Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da filiação de S.Exa. ao PCdoB.

Autor
Leomar Quintanilha (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Anúncio da filiação de S.Exa. ao PCdoB.
Aparteantes
Alberto Silva, Garibaldi Alves Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2005 - Página 35713
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, BANCADA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B).
  • INFORMAÇÃO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), MOTIVO, IDENTIFICAÇÃO, IDEOLOGIA, DIRETRIZ, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, BUSCA, JUSTIÇA SOCIAL, CRESCIMENTO ECONOMICO, SOBERANIA NACIONAL, REFORÇO, DEMOCRACIA, REGISTRO, HISTORIA, COMUNISMO, BRASIL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Augusto Botelho, Srªs e Srs. Senadores, minhas homenagens aos ilustres Deputados integrantes da Bancada do PCdoB, que honram com suas presenças esta sessão.

Sr. Presidente, ocupo a tribuna desta Casa na tarde de hoje para anunciar, com enorme alegria, a minha filiação ao Partido Comunista do Brasil. Minha opção deveu-se ao fato de que o Partido tem um projeto para o Brasil que guarda coerência com o que tenho defendido ao longo da minha trajetória política. Tal projeto passa pelo crescimento econômico com justiça social, pela afirmação da independência e soberania nacionais e pelo aprimoramento da nossa democracia.

Retomo nesta Casa a representação do mais antigo Partido político em funcionamento no País. O Partido que nasceu há 83 anos da luta operária tem marcado de forma indelével a sua presença nos momentos mais difíceis da nossa história, quando esteve à frente das mais justas causas populares. Encabeçou a resistência à ditadura militar, defendeu o processo de redemocratização do Brasil, participou decisivamente da campanha “O petróleo é nosso”. Teve também atuação destacada na conquista da anistia ampla, geral e irrestrita, que possibilitou o retorno à pátria e ao exercício da militância política de exponenciais figuras da vida pública brasileira. Enfim, o PCdoB tem sido uma importante trincheira daqueles que desejam transformar nossa pátria num país mais justo e solidário.

Foi essa dedicação dos comunistas às lutas populares e democráticas combinada com a proposta econômica e social progressista que me atraíram. Entro no partido por acreditar que nele encontrarei ambiente propício para juntos construirmos um projeto estratégico de desenvolvimento para o meu Estado que eleja o ser humano como prioridade. Um projeto que seja capaz de atender às necessidades mais elementares do cidadão, como o acesso à saúde, à alimentação, à moradia, à educação, e que combata o desemprego.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Srªs e Srs. Deputados, nosso país enfrenta múltiplos desafios: encontrar o seu eixo de desenvolvimento econômico, retomar a capacidade plena de produção industrial, ampliar o nosso parque produtivo, elevar e diversificar a nossa pauta de exportações, investir em ciência e tecnologia e melhorar as condições de ensino são alguns deles.

No campo, é preciso dar maior apoio à agricultura brasileira, especialmente a familiar. São milhões de trabalhadores brasileiros que precisam de terra para alcançar a sua subsistência e a de suas famílias e viverem com dignidade. Intensificar o processo de reforma agrária, ampliar o crédito e a orientação técnica para o pequeno e médio produtor, investir na melhoria das condições de armazenagem, transporte e política de preços dos produtos são algumas providências que se impõem.

É necessário ainda conter as elevadas taxas de juros, que, nos patamares atualmente praticadas, inibem o crescimento econômico, oneram os cofres públicos e penalizam o setor produtivo, reduzindo sua capacidade de gerar emprego e agravando ainda mais a já profunda concentração de riqueza e as desigualdades sociais.

Trago, Sr. Presidente, o PCdoB de volta ao Senado da República. Restituo ao Partido a cadeira senatorial que um dia pertenceu ao líder Luiz Carlos Prestes. Tenho plena consciência da importância histórica deste momento e da enorme responsabilidade que assumo. Não me faltará coragem. Não me faltará destemor para distinguir e honrar a história do PCdoB, bem como a sua dimensão e significado no cenário político nacional.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO) - Concederei o aparte com enorme prazer, Senador. Aguarde um minutinho, por gentileza.

Trago a minha experiência de vida como bancário, pecuarista, político e cidadão brasileiro para somar forças e ajudar na aglutinação de todos aqueles que têm interesse e acreditam na redenção do nosso País.

Esse patrimônio coloco à disposição do Partido para ajudá-lo a crescer e a se firmar como uma organização com presença forte em todo o Brasil, inclusive e especialmente nos rincões do meu querido Tocantins.

Conheço a seriedade e o compromisso do PCdoB com a nossa pátria e com o nosso povo. Sei da sua tradição de lutas em defesa da soberania nacional e do nosso desenvolvimento com justiça social. Admiro o profundo respeito que o Partido nutre pela democracia plena, pelas diferenças de opiniões, credo e concepções políticas ou filosóficas.

O Brasil de grandes riquezas, de povo laborioso e realizador, de cultura diversificada, de prodigiosos talentos nas mais variadas áreas, do conhecimento à arte, certamente será capaz de enfrentar com êxito todos os desafios que se apresentam.

Granjeamos o respeito de outros povos, culturas e nações pela nossa capacidade de superar desafios e de marcar de forma pacífica a nossa presença no cenário político internacional.

O PCdoB está mais forte, mais coeso, mais maduro, pronto para contribuir com o enorme desafio de unir forças para transformar o Brasil e elevar as condições de vida de sua gente.

