Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à atuação de Jorge Werthein na representação da Unesco no Brasil.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogios à atuação de Jorge Werthein na representação da Unesco no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2005 - Página 30773
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, REPRESENTANTE, BRASIL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), CONCLUSÃO, MANDATO, PRIORIDADE, DEFESA, EDUCAÇÃO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, CRESCIMENTO, ENTIDADE, PAIS, AUMENTO, RECURSOS, ACORDO, COOPERAÇÃO.

A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, definir a educação como prioridade para o desenvolvimento estratégico foi a principal frente de atuação do sociólogo e educador Jorge Werthein, que, no último dia 9, encerrou suas atividades junto à Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco, depois de quase uma década de dedicada atuação.

É preciso deixar registrado, Sr. Presidente, que, durante esse período, a representação brasileira foi convertida no maior escritório da Unesco no mundo, tanto em recursos humanos como em número de projetos de cooperação técnica e recursos financeiros aplicados.

Os acordos de cooperação técnica, com parcerias do Governo, da sociedade civil e da iniciativa privada, saltaram de 16, em 1997, para 131, em 2005, com ampliação do número de funcionários de 38 para 258, no mesmo período.

Também os recursos para programas extra-orçamentários evoluíram de alguns milhares de dólares, em 1997, para uma execução de mais de US$85 milhões, registrada este ano até o mês de setembro.

Sr. Presidente, Srs. Senadores , cabe ressaltar ainda o expoente papel da Unesco no estudo e na divulgação de pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento social, como subsídios indispensáveis para o planejamento e implementação de políticas públicas no País, cujo crescimento pode ser mensurado por sua produção editorial ampliada de dois livros, em 1997, para 63 títulos lançados até o ano de 2005. Portanto, um crescimento impressionante de estrutura e representatividade que merece registro e reconhecimento de todos nós brasileiros.

Por isso, Sr. Presidente, não poderia deixar de registrar a brilhante trajetória de Dr. Jorge Werthein cumprida em prol da educação e à frente da Representação da Unesco no Brasil, tornando-a modelo de sucesso e dedicação para o mundo.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2005 - Página 30773