Discurso durante a 192ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de matéria intitulada "A triste realidade", de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 17 de outubro do corrente.

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro de matéria intitulada "A triste realidade", de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 17 de outubro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2005 - Página 37777
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INEXATIDÃO, AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DADOS, INFERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, EXCESSO, TRIBUTAÇÃO, INADIMPLENCIA, PEQUENA EMPRESA, MEDIA EMPRESA.

O SR. REGINALDO DUARTE (PFL - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “A triste realidade”, de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada em 17 de outubro de 2005 no jornal “O Estado de S. Paulo”.

O artigo acima enfatiza que as afirmações do presidente Lula de que “estamos no caminho do desenvolvimento sustentável” não condizem com a realidade das empresas e de todos que habitam este País.

            Segundo o artigo, o Brasil está crescendo em setores privilegiados, e mesmo assim porque o cenário internacional é favorável a isso. Prova disso é que nossa economia deverá crescer em 2005 algo entre 3,3% e 3,5%, enquanto que a economia global estará evoluindo mais de 4%.

O mesmo artigo afirma ainda que o que realmente demonstra que estamos longe do “desenvolvimento sustentável” é o estado de nossas pequenas e médias empresas, já que entre 80% e 90% das que precisam de algum crédito bancário normalmente não conseguem sequer pagar seus impostos em dia devido à altíssima carga tributária.

Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento e, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“A triste realidade.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2005 - Página 37777