Discurso durante a 129ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos oitenta anos do jornal O Globo.

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos oitenta anos do jornal O Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2005 - Página 26918
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, IMPORTANCIA, HISTORIA, CULTURA, REGIÃO.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Segundo o critério utilizado, ou seja, morar ou mesmo passar um bom tempo no Rio de Janeiro, certamente o Senador Ney Suassuna, que é um querido amigo do Rio de Janeiro, sem deixar de dar a atenção necessária à sua querida Paraíba, poderia perfeitamente estar aqui.

Sr. Presidente; Srªs e Srs. Senadores; Ministro Edson Vidigal; Sr. General; companheiro José Roberto Marinho, carioca, jornalista, que aqui representa a Família Marinho. Agradeço ao querido Líder Ney Suassuna e à nossa Bancada, composta por 23 Srs. Senadores, a maior Bancada, pela gentileza em me conceder a possibilidade de representar o PMDB e o Estado do Rio de Janeiro, que é tão grato aos 80 anos de serviços prestados pelo jornal O Globo.

Nesta Casa, tive a oportunidade, José Roberto, quando seu irmão João representava a família na comemoração dos 40 anos de TV Globo, de dizer da nossa satisfação, eu como representante do nosso Estado, em ter, no Rio de Janeiro, a sede das Organizações Globo.

O que dizer do jornal O Globo?

Com sua história intrinsecamente vinculada à cidade e ao Estado do Rio de Janeiro, trata-se de um dos maiores jornais do mundo pela sua qualidade, pela sua trajetória, pelos seus jornalistas, mas que, ao ser universal, nunca deixou de ser local.

Filho de quem sou, tenho a obrigação de conhecer alguma coisa da história das Escolas de Samba. Em 1932 nascia o desfile das Escolas de Samba. Em 1933, O Globo passava a promover os desfiles das Escolas de Samba. E toda a dimensão dos desfiles das Escolas de Samba tem a sua origem na divulgação, na promoção e na cobertura do jornal O Globo. Poderia voltar lá atrás, com o seu avô, no jornal A Noite, e o estímulo aos Oito Batutas, em Paris, em toda a história de Pixinguinha, João da Baiana, Dunga, que adoravam, inclusive, o seu pai, que tratavam intimamente de Roberto, com enorme carinho e afeição. De lá para cá, a história de O Globo foi totalmente vinculada à história do nosso Rio de Janeiro. O Globo, hoje, tem cadernos semanais voltados para os bairros do Rio de Janeiro, voltados para o grande Rio, voltados para o interior do Estado, mostrando, permanentemente, que, como disse, é universal e é local, com qualidade, com serviço, com a preocupação com a qualidade de vida comunitária do nosso Rio de Janeiro. Isso é fato e deve ser destacado.

O Presidente Renan fez uma lembrança importante da história de O Globo, citou grandes jornalistas que por lá passaram. Eu acrescentaria Augusto Frederico Schmidt, Fernando Sabino, Joelmir Beting e, modestamente, o meu pai, Sérgio Cabral, que, durante anos, escreveu sobre música brasileira e depois sobre futebol em uma coluna chamada “Papo de Esquina”. Pude, mais uma vez, verificar o quanto, José Roberto, seu pai - e vocês herdam essa tradição, pelo que sei, pelo que acompanho, durante a vida de meu pai como jornalista do jornal O Globo - preocupava-se com os seus funcionários, com os seus profissionais.

Lembro-me de uma ocasião em que o meu pai passou meses e meses afastado do jornal por conta de uma doença, da atenção de Evandro Carlos de Andrade, da atenção de seu pai em acompanhá-lo. Enfim, isso é fato. Não estou cometendo nenhum exagero em chamar a atenção, até porque um jornal não chega aos 80 anos com o sucesso de O Globo não fosse prestigiar o seu material humano, os seus trabalhadores, os seus funcionários.

Destaco que o jornal hoje é um jornal que se modernizou, em que nós, pelos nossos terminais, acompanhamos, sendo uma obrigação, O Globo Online, um dos melhores serviços de informação pela Internet no mundo. Compara-se com qualquer outro jornal, como o são El País, The New York Times. A qualidade que O Globo oferece pela Internet é similar ao jornal impresso e com a capacidade de dar a notícia em tempo real, on time.

O Globo tem, nestes 80 anos, acompanhado a trajetória do Rio de Janeiro e também do Brasil, prestando um grande serviço à democracia, à transparência, às instituições. Por isso, quero me regozijar com José Roberto, com sua família, com seus profissionais - Jorge Moreno, Toninho Drumond, Tereza Cruvinel, Cristiana Lobo, a plêiade de jornalistas fantásticos, de repórteres que trabalham aqui em Brasília, dando à editoria nacional de O Globo uma qualidade fundamental para o seu leitor, e parabenizar Rodolfo Fernandes, Agostinho Vieira e toda a equipe de redação do jornal O Globo. Como carioca, como Senador, como representante do Estado do Rio de Janeiro, quero agradecer e estimular mais e mais 80 anos, 160 anos do jornal O Globo. Que seus netos e bisnetos possam estar nesta Casa, comemorando mais aniversários do jornal O Globo.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2005 - Página 26918