Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao Senado pela aprovação célere de projeto que modifica a legislação eleitoral.

Autor
Fernando Bezerra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RN)
Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA POLITICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Congratulações ao Senado pela aprovação célere de projeto que modifica a legislação eleitoral.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2005 - Página 28384
Assunto
Outros > REFORMA POLITICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, EMPENHO, SENADO, APROVAÇÃO, REFORMA POLITICA, EXPECTATIVA, AGILIZAÇÃO, APRECIAÇÃO, PROJETO DE LEI, CAMARA DOS DEPUTADOS, OBJETIVO, REDUÇÃO, CORRUPÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • NECESSIDADE, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, JOÃO CAPIBERIBE, SENADOR, FACILITAÇÃO, ACESSO, SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (SIAFI), INTERNET.

O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

Cumprimento esta Casa por ter aprovado hoje, em caráter emergencial e num tempo curtíssimo, modificações na legislação eleitoral. Não é um passo tão grande, mas é significativo quando começamos a pensar no que fazer para que no futuro não vejamos e não venhamos a lamentar episódios tristes como este a que assistimos hoje, de uma corrupção alastrada pelo nosso País.

Cumprimento mais uma vez o Senador José Jorge pela sua competência. Aliás, S. Exª fez para esta Casa, como Relator, um trabalho excelente, que faz com que nós, engenheiros - como o referido Senador, também o sou -, tenhamos profunda admiração pela sensibilidade de S. Exª na montagem desse arcabouço jurídico que certamente vai melhorar a relação com o povo nas eleições em futuro breve.

Ressalto o quanto fiquei satisfeito. Não participei do debate hoje pela manhã porque me encontrava participando de uma das CPIs desta Casa, a CPI dos Correios, e não podia dali me ausentar, mas tive acolhidas, pelo Senador José Jorge, algumas emendas, dentre as quais destaco a da proibição de pesquisas eleitorais em período superior aos quinze dias que antecedem as eleições, para evitar que as pesquisas eleitorais se tornem instrumento de propaganda, além de outras emendas que foram aprovadas no todo ou em parte por S. Exª.

Quero cumprimentar esta Casa e aqui registrar a minha expectativa de que a Câmara dos Deputados, como fez o Senado da República, com agilidade, faça essa reforma, que vai, sem dúvida nenhuma, obstruir canais que ensejaram a corrupção.

Não é que seja apenas este canal que enseja a corrupção no País. Fiz aqui uma relação de tantas coisas e citei um projeto que considero excelente, do Senador Capiberibe, que universaliza o acesso ao Siafi. Devíamos obrigar a que os Governos, em todos os níveis - federal, estadual e municipal -, colocassem as suas contas na tela do seu computador para que o povo pudesse, na Internet, acompanhar as receitas e os gastos e fazer ali uma crítica adequada.

Reitero aqui o cumprimento ao Senador Capiberibe e também renovo a minha esperança e a minha expectativa de que o projeto de S. Exª seja reproduzido nos níveis estadual e municipal.

Parabéns ao Senado da República, porque avança na luta contra o que todos temos o dever de banir de forma definitiva: a corrupção. Não tive oportunidade de apartear, mas quero estender esse cumprimento ao pronunciamento que fez aqui o Senador Cristovam Buarque.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2005 - Página 28384