Discurso durante a 121ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da instalação do Fundo de Universalização das Telecomunicações - FUST, na eminência do reinício das aulas, a partir de primeiro de agosto. Comemoração pelo transcurso dos 80 anos de criação do jornal O Globo.

Autor
Luiz Otavio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. HOMENAGEM.:
  • Defesa da instalação do Fundo de Universalização das Telecomunicações - FUST, na eminência do reinício das aulas, a partir de primeiro de agosto. Comemoração pelo transcurso dos 80 anos de criação do jornal O Globo.
Aparteantes
Wellington Salgado.
Publicação
Publicação no DSF de 29/07/2005 - Página 25861
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. HOMENAGEM.
Indexação
  • REIVINDICAÇÃO, PROVIDENCIA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), APLICAÇÃO DE RECURSOS, FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES (FUST), AREA, EDUCAÇÃO, AQUISIÇÃO, COMPUTADOR, ESCOLA PUBLICA, INCLUSÃO, ESTUDANTE, IMPORTANCIA, OPORTUNIDADE, REINICIO, SEMESTRE, ANO LETIVO, EXPECTATIVA, POSSE, FERNANDO HADDAD, HELIO COSTA, MINISTRO DE ESTADO.
  • CRITICA, PARALISAÇÃO, RECURSOS, FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES (FUST), IMPORTANCIA, INCLUSÃO, MATERIA, PAUTA, INTERESSE NACIONAL, LIBERAÇÃO, VERBA, EDUCAÇÃO, RODOVIA, ENERGIA ELETRICA, REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, MINISTERIO DA FAZENDA (MF).
  • IMPORTANCIA, EXERCICIO, FUNÇÃO LEGISLATIVA, SIMULTANEIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, que preside esta sessão; Srªs e Srs. Senadores, hoje, venho à tribuna desta Casa para, primeiro, lembrar que, na próxima segunda-feira, no dia 1º, as aulas do segundo semestre do período escolar serão reiniciadas no Brasil inteiro.

Com certeza, neste momento, devemos chamar a atenção para um fato: devemos insistir com o Ministério da Educação, ainda sob a liderança do Ministro Tarso Genro, com relação ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

Esse Fundo, o Fust, foi aprovado ainda no Governo passado e propiciou uma discussão muito grande nesta Casa e na Câmara dos Deputados. Houve uma grande participação da sociedade, das universidades, dos sindicatos dos professores, assim como um empenho do estudante brasileiro em reivindicar um fundo constitucional como o Fust, que pudesse ser investido especificamente na área de educação.

Como esse Fundo é recolhido das empresas de telecomunicações do Brasil inteiro pelo Ministério das Comunicações e destinado a investimentos na área de educação, ele já foi cantado em verso e prosa várias vezes e por vários Ministros que passaram pelo Ministério da Educação. Com certeza, o atual Ministro, Tarso Genro, ou o Ministro Fernando Haddad - que, conforme informações da imprensa, vai suceder o Ministro Tarso Genro a partir da próxima semana - terá uma grande oportunidade de agora, com o Ministro Hélio Costa, das Comunicações, fazer um bom trabalho nesse sentido.

O Ministro Hélio Costa é brilhante, atuante e representa muito bem a sua Pasta, uma das mais importantes, que é a das Comunicações. O Ministro Hélio Costa é nosso companheiro de Bancada. Foi indicado por esta Casa, pela Bancada do Senado Federal e foi nomeado e empossado pelo Presidente Lula recentemente. Certamente S. Exª tem uma bandeira muito forte, muito grande nesse sentido e vai fazer com que esses recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações possam ser usados agora. São quase R$4 bilhões que se encontram recolhidos no Tesouro Nacional e que até hoje não foram destinados para o seu fim.

Houve aqui, como eu disse, uma grande discussão, grave, séria sobre como esses recursos seriam alocados, como eles seriam recolhidos e quem os gerenciaria. Vários Partidos demoraram nessa negociação, nessa discussão. E, depois de aprovado, recolhidos os recursos por meio desse Fundo, o dinheiro continua parado.

