Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anseio da população brasileira no sentido de que as CPMI tenham êxito com relação aos propósitos para que foram criadas.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Anseio da população brasileira no sentido de que as CPMI tenham êxito com relação aos propósitos para que foram criadas.
Aparteantes
Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2005 - Página 30771
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), FALTA, ETICA, CORRUPÇÃO, DESCUMPRIMENTO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, PERDA, CONFIANÇA, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONGRESSO NACIONAL.
  • CONCLAMAÇÃO, COMPROMISSO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, PUNIÇÃO, CORRUPÇÃO, DEFESA, SELEÇÃO, DEPOIMENTO, IMPEDIMENTO, ATRASO, TRABALHO.
  • CRITICA, DEMORA, CASSAÇÃO, MANDATO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, DESVIO, ATENÇÃO, CRISE, POLITICA NACIONAL.
  • REITERAÇÃO, COBRANÇA, ESCLARECIMENTOS, PRESIDENTE DA REPUBLICA, IRREGULARIDADE, CONTRATO, EMPRESA, FILHO.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Partido dos Trabalhadores tem ensejado demonstrações de inteligência. E eu pediria a atenção dos nobres Senadores para este fax que recebi - talvez outros o tenham recebido - que é muito interessante.

Ele será lido de cima para baixo e, também, de baixo para cima:

Antes da posse, o que se dizia:

Nosso Partido [o PT] cumpre o que promete.

Só os tolos podem crer que

Não lutaremos contra a corrupção.

Porque, se há algo certo para nós, é que

A honestidade e a transparência são fundamentais

Para alcançar nossos ideais.

Mostraremos que é grande estupidez crer que

As máfias continuarão no governo, como sempre.

Asseguramos sem dúvida que

A justiça social será o alvo de nossa ação.

Apesar disso, há idiotas que imaginam [isso era o PT falando] que

Se possa governar com as manchas da velha política.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

Se terminem com os marajás e as negociatas.

Não permitiremos de nenhum modo que

Nossas crianças morram de fome.

Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que

Os recursos econômicos do país se esgotem.

Exerceremos o poder até que

Compreendam que

Somos nós a verdadeira política do Brasil.

Isso foi antes da posse. Depois da posse, lemos o mesmo texto debaixo para cima:

Somos nós a verdadeira política do Brasil.

Compreendam que

Exerceremos o poder até que

Os recursos do País se esgotem.

Cumpriremos nossos propósitos mesmo que

Nossas crianças morram de fome.

Não permitiremos de nenhum modo que

Se terminem com os marajás e as negociatas.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

Se possa governar com as manchas da velha política.

Apesar disso, há idiotas que imaginam que

A justiça social será alvo de nossa ação.

Asseguramos sem dúvida que

As máfias continuarão no governo, como sempre.

Mostraremos que é grande estupidez crer que

Para alcançar nossos ideais

A honestidade e a transparência são fundamentais,

Porque, se há algo certo para nós, é que

Não lutaremos contra a corrupção.

Só os tolos podem crer que

Nosso partido cumpre o que promete.

Vejam o que a inteligência humana acha do PT! Trata-se do mesmo texto, agora lido de trás para frente. E as duas formas representam o que foi dito pelo PT antes da posse e depois da posse, respectivamente. Por aí se vê a situação do Partido dos Trabalhadores.

Se não fosse isso, hoje a pesquisa do Sensus traz advertências sérias também para o Congresso: mostra que a corrupção aumentou no Governo de Lula mais do que em qualquer outro Governo. Mostra que o Presidente está numa situação pior do que estava antes. Mostra que os entrevistados consideram que Lula tinha conhecimento da corrupção - o percentual era de 33,6%, e hoje é de 45,7%.

Mas há algo muito sério aqui, para o que devemos atinar: o Congresso está numa situação pior que a de Lula. Isso serve para nos advertir que temos de tomar providências, que não podemos deixar que as CPIs se eternizem sem resultados práticos imediatos.

Temos a responsabilidade de não fazer o jogo da Oposição, que é convocar centenas de pessoas desnecessariamente a fim de que tudo se prolongue e a corrupção continue. Temos esse dever. Chamei a atenção para isso hoje na CPI dos Bingos. Não devemos impedir que pessoas venham se defender, inclusive pessoas do PT, mas não vejo razão para algumas convocações. É verdade que até o PT, Senador Eduardo Suplicy, ficou contra o meu ponto de vista, mas esse é outro PT. Acho que temos de convocar aquelas pessoas indispensáveis e fazer uma seleção dos já convocados para que possamos terminar nossos trabalhos cassando quem deve ser cassado, punindo quem deve ser punido no Governo Federal, para que o povo acredite no Poder Legislativo. Do contrário, vamos ficar ombreados com o Governo Lula, que foi, sem dúvida alguma, o Governo mais corrupto que o País teve, em virtude desses mensalões ou coisa parecida.

Vivemos momentos difíceis, mas o Governo tem interesse em projetar o “Caso Severino”, que é grave. Ele já não devia estar lá, mas está. E, enquanto Severino está por lá, se fala no Caso Severino e se esquece o Governo do Presidente Lula. Isso é uma tática política que todos nós estamos observando e que não podemos deixar que continue.

Temos deveres com esta Nação. E este Senado, que é uma Casa de experiência, que é uma Casa de pessoas que já viveram em governos, em prefeituras, em outros pontos de importância do Executivo, tem o dever também de reagir contra tudo isso que está ocorrendo.

Chamo a atenção para o Senado, porque não podemos nos misturar com os fatos que estão ocorrendo na Câmara e não podemos deixar que as CPIs se prolonguem eternamente. Hoje falei isso na CPI dos Bingos e talvez não tenha sido bem entendido. Pouco importa. O que quero é solução rápida para os problemas. O que quero é a escolha rápida de um bom Presidente para a Câmara, seja ele de que partido for, o que importa é que seja um homem de bem.

Tivemos sorte no Senado na escolha do nosso Presidente, no Senado, mas, quando a Câmara escolheu Severino Cavalcanti, deveria saber que tudo isso iria acontecer. E todos nós temos um pouco de culpa, menos eu, porque a minha Bancada votou com outro candidato.

Conseqüentemente, quero dizer nesta hora, Sr. Presidente, para terminar, que o Presidente Lula precisa responder - e todo dia cobrarei aqui - como foi o seu empréstimo no PT, como o Sr. Okamoto pagou, como foi que a Telemar deu 5 milhões para a empresa do seu filho. Nada foi respondido. Tem que dizer se ele é partícipe ou não dos mensalões, porque até agora nada ficou esclarecido.

Portanto, o Líder do Governo jamais terá autoridade para tratar de assuntos dessa ordem, nesta tribuna, com números que podem impressionar, mas que são muito abaixo de todos os países da América Latina no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Temos responsabilidade. Vamos assumi-la. O Senado da República deve estar acima de qualquer órgão, inclusive para que tenha autoridade de, quando o Supremo quiser realmente se meter nos nossos assuntos, não deixar. Deveremos, sim, acatar o Supremo...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Apenas um momento, Sr. Presidente... como órgão importante que é para dirimir os conflitos jurídicos, mas temos o dever de legislar corretamente para que possamos ter autoridade com o povo do Brasil, que nos elegeu.

Ouço o Senador Ramez Tebet.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - Senador Antonio Carlos Magalhães, hoje eu tive a oportunidade, em aparte ao Senador Mão Santa, de manifestar o mesmo ponto de vista de V. Exª. Entendo que não podemos perder, como V. Exª muito bem está salientando e tem sempre salientado, a oportunidade de mostrar à sociedade que nos elegeu que aqueles que desonram o Congresso Nacional devem ser definitivamente banidos desta Casa e da vida pública. De banir desta Casa a responsabilidade é nossa, do Congresso Nacional. Da vida pública, depende da sociedade. Somos espelho desta sociedade, e esta sociedade espera que cumpramos com o nosso dever, tal qual V. Exª está observando e pedindo a reflexão desta Casa Legislativa, que tem obrigação, pela sua tradição, pela sua composição, de não faltar com seus deveres perante a Nação.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Agradeço muito a V. Exª o seu aparte e digo que V. Exª traduz o que o povo brasileiro disse nessa pesquisa, exigindo de nós uma posição mais firme e mais decidida para que possamos, dentro de pouco tempo, elevar o nome do Congresso Nacional à altura que ele merece, porque...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - ... como está, evidentemente, Sr. Presidente, não é possível.

Vamos reabilitar a política brasileira através do Congresso Nacional, porque pelo Executivo isso já se tornou impossível.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2005 - Página 30771