Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários à coluna do jornalista Clóvis Rossi, publicada hoje no jornal Folha de S.Paulo. (como Líder)

Autor
Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Comentários à coluna do jornalista Clóvis Rossi, publicada hoje no jornal Folha de S.Paulo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2005 - Página 16162
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PUBLICAÇÃO, CARTA, AUTORIA, MULHER, PARTICIPAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, FERNANDO COLLOR DE MELLO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • DEFESA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), BENEFICIO, ESTABILIDADE, NATUREZA POLITICA, GOVERNO FEDERAL.

O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM. Pela Liderança do PDT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Arthur Virgílio acabou de citar frases de parlamentares e líderes do Partido dos Trabalhadores pronunciadas há três ou quatro anos. Todos que têm memória neste País se lembram disso.

Eu gostaria, bem a propósito, que todos os parlamentares do PT e todos os membros do Governo tivessem lido a coluna de hoje do jornalista Clóvis Rossi, publicadas na Folha de S.Paulo, porque ele não exprime a sua opinião, mas transcreve a carta de uma brasileira, que me permito ler para os senhores e as senhoras:

O leitor mais jovem certamente não lembra, mas Sandra Fernandes de Oliveira foi aquela moça que teve a coragem de correr todos os riscos para pôr o último prego no caixão do governo Fernando Collor de Mello ao denunciar a chamada Operação Uruguai. Ajudou, portanto, a livrar o país daquele que foi o mais nefasto de seus governos democráticos.

Sandra deveria, portanto, estar orgulhosa, certo? Errado, diz ela em carta que enviou a parlamentares de TODOS os partidos e da qual me fez chegar uma cópia.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, especialmente do Partido dos Trabalhadores. Vejam o que diz Sandra Fernandes de Oliveira, a jovem que ajudou, de certa forma, a afastar Fernando Collor de Mello:

“Sinto uma enorme tristeza ao ver que o Brasil não mudou depois do impeachment de Collor. (...) É absurdo o presidente Lula dizer que daria um cheque em branco ao deputado Roberto Jefferson e dormiria tranqüilo... É absurdo ver a cúpula do PT (...) manobrar para abafar a CPI dos Correios.”

Continua Rossi:

Os três citados foram importantes na operação do esquema Collor, de que Roberto Jefferson foi um dos chefes da tropa de choque.

Continua Sandra :

“Se eu pudesse [voltar atrás], jamais teria denunciado Collor na farsa da Operação Uruguai. Eu tinha a esperança de que poderia viver, com a destituição de Collor, num Brasil melhor, com mais dignidade, honestidade e justiça social. Sonhei, pelos líderes do PT que falavam em nome da ética na política, que o Brasil teria jeito, poderia melhorar! Que desilusão e que decepção! Um choque, um trauma...”

Sr. Presidente, Senador Tião Viana, V. Exª é um dos mais proeminentes membros da Bancada do PT nesta Casa. A frustração, a decepção, a amargura da jovem Sandra é a de milhões de brasileiros e brasileiras que apostaram tudo no PT e no Governo Lula. Ouvir agora parlamentares do PT repetirem da tribuna o que diziam, há quatro anos, senadores do partido do governo anterior, os mesmos argumentos, de que a CPI vai desestabilizar o País...

Senador Tião Viana, há uma cegueira. Os políticos hoje no poder são pianistas do Titanic. O que pode desestabilizar não apenas este Governo, mas a democracia neste País, é o desalento de milhões de brasileiros. Ouço isso na rua, em toda parte onde chego. Isso está se generalizando, se espraiando no País. Se este Governo, se estes políticos que levaram vinte anos pregando ética, agora no poder, não a praticam, acreditar em quem? No retorno dos anteriores? Acreditar em quem? O meu temor é que o povo brasileiro caia na apatia, na descrença total na classe política, abrindo caminho à ascensão de aventureiros que levarão o País não sei para onde.

Senador Tião Viana, eu lhe pediria que, nas conversas com seus... V. Exª nunca me disse, mas sei como deve estar sendo torturado intimamente. Diga a eles que CPI não desestabiliza o País, mas abafamento de CPI por quem gritava contra isso pode, sim, desestabilizar o País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2005 - Página 16162