Concedo, com prazer, o aparte ao Senador Alberto Silva.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Senador Leomar Quintanilha, V. Exª poderia estar em qualquer partido. V. Exª é o Senador Quintanilha nesta Casa. Ambos temos defendido da tribuna as mesmas coisas em favor do menos favorecido, com aquele projeto que V. Exª bem conhece, do biodiesel, reunindo a família do lavrador, criando situações de emprego e renda para eles, e V. Exª sempre apóia a minha iniciativa com apartes. E agora eu quero estar aqui para apoiá-lo e dizer: em qualquer partido. Mas V. Exª optou pelo PCdoB. Eu olho à minha esquerda e vejo grandes líderes da Câmara que vieram aqui. Naturalmente, se o Regimento permitisse, S. Exªs já estariam falando. Mas peço licença para falar em nome deles, porque em cada um deles eu fiz um amigo, quando estive naquela Casa. São sérios, patriotas, e tratam o País e as suas leis com respeito. Por isso, tenho admiração por todos eles. E neles fiz grandes amigos. V. Exª fala do PCdoB. Eu diria vamos falar do PCdoB ou de qualquer outro partido, mas vamos falar de homens que estão nele. E é por isso que nomeio esses cinco representantes que conheci e dos quais me tornei amigo pela seriedade, pelo patriotismo e pelo que S. Exªs representam no Congresso Nacional.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO) - São homens e mulheres, Senador Alberto Silva.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Eu disse a Bancada de homens e mulheres. Muito obrigado.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO) - Agradeço muito o gentil aparte de V. Exª que só enriquece o registro que faço nesta Casa. E compartilho com V. Exª as idéias que sempre defendemos desta tribuna, procurando, de forma sintonizada, alertar as autoridades responsáveis pelas mazelas que ainda infligem muito sofrimento a nossa gente, ao nosso povo.

Eu me somo a V. Exª à saudação que faz aos eminentes representantes do PCdoB na Câmara dos Deputados, às queridas Deputadas e aos queridos Deputados que, em um deferimento especial, vêm a esta sessão para convalidar o registro que faço nas fileiras deste histórico, legendário e importante Partido.

Agradeço a V. Exª.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO) - Ouço, com muito prazer, o Senador Garibaldi Alves Filho.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Estou ouvindo o pronunciamento de V. Exª com um misto de alegria e tristeza; tristeza porque V. Exª está deixando o PMDB, mas alegria porque V. Exª está indo para o PCdoB, o que significa que V. Exª continua no caminho certo. Aliás, o PMDB já teve a oportunidade de ter em seus quadros lideranças do PCdoB, por ocasião da luta pela redemocratização do País. Eu mesmo, se não for pretensão, para disputar a Prefeitura da minha cidade de Natal, em 1985, contei com o apoio do PCdoB. Por isso, sou muito grato a esse Partido e respeito profundamente o seu ideário, as suas propostas, como respeito V. Exª, que é Presidente de uma das comissões mais importantes desta Casa e que, como disse o Senador Alberto Silva, é um homem público dos mais respeitados. Cumprimento-o e congratulo-me não só com V. Exª mas com os Parlamentares aqui presentes, Deputados que sabem que estão ganhando muito. O PCdoB está escrevendo uma página importante na hora em que recebe V. Exª.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PCdoB - TO) - Senador Garibaldi, só tenho que manifestar uma profunda alegria por essas manifestações tão lisonjeiras de V. Exª.

Tive a grata satisfação de compartilhar com V. Exª momentos tensos, momentos difíceis, momentos alegres nesta Casa, nas comissões, em quaisquer das trincheiras em que lutamos juntos na defesa dos interesses maiores do povo, da brava gente do seu Estado, do meu Estado e do Estado brasileiro. É sempre uma alegria muito grande poder ombrear com V. Exª nessas lutas que tivemos oportunidade de compartilhar.

Recordo-me, Senador Garibaldi, que a convivência nesta Casa, no Congresso Nacional - tenho de confessar que esta é a melhor, a mais completa, a mais ampla universidade, que jamais freqüentei -, foi extraordinária e enriqueceu muito a minha visão de País, de mundo, das pessoas. Pude compartilhar da experiência e da sapiência de Senador Alberto Silva, conviver com V. Exª, que tanta experiência e tanto conhecimento traz a esta Casa, enfim, ter com os nossos Pares sempre uma convivência respeitosa, de respeito recíproco e mútuo. O respeito existe a tal ponto que, recentemente, o Líder do nosso Partido, o PMDB, quando eu lhe anunciava a minha decisão de filiar-me ao PCdoB, respondeu, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em alto e bom som, para muitas pessoas ouvirem: “Senador Leomar Quintanilha, V. Exª é do PCdoB infiltrado no PMDB. Quanto às vagas e às posições que V. Exª ocupava do PMDB, V. Exª as continuará ocupando”. S. Exª fez menção à exclusividade da Presidência da Comissão de Meio Ambiente, cuja decisão não pertenceria a ele, mas sim à Bancada. De maneira muito carinhosa, muito generosa, S. Exª revelou, de forma muito clara, o relacionamento agradável, gostoso, simpático e sério que os membros desta Casa sempre mantiveram.

Por isso, sinto-me feliz, entendendo ser um passo importante na minha vida, como homem público, ingressar em um partido de tanta história, de tantas lutas, um partido intimamente ligado aos interesses maiores do povo brasileiro, notadamente o menor, o mais humilde, o mais pobre.

Por isso estarei, a partir de agora, empunhando a iluminada bandeira de lutas do PCdoB em prol do povo brasileiro, principalmente do mais humilde, do mais pobre, do mais necessitado, bem como na defesa intransigente dos interesses maiores do meu País.

É nessa trincheira de luta que me encontrarão sempre.

Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2005 - Página 35713