Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Fernando Bezerra. Crise institucional em Rondônia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Solidariedade ao Senador Fernando Bezerra. Crise institucional em Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15045
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, FERNANDO BEZERRA, SENADOR, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, VINCULAÇÃO, CORRUPÇÃO.
  • ANALISE, CRISE, ESTADO DE RORAIMA (RR), DIVULGAÇÃO, TELEJORNAL, CORRUPÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL, EXISTENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, GOVERNADOR, REGISTRO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, INVASÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, SEDE, GOVERNO ESTADUAL.
  • DEFESA, IDONEIDADE, ORADOR, QUALIDADE, EX GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, RETIRADA, AÇÃO JUDICIAL, INTERPELAÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de me solidarizar com o Senador Fernando Bezerra pelas acusações injustas que vem sofrendo e, ao mesmo tempo, falar de um episódio que está acontecendo em Rondônia, meu Estado.

Lamentavelmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a crise institucional no meu Estado é brutal, haja vista os acontecimentos dos últimos dias, especialmente aquele a que o Fantástico se referiu no domingo. A reportagem dava conta das gravações que o Governador do meu Estado teria feito de conversas de alguns parlamentares estaduais. Essas gravações já devem ter mais de um ano. A Senadora Fátima Cleide se pronunciou, nesta tarde, no sentido de que, há um ano praticamente, estamos ouvindo que o Governador tem fitas gravadas de conversas dos deputados estaduais. Eles instalaram uma CPI contra o Governador devido às acusações feitas, inclusive pelo Ministério Público Federal, processo de corrupção que corre hoje no STJ e outros desmandos do Governo do Estado de Rondônia. E hoje a guerra está instalada.

Neste momento, chega a notícia de que a população, em torno de duas mil pessoas, invadiu a Assembléia Legislativa e, logo em seguida, invadiu o Palácio do Governo do meu Estado. E como o Senado, Sr. Presidente, é a Casa da Federação, faço aqui um apelo ao Senado da República e às instituições federais para que ajudem, neste momento, a conter esta crise no meu Estado.

Ao mesmo tempo, quero fazer a defesa da minha honra, porque fui Governador do meu Estado de 1994 a 1999. E um parlamentar estadual disse, nessa reportagem do Fantástico, que, na minha época, era praxe pagar aos deputados estaduais para apoiar o governo. Mas o Parlamentar que disse isso não era sequer deputado quando eu era Governador. Esse deputado era vereador no interior e só depois chegou à Assembléia Legislativa do Estado.

Eu já o interpelei judicialmente. Ontem, na cidade de Porto Velho, dei entrada a uma ação na Justiça para que esse deputado prove o que disse no foro legal.

Então, ficam aqui as minhas palavras, Sr. Presidente, pedindo, mais uma vez, o empenho do Senado da República, das autoridades federais, para que nos ajudem a superar esta crise lá no meu Estado, Rondônia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15045