Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.

Autor
Fernando Bezerra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RN)
Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29321
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, PRESIDENTE, SENADO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), MESADA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, ENTENDIMENTO, INTEGRAÇÃO, TRABALHO.
  • APREENSÃO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, RISCOS, IMPUNIDADE, REITERAÇÃO, ORADOR, COMPROMISSO, INVESTIGAÇÃO, PUNIÇÃO, CORRUPÇÃO, ATENDIMENTO, EXPECTATIVA, POPULAÇÃO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), DEMORA, ENCAMINHAMENTO, PROVA.

O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvi com atenção as palavras de V. Exª, trazendo ao conhecimento desta Casa as providências que tomou junto às Comissões Parlamentares de Inquérito, para que se produzissem, o mais rapidamente possível, os resultados que toda a sociedade brasileira espera de nós.

Associo-me também às preocupações do Senador José Agripino com relação às decisões que estão sendo tomadas pelo Presidente da Câmara.

O povo não nos perdoará, Sr. Presidente, se não tomarmos, a tempo e a hora, as providências necessárias para a punição daqueles que cometeram ilícitos e se desviaram, sejam eles Senadores ou Deputados. Cabe ao Congresso Nacional a coragem e a grandeza de se autodepurar, porque se não o fizermos, podem ter certeza todos os parlamentares, o povo é quem irá nos cassar nas eleições do próximo ano. Precisamos, sim, ter a coragem de, a tempo, tomarmos as providências.

Como o Senador Alvaro Dias, faço parte da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios. Sei que há avanços, mas a mim muitas vezes passa a idéia de que não há foco, de que não se vê ainda um final para tudo isso. São decorridos 90 dias. Se há provas - e há -, vamos encaminhá-las para o Judiciário, se a ele couber; à Câmara dos Deputados, se a ela couber; ou ao Senado da República, se nos couber, para que possamos dar uma satisfação à sociedade.

Essa crise é muito grave, Sr. Presidente! Precisamos não apenas agir agora, mas também tomar as providências em relação ao futuro. Temos que analisar em profundidade os fatos ocorridos e tomar providências capazes de banir, de forma definitiva, a corrupção de nosso País. Se isso não for possível, vamos fazer a nossa parte para diminuí-la.

Portanto, Sr Presidente, cumprimento V. Exª e somo-me aos que disseram que cabe a esta Casa uma enorme parcela de responsabilidade na condução dessas providências. E a sociedade espera isso de nós.

Não tenho dúvida de que a firmeza de V. Exª, as decisões que tem tomado, as ações que tem conduzido fazem jus à expectativa que a sociedade tem de nós. Temos de agir, e rapidamente, antes que seja tarde.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2005 - Página 29321