Hoje, ouço o Deputado Armando Monteiro, Presidente da CNI; o Presidente da Fiesp; mesmo o Ministro Nelson Jobim, Presidente do Supremo Tribunal Federal, falarem em um agenda mínima - inclusive, o Ministro Nelson Jobim estará, neste fim de semana, no Pará, para proferir palestras na universidade do Estado e para visitar o nosso Estado, juntamente com o Presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Severino Cavalcanti. Ouvi todos falarem em uma agenda mínima, ouvi falarem da reforma tributária.

É importante, neste momento, o Congresso Nacional e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagirem a essa paralisia em que o País se encontra, independentemente da apuração, da investigação, da verificação, do julgamento e da punição daqueles que cometeram algum ato ilícito com relação a essas CPIs que estão instaladas. Hoje, eles falaram sobre isto claramente - ouvi no “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo; e, ontem, também ouvi, na Rede Record, no programa do jornalista Boris Casoy, várias notícias com relação a esta matéria: tirar o País desse imobilismo; reativarmos a reforma tributária, as PPPs, as Parcerias Público-Privadas. E a maioria dizia - e diz sempre - o seguinte: “É difícil neste momento, é difícil o Congresso se movimentar, é difícil para o próprio Executivo”.

Sr. Presidente, com certeza - e o digo com a maior convicção -, isso não é verdade. Existem fórmulas já preparadas. O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações é um caso. Basta iniciar o processo da liberação desses recursos para a compra de equipamentos, de computadores, de máquinas, dos softwares para as escolas, principalmente para atender às pessoas mais carentes, das localidades mais distantes, a fim de que o nosso estudante possa ter uma melhor formação.

Com certeza, essa é uma prática.

Há também o caso da Cide. É necessário que sejam liberados os recursos provenientes dessa taxa para reforma e manutenção das estradas.

Precisamos agir e sair desse imobilismo.

Na semana passada, reivindiquei do Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que liberasse os recursos para a conclusão das eclusas de Tucuruí. Hoje, os jornais da minha terra, o Pará, dizem que isso não acontecerá.

Já falei, aqui, a respeito do potencial hidroelétrico do meu Estado, que, inclusive, seria solução para o País inteiro. Reafirmo que, mesmo a imprensa do meu Estado dizendo que não haverá liberação de recursos, vou continuar insistindo quanto a isso junto ao Ministro Antonio Palocci, porque vamos dificultar Belo Monte, que é outra hidroelétrica com potencial semelhante ao de Itaipu. Vamos criar obstáculos para o Governo ou para quem quer que seja e não admitiremos essa história de que o dinheiro locado no Orçamento da União não vai ser liberado para a conclusão dessa obra.

Precisamos eliminar esse tipo de vírus paralisante do País, revertendo, pois temos condições para isso, essa situação. Há recursos do Tesouro Nacional que precisam e devem ser liberados, até por uma questão constitucional, como é o caso do Fundo de Universalização das Telecomunicações.

É necessário que voltemos a exercer a nossa atividade-fim, que é legislar, que é dar condições ao Executivo para que aplique as leis e desenvolva os projetos com recursos previstos no Orçamento da União.

Com certeza, isso não vai dificultar, de maneira alguma, o trabalho das Comissões Parlamentares de Inquérito. Elas vão continuar pesquisando, discutindo, investigando e encaminhando, como o fizeram ontem ao enviar ao Ministério Público as suas posições.

De maneira nenhuma devemos paralisar o País, até porque não existem mais condições para isso.

