Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a bancada paraibana que, juntamente com o Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, vem trabalhando junto às autoridades federais, para a expansão da Universidade para todo o interior do semi-árido. (como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Saúda a bancada paraibana que, juntamente com o Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, vem trabalhando junto às autoridades federais, para a expansão da Universidade para todo o interior do semi-árido. (como Líder)
Aparteantes
Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/07/2005 - Página 24968
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, MOBILIZAÇÃO, BANCADA, AUTORIDADE, REUNIÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REIVINDICAÇÃO, EXPANSÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), INTERIOR, REGIÃO SEMI ARIDA.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com toda certeza, o centro de toda a civilização é o homem e, certamente, o elemento mais importante de uma sociedade, seja ela nacional ou supra-nacional, é o homem.

A qualificação desse homem, se mais preparado ou menos, se mais qualificado ou menos qualificado, é que faz a diferença, e é isso que conta hoje no mundo globalizado. A qualificação existe sempre por intermédio do ensino no trabalho ou nos cursos, em suas várias gradações, mas principalmente da universidade como um todo.

A Paraíba tem três universidades: duas federais e uma estadual. A Universidade de Campina Grande pretende se expandir para o Cariri, o nosso sertão, e para o Vale do Piancó, que fica paralelo ao sertão, embora não deixe de ser sertão, mas um vale com características específicas.

Ontem, para minha alegria, toda a Bancada do meu Estado esteve com o futuro Ministro da Educação, Fernando Haddad, com o Reitor Thompson, da Universidade Federal de Campina Grande, e com o Governador. Fiquei muito feliz porque não tinha nem Governo nem Oposição. Eram todos paraibanos e pediam o quê? Exatamente aquilo que acabei de falar: a expansão da Universidade Federal de Campina Grande para todo o interior sofrido do nosso semi-árido.

O Senador José Maranhão e eu fomos, como membros da Oposição, acompanhados por Prefeitos e Deputados, e lá fizemos um coro único. O Governo Federal está fazendo bem, quando cria universidades, como as que criou no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia, em Minas Gerais. O Governo expandiu cursos por vários lugares. Esperamos que o mesmo aconteça com a nossa Paraíba.

            Saúdo a Bancada paraibana como um todo, que, unida, luta por causas que são de importância para o Estado. Saúdo também o Governo, porque está buscando expandir as universidades. Com toda a certeza, isso é importante para a qualificação do trabalhador brasileiro, da juventude brasileira, num mundo globalizado, onde vão enfrentar, cada vez mais, pessoas treinadas em alta tecnologia, em tecnologia de ponta. Só por meio dessa qualificação, teremos condição de enfrentar a concorrência.

Muito obrigado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Ney Suassuna, V. Exª ainda dispõe de bastante tempo. V. Exª me permite um aparte?

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Ouço V. Exª.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Esse tema até me comove. Na semana passada, fiz um pronunciamento. Depois, uma pessoa me mandou um e-mail; acredito que não tenha entendido bem o que falei. Falava justamente sobre o papel das universidades, sobre a criação das novas universidades que o Congresso votou nos últimos momentos do mês de junho, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Mato Grosso e em Minas Gerais. Reportei-me à Universidade do Acre. Aproveito este momento para falar ao Ministro Antônio Palocci e ao nosso novo Ministro da Educação que o que queremos, no Estado, não é a criação de uma nova universidade, mas a expansão da atual universidade para todo o interior. Diante disso, pedi a liberação de duas importantes emendas, uma delas, uma emenda de Bancada. A nossa Bancada inteira - os onze Parlamentares, três Senadores e oito Deputados - aceitou colocar aquela emenda para interiorização. E mais: dentro das emendas individuais, cada um dos Parlamentares destinou cerca de R$150 mil, para gerar perto de R$2 milhões, a fim de que possamos instituir a Universidade da Floresta, que vai ter um tema específico para o estudo da nossa biodiversidade. Então, proponho que nos irmanemos nessa grande causa, para que tenhamos essa conquista no nosso Estado. Eu pediria a força de V. Exª, para que nos ajude neste empreendimento de garantir recursos para a Universidade Federal do Acre, dentro da sua expansão, que é colocar centros de trabalho em cada um dos nossos Municípios no Estado. Muito obrigado e parabéns a V. Exª.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Obrigado, nobre Senador Sibá Machado. Com toda a certeza, conte comigo para ajudar no que seja possível.

Eu cometi um equívoco, quando disse que a Paraíba tem três universidades. Não, o Estado tem mais. Ele tem universidades privadas e até uma universidade do trabalho, a Universidade Corporativa, que é da Federação das Indústrias, que treina, num grau mais aperfeiçoado, pessoas que, uma vez qualificadas, encontram emprego com muita facilidade. Basta dizer que todos das últimas turmas que passaram pela Universidade Coorporativa da Indústria em Campina Grande, sem exceção, obtiveram emprego imediato.

Então, estarei lutando juntamente com V. Exª, porque esse é um objetivo dos nossos Estados.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/07/2005 - Página 24968