Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Igreja Assembléia de Deus no Estado de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Igreja Assembléia de Deus no Estado de Roraima.
Aparteantes
Augusto Botelho.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29276
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), IGREJA EVANGELICA, REGISTRO, HISTORIA, PIONEIRO, MISSÃO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero hoje prestar uma homenagem à Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do Estado de Roraima, que, há poucos dias, comemorou os seus 90 anos de existência no meu Estado.

Na verdade, a história da Igreja Assembléia de Deus de Roraima teve início no ano de 1915, no antigo Rio Branco - Município do Amazonas, hoje Estado de Roraima.

Chegava àquela Vila uma família crente da Assembléia de Deus, oriunda do Estado do Ceará, composta de onze pessoas, chefiada pelo Irmão Cordolino Teixeira Bastos.

O Irmão Bastos, como ficou conhecido, aceitou Jesus por meio do Evangelho anunciado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, com os quais conviveu por algum tempo.

A família Bastos, em busca de trabalho, fixou residência na Ilha de Maracá, no rio Uraricuera, próximo à fazenda Altamira, de propriedade do Sr. Antonio Pinheiro Galvão.

O Irmão Bastos trabalhava de dia na roça e, à noite, realizava cultos em frente à barraca onde residia.

Alguns meses depois, o Irmão Bastos realizou o primeiro batismo nas águas do igarapé Sangrador.

Morreram de malária quatro de seus filhos. Depois a sua esposa, acometida de uma febre desconhecida, também morreu.

Mesmo diante de tantas dificuldades, com a morte dos entes queridos, o Irmão Bastos, por amor às pessoas sem Cristo, não desistiu da sua missão e do compromisso com a obra de evangelização. Convicto de sua chamada, continuou o seu Ministério Missionário, aquecido pela chamada ardente do Evangelho.

As muitas doenças naquela região deram motivo para que o Irmão Bastos fosse residir na fazenda Iracema. Depois, na fazenda Triângulo, na margem esquerda do rio Amajari, onde veio a falecer aos 77 anos, em 1925.

O Irmão Bastos não foi nem será esquecido na história da Assembléia de Deus do Estado de Roraima. Ainda existem parentes e amigos que transmitem parte desta história, participando e colaborando para o conhecimento dos primórdios desta Igreja.

Esses registros nos levam a valorizar os pioneiros da Igreja, em respeito aos sofrimentos, à dor e à morte dos heróis da fé.

Depois de sua organização formal, a Assembléia de Deus de Roraima recebeu o seu primeiro Presidente, em 1946, o Pr. Quirino Pereira Peres, que exerceu o ministério até o ano de 1950.

Hoje, a Assembléia de Deus de Roraima tem, na pessoa do Pr. Isamar Pessoa Ramalho, o seu décimo-primeiro Presidente, a certeza firmada de que o objetivo semeado na trilha dos pioneiros continua e ilumina os caminhos futuros.

As atividades de evangelização espraiaram-se por todo o Estado ao lado de uma fulgurante ação na área social e de educação.

A preservação da causa história assegura aos fiéis de hoje o espírito de união e a verdadeira comunhão cristã como garantia da história e a certeza do amanhã.

São 90 anos marcados por lutas e sofrimentos, dedicação, humildade e submissão ao chamado de Deus da pujante Igreja Assembléia de Deus do Estado de Roraima.

Concedo um aparte a V. Exª, Senador Augusto Botelho, com muito prazer.

O Sr. Augusto Botelho (PDT - RR) - Senador Mozarildo Cavalcanti, estou lhe aparteando para também parabenizar a Igreja Assembléia de Deus e testemunhar aqui que ela, realmente, é o maior templo evangélico de meu Estado, que hoje já não comporta seus fiéis. Quando existe um culto mais elaborado, mais importante, tem que ser fechada a avenida que passa ao lado da Assembléia para caberem todas as pessoas que lá vão. Isso significa que as pessoas estão pregando o Evangelho, a mensagem de Jesus, de forma que estão angariando mais fiéis. Eu gostaria de parabenizar os pastores e todos os membros da Assembléia de Deus. Sei que é uma bênção de Deus mesmo o que estão conseguindo. Faço votos de que continuem realizando suas obras sociais, lutando contra as drogas e orientando os casais, como têm feito, e Deus os abençoará. Espero que cresçam cada vez mais, como todas as igrejas cristãs que pregam a palavra de Cristo. Muito obrigado.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Agradeço-lhe o aparte e quero aqui também mandar meu abraço a todos os irmãos evangélicos da Assembléia de Deus, a suas famílias, na pessoa do atual presidente, o pastor Isamar Ramalho, e também do nosso Deputado Federal Pastor Frankembergen, uma pessoa que, no exercício do mandato parlamentar, tem demonstrado que não se afastou dos princípios, porque faz, inclusive, da tribuna da Câmara dos Deputados, freqüentemente, como se fosse um púlpito, a pregação dos ensinamentos que faz questão de espargir por todo o Estado de Roraima.

Para finalizar, Srª Presidente, eu gostaria que fosse dado como lido o material anexo. São dez folhas contendo todo o histórico da Igreja Assembléia de Deus do Estado de Roraima, em homenagem aos seus 90 anos de existência.

Era o que eu tinha a dizer, Srª Presidente.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Editorial”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2005 - Página 29276