Hoje, fala-se em governabilidade. Que governabilidade é essa? O Presidente continua viajando pelo País, levando a sua bandeira, o seu discurso, as suas metas, os seus projetos. O Congresso continua em funcionamento. Não tivemos, inclusive, recesso parlamentar e passamos todo o mês de julho votando e discutindo. Ainda hoje haverá uma sessão do Congresso Nacional, pelo menos é o que está programado. Na próxima semana, voltaremos para o período normal, quando votaremos a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Precisamos sair desse imobilismo, cumprir nossas metas, sair das tocas e viabilizar aquilo que está planejado, que já está programado. Não é preciso que façamos nada de novo, não são necessários novos projetos e discussões em reuniões, seminários e simpósios, a respeito do que deve ser feito. Basta que executemos o que já está planejado e programado, como o Fundo de Universalização das Telecomunicações.

Faço este apelo ao atual Ministro da Educação, Tarso Genro, a quem vai substituí-lo e, principalmente, ao Ministro da Fazenda.

Sei da boa vontade e da competência do Ministro Hélio Costa. Conheço o Ministro Hélio Costa e sei...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Mais dois minutos ou V. Exª precisa de mais?

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA) - Só dois minutos. Sei que o Ministro Hélio Costa tem capacidade e competência para agir de forma direta para fazer com que a coisa, realmente, possa chegar ao seu objetivo, como é o caso da universalização das telecomunicações.

Concedo um aparte ao Senador Wellington Salgado, do Estado de Minas Gerais.

O Sr. Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG) - Muito obrigado, Senador Luiz Otávio. Hoje, li em uma coluna que o Senador Hélio Costa ainda não nomeou todos os seus secretários. Veja bem: justamente em função de todo o cuidado que S. Exª está tendo para desenvolver um grande trabalho no Ministério das Comunicações é que ainda não nomeou todos os seus secretários, escolhendo-os a dedo. Com certeza, Senador Luiz Otávio, com toda essa sua vontade de trabalhar, que conheço bem, V. Exª não agüenta mais esse marasmo, ansioso que está para que o seu Estado produza. Assim, poderemos marcar um encontro entre V. Exª e o Ministro a fim de que discutam novas idéias e o aproveitamento desse fundo. Com certeza, o Ministro vai marcar uma audiência para conversar com V. Exª. Muito obrigado.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA) - Agradeço a manifestação de V. Exª, Senador Wellington Salgado.

Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, eminente representante do Estado de São Paulo, o Partido da Frente Liberal tem em V. Exª um baluarte da dignidade, da moralidade e da defesa da coisa pública. É por isso que V. Exª se reelege sempre e tem uma liderança muito forte no Estado de São Paulo.

Sei que há uma lista grande de oradores inscritos, mas eu não poderia encerrar o meu pronunciamento sem falar do jornal O Globo, que, na próxima segunda-feira, estará comemorando 80 anos de tradição, notícia, informação e verdade, participando da História do Brasil e do povo brasileiro. Ao longo desses 80 anos, esse trabalho maravilhoso foi exercido pelo jornalista Roberto Marinho, e, agora, por seus filhos, que lhe dão seqüência.

O jornal O Globo tem o reconhecimento mundial e é o maior meio de comunicação impressa do nosso País, modernizando permanentemente os seus equipamentos e acompanhando a vontade dos seus leitores. O Globo também transmite, por meio de pesquisas, a vontade popular nas campanhas eleitorais, em níveis municipal, no caso dos Prefeitos e dos Vereadores; estadual, no caso de Governadores e Deputados Estaduais; e nacional, nas eleições para Presidente da República, Senadores e Deputados Federais.

Com certeza, o jornal O Globo dá uma demonstração de vanguarda, posição firme, orgulho e representação do povo pela imprensa.

O jornal O Globo será homenageado pela Câmara dos Deputados no próximo dia 2. Recebi convite do Presidente da Câmara, Deputado Severino Cavalcanti, e, com certeza, estarei presente, representando, com muito orgulho, o povo do Estado do Pará e da Amazônia.

Certamente, todos nós, brasileiros, faremos essa homenagem justa ao jornal O Globo, que completa 80 anos de tradição e informação ...

(Interrupção do som.)

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA) ... correta, que reflete o vigor e a vontade do povo brasileiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/07/2005 - Página 25861