, ELOGIO, PADRÃO DE QUALIDADE, JORNALISMO, PUBLICIDADE, ARTE DRAMATICA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, VITIMA, VIOLENCIA, FAVELA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente em exercício, Senador Romeu Tuma; Sr. Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal; Ministro Ciro Gomes, querido amigo; Dr. João Roberto, querido amigo; venho, como o Senador Cristovam Buarque, não para pedir licença, Ministro Ciro Gomes, e roubar o rio São Francisco para fazer uma imagem da TV Globo, mas sim com base no título do Ministério que V. Exª ocupa, o Ministério da Integração Nacional.

De fato, foi ressaltado aqui por todos os oradores que me antecederam o papel da TV Globo como instrumento de integração nacional. E esse papel foi realizado com talento e competência. Creio que a marca da TV Globo, nos seus 40 anos, é a sua qualidade, a competência, a qualidade dos seus profissionais.

Falou-se aqui da independência de Dr. Roberto durante o período do regime militar. E sou testemunha disso em minha casa. A minha família deve à TV Globo o alimento, a educação, a qualidade de vida que tivemos. Em grande parte desses 40 anos, meu pai, tanto na TV Globo quanto no jornal O Globo, lá trabalhou. Sou muito grato por isso: como filho, do ponto de vista fisiológico, e do ponto de vista espiritual e cultural, porque jamais me esquecerei das reuniões quando, menino, acompanhava meu pai à TV Globo, preparando o especial de Tom Jobim. Sentavam-se lá à mesa Tom, Vinícius, Miúcha. Jamais me esquecerei de especiais com grandes artistas da música brasileira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, e lá estava o meu pai envolvido com isso! As coberturas das escolas de samba, que, durante tantos anos, ele fez!

Mas a minha maior gratidão neste plenário, nesta tribuna, é como Senador do meu Estado, o Rio de Janeiro, aqui representando 4 milhões e 200 mil votos que me trouxeram a esta Casa. Eu queria agradecer, João, pela importância que as Organizações Globo têm para o meu Estado e para a minha cidade, o Rio de Janeiro.

Na mesma década em que perdíamos a condição de capital, ganhávamos a TV Globo. E quanto tem sido importante para o desenvolvimento econômico do nosso Estado a presença da TV Globo. E quanto ela se expandiu para o Brasil, para o exterior, se mantendo em nossa cidade, se desenvolvendo em nossa cidade.

Veio a TV a cabo, com conteúdo produzido pelas Organizações Globo. Sportv, MultiShow, GNT, Globo News, Rio de Janeiro, sede TV Globo, sede Rio de Janeiro, da Globosat; veio a Sky TV, Rio de Janeiro; veio a Globo.com, Rio de Janeiro; veio a Globo Filmes, Rio de Janeiro; ajudando a alavancar o cinema nacional; e veio esse investimento extraordinário da dramaturgia internacional, que é o Projac, investimento de qualidade, de competência.

Então, a Globo foi, é e será líder de audiência não por um decreto, por um arranjo político, mas porque tem qualidade, porque tem gente capacitada trabalhando, seus funcionários, atrizes, atores, jornalistas, cinegrafistas, câmeras, produtores. O padrão Globo de qualidade ajudou a publicidade brasileira a se transformar numa publicidade de alto nível. A publicidade brasileira hoje é premiadíssima - no Festival de Cannes, de Nova Iorque e de outras praças - graças à TV Globo, que a estimulou a crescer e a se desenvolver. E tudo isso tendo como sede o Rio de Janeiro.

Então, muito obrigado à TV Globo.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Ouço V. Exª com muito prazer.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Eu deveria apartear um Senador nordestino, mas, tendo em vista a vocação nacional do Rio de Janeiro e a gentileza de V. Exª, V. Exª vai me permitir que eu também preste minha homenagem à Rede Globo de Televisão por ocasião dos seus 40 anos de vida, dizendo do trabalho que ela faz em favor da nossa região e prestando uma homenagem a um repórter que não poderia ser esquecido nesta hora, que é o Francisco José, que há muitos e muitos anos está vivendo os problemas da nossa região e reportando esses problemas. Então, quero agradecer à Rede Globo, homenageando esse repórter e a Beatriz Castro, que também é repórter da Rede Globo no Nordeste, e dizendo que a Rede Globo tem sido fiel quando expõe os problemas do Nordeste, as duas faces do Nordeste, o grande potencial daquela região e ao mesmo tempo a sua pobreza e a sua fome, que, se Deus quiser, vamos amenizar, vamos superar. Muito obrigado à Rede Globo de Televisão e muito obrigado a V. Exª por esse abuso que cometo, interrompendo o seu brilhante discurso.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Imagine, V. Exª apenas engrandece e nos honra com esse aparte.

Aproveitando a homenagem a Francisco José, grande repórter brasileiro, faço uma homenagem a alguém que nos deixou, vítima da violência nos grandes centros urbanos e da insegurança dela decorrente, que todos nós esperamos um dia reverter, o grande jornalista carioca, mangueirense, vascaíno, amigo de minha família, Tim Lopes. Ele nos serviu e serve como referência do que devemos lutar para reverter essa violência que tanto mal tem feito aos grandes centros do Brasil, especialmente à minha cidade, o Rio de Janeiro.

Hoje é um dia de festa: quarenta anos! João, parabéns!

Retomo dizendo que o povo do Rio de Janeiro é muito grato e muito orgulhoso de ter a TV Globo na nossa cidade. É um patrimônio do nosso povo, da nossa cidade. Mais do que qualquer outra instituição, a Rede Globo soube ressaltar, defender, enaltecer, mostrar os erros, diagnosticar, sobretudo valorizar. O Rio de Janeiro deve muito à TV Globo.

Parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13049