Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo estabelecimento de prazo pelo Presidente do Senado para indicação pelas lideranças dos integrantes da CPI dos Correios.

Autor
Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Satisfação pelo estabelecimento de prazo pelo Presidente do Senado para indicação pelas lideranças dos integrantes da CPI dos Correios.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2005 - Página 18732
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, FIXAÇÃO, PRAZO, INDICAÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATRASO, DEMISSÃO, DIRIGENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL (IRB), VINCULAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DENUNCIA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, DISTRIBUIÇÃO, PROPINA, BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, APOIO, GOVERNO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo, em primeiro lugar, manifestar a minha satisfação com a decisão do Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, que hoje, em reunião com as Lideranças, fixou o prazo de até as 18 horas para que fossem indicados Deputados e Senadores que vão compor a CPI, que, lida no Congresso Nacional, tem que ser instalada e cumprir os seus objetivos.

Reafirmo aqui a minha confiança de que a CPI, instalada, escolha seus dirigentes na forma da praxe do rodízio, da proporcionalidade, cabendo, indubitavelmente, ao Bloco de Oposição do Senado Federal, o Bloco da Minoria, pelo qual falo neste momento, a indicação do Relator, e ao PT da Câmara dos Deputados a do Presidente.

Quero registrar que considero incompleta a ação do Presidente da República na demissão tardia dos dirigentes dos Correios e do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil). Deixa dúvida o fato de não ter feito todas as demissões e nos leva a poder imaginar que essas só ocorreram para que ele pudesse abrir, com visível constrangimento - como viram todos - o IV Fórum Global contra a Corrupção.

Fico preocupado e ocupo esta tribuna quando, na seqüência das denúncias, aparece a entrevista do Deputado Presidente do PTB, e o articulador político confirma que o Presidente, mesmo ouvindo genericamente, já tinha sido alertado sobre as mesadas e o mensalão. Fico preocupado ao ver o Deputado Miro Teixeira, figura que ocupa lugar de destaque na Câmara Federal desde 1983, afirmar que ouviu muito mais do que foi dito pelo Deputado Presidente do PTB na sua entrevista à Folha de S.Paulo.

Fico amplamente e mais preocupado ainda quando ouço as declarações do Governador Marconi Perillo, informando que, pessoalmente, havia alertado o Presidente da República sobre a existência do mensalão.

O PFL não abrirá mão, em hipótese alguma, de se colocar na posição que está se colocando, na defesa dos termos que foram objeto do requerimento para instalação da CPI, e entende que essa apuração inclui Correios, inclui IRB e inclui mesada e mensalão, para que a sociedade brasileira tenha uma resposta às suas preocupações.

Espero que os Partidos PMDB, PL, PP, PSB, PCdoB, por seus Líderes, respondam a um obscuro Ministro que os classificou ontem de más companhias. Acho que está na hora de cada um colocar a sua posição de forma clara, não aceitando insinuações nem denegrimentos dessa natureza.

Recomendo a todos os Senadores, Senadoras, Parlamentares, a leitura do artigo do grande jornalista brasileiro Elio Gaspari, publicado na imprensa hoje, intitulado “De celsodaniel@pt.org para lula@mundo.gov”. Vou pedir que ele seja incluído no meu pronunciamento para que conste dos Anais desta Casa.

Quero ainda dizer que o Presidente Renan Calheiros deverá, na forma correta como está conduzindo o processo, determinar a instalação imediata da CPI, com - repito - o respeito ao rodízio e à proporcionalidade, para que possamos realmente ter, do lado do Executivo, o cumprimento da palavra desejada pelo Presidente da República: cortar na própria; e do lado do Legislativo punir a quem merece, a corruptos e corruptores, doa a quem doer.

            Essa é a palavra da Minoria nesta Casa.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JORGE BORNHAUSEN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

De celsodaniel@pt.org para Lula@mundo.gov


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2005 - Página 18732