Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Acordo de cooperação que será firmado entre a Eletrobrás e a Petrobrás, para o aproveitamento de todas as fontes de energia disponíveis no País.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Acordo de cooperação que será firmado entre a Eletrobrás e a Petrobrás, para o aproveitamento de todas as fontes de energia disponíveis no País.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2005 - Página 31341
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANUNCIO, SOLENIDADE, ASSINATURA, ACORDO, COOPERAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, ESTUDO, PROJETO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, RECURSOS ENERGETICOS, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, UTILIZAÇÃO, ENERGIA HIDROELETRICA, ENERGIA NUCLEAR, GAS NATURAL, DERIVADOS DE PETROLEO, COMENTARIO, POSSIBILIDADE, AMPLIAÇÃO, CAPACIDADE, BRASIL, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME).

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, no momento em que o povo brasileiro demonstra, nas pesquisas de opinião, que quer ver o Brasil crescer, desenvolver-se, ser mais justo e melhorar sua posição no cenário internacional, trago a V. Exªs uma estimuladora e boa notícia: a Eletrobrás e a Petrobras vão se unir para estudar, planejar, desenvolver e viabilizar projetos e empreendimentos voltados para o atendimento das necessidades energéticas modernas, combinando a hidroeletricidade com a energia nuclear, a utilização do gás natural, os demais combustíveis fósseis e outras fontes de energia.

Na próxima quarta-feira, dia 21, a Eletrobrás e a Petrobras vão firmar um acordo de cooperação para desenvolver esses estudos, projetos e empreendimentos no Brasil e no exterior, voltados para a utilização de todas as fontes de energia disponíveis. O documento vai unir, durante cinco anos, a maior empresa brasileira pelo critério de patrimônio, que é a Eletrobrás, e a maior em termos de faturamento, que é a Petrobrás. Seu objetivo será ampliar a capacidade do País na área de pesquisas, estudos de oferta e demanda por energia e nos incentivos para o desenvolvimento da indústria nacional de bens de capital e de serviços.

A solenidade de assinatura do acordo está marcada para o gabinete do Ministro Silas Rondeau, no Ministério das Minas e Energia, às 9 horas e 30 minutos, e o documento será firmado pelos presidentes das duas estatais, Aloísio Vasconcelos e José Sérgio Gabrielli. A gestão do acordo caberá a um conselho diretor, formado por dez membros, cinco indicados de cada empresa, e ele responderá pela fixação das diretrizes e orientação estratégica das atividades a serem desenvolvidas.

Considerado inédito na área técnica, o acordo de cooperação Eletrobrás-Petrobras vai investir em capacitação para planejamento em novas fontes de energia, operação e manutenção de usinas hidrotérmicas, integração de seus centros de pesquisas e racionalização do uso e consumo de energia. Otimização de sistemas hidrotérmicos, estudos e implementação de projetos e desenvolvimento de empreendimentos voltados para a região amazônica também estão entre as ações que serão desenvolvidas pelas duas empresas conjuntamente.

Outras instituições e empresas brasileiras já se uniram para estudos, pesquisas e projetos desenvolvimentistas, mas a anunciada soma de esforços entre a Petrobras e a Eletrobrás, duas gigantes brasileiras, tem tudo para abrir novos horizontes para o futuro imediato do País e também para abrir caminhos em busca do progresso nesse setor desafiador que é o da geração de energia, condição básica para o incentivo e a consolidação do desenvolvimento humano, social e econômico em todo o mundo.

Ao registrar nos Anais do Senado Federal esse evento, quero ressaltar a importância da busca da superação de distâncias e diferenças, principalmente na área das empresas estatais - do que é exemplo importante esse acordo de cooperação -, e destacar o papel dos Presidentes da Petrobras, Dr. José Sérgio Gabrielli, e da Eletrobrás, Engenheiro Aloísio Vasconcelos - nosso ex-colega no Congresso Nacional, como representante de Minas Gerais -, sob a liderança do Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Era esse o registro, Sr. Presidente, que eu gostaria de fazer neste momento sobre acordo tão importante para o desenvolvimento energético do nosso País que, sem dúvida, vai marcar a história do Brasil. Esse bem que é tão essencial tanto às camadas menos favorecidas da nossa sociedade como às indústrias, para poder sustentar o crescimento econômico do País gerando emprego e renda para a população brasileira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2005 - Página